16.3.16

[Resenha] Garota Exemplar :: Gillian Flynn

Garota Exemplar
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 448
Skoob  | Goodreads | Compare e Compre
Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
Amy Dunne é a protagonista da série dos famosos livros chamados "Amy Exemplar". A série é escrita por seus pais, e pelo fato de que Amy é a única filha deles, ela tem o seguinte peso sobre seus ombros: ser perfeita. Sempre. Até que ela conhece Nick, o homem com quem - aparentemente - ela pode ser ela mesma. Os dois se apaixonam perdidamente um pelo outro, e deduzem que são almas gêmeas. Posteriormente, Nick e Amy se casam, e deveriam ser felizes para sempre. 

Deveriam... mas como nem tudo são flores, Amy e Nick - que antes moravam em NY - perdem o emprego, e são obrigados a ir morar na cidade natal de Nick, que Amy odeia tanto. Um pouco após a mudança, o casamento começa a desandar com muitas brigas e desentendimentos. Até que, no dia do quinto aniversário de casamento deles, Amy desaparece. 

Após investigarem a cena do crime, ouvirem depoimentos de vizinhos e familiares, e notarem o estranho comportamento de Nick, ele se torna o principal suspeito.
O amor faz você querer ser um homem melhor - certo, certo. Mas talvez o amor; amor de verdade, também lhe dê permissão para ser apenas o homem que é.
O início do livro é bem parado, mas não desistam dele. Após algumas páginas, você já não sabe o que esperar. O livro te faz mudar de opinião a cada capítulo, e Gillian Flynn te confunde mais a cada parágrafo.

A autora estruturou o livro de uma forma incrível, complexa e maravilhosa. Desde o início me apaixonei pela Amy, por motivos de: ela é o grande - enorme, gigante, imenso...- diferencial do livro. E eu, infelizmente, não posso dizer o porque disso. Mas Flynn fez um trabalho excelente, e muitíssimo bem estruturado.

Os capítulos são alternados entre o  ponto de vista de Nick e de Amy, em primeira pessoa. A narrativa de Amy começa desde o dia em que ela e Nick se conheceram, e a narrativa de Nick começa no dia do desaparecimento de Amy. E, é digno acrescentar que: os capítulos se alternam de uma forma verossímil e inimaginável - você realmente muda de opinião a cada capítulo. 

Bem, virei fã da Gillian Flynn - apesar de estar com medo dela- , e estou super ansiosa pela leitura de Lugares Escuros. Infelizmente não pude falar muito sobre o livro, por medo de deixar escapar algum spoiler :(. Por favor, leiam! Garota exemplar é uma obra de arte, que faz jus à sua fama. Tecido fio por fio, de forma veementemente inteligente, Garota Exemplar é um livro sobre como as mentiras que você cria, podem construir uma relação; mas também podem destruí-la.

Quotes:
E se todos nós estamos atuando, não pode existir algo como uma alma gêmea, porque não temos almas genuínas. Chegara ao ponto em que parecia que nada mais importava, pois não sou uma pessoa de verdade, e ninguém mais é.
Há uma responsabilidade injusta que vem com o fato de ser filha única - você cresce sabendo que não tem o direito de desapontar, não tem nem o direito de morrer. Não há um substituto por perto, é você.
Esta manhã ele estava acariciando meus cabelos e perguntando o que mais poderia fazer por mim, e eu disse: “Meu Deus, Nick, por que está sendo tão maravilhoso comigo?”. Ele deveria dizer: “Você merece. Eu te amo”. Mas disse: “Por que eu sinto pena de você”. “Por quê?”. “Porque toda manhã você tem que acordar e ser você”.

2 comentários:

  1. Vivo lendo e ouvindo coisas boas sobre esse livro mas até hoje não consegui fazer com que ele me chamasse atenção... Quem sabe outro dia, rs!?

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  2. Mds, me sinto como se eu fosse a única pessoa que ainda não leu esse livro :/ Comecei há um bom tempo atrás a lê-lo, mas como ando sempre sem tempo, acabei não finalizando a história. Já nem lembrava mais onde tinha parado na história, então resolvi deixar pra ler de novo quando tivesse mais tempo. Pela resenha, parece ser um livro bom sim, eu meio que estava gostando da história. Não é lá aquilo que a gente as vezes espera, mas não custa esperar pra ver se surge uma reviravolta, né?! Ainda espero ler completo e com calma.

    Beijos
    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo