controles do slide

3.2.20

[Resenha] A Chama de Ember :: Colleen Houck

A Chama de Ember
Autora: Colleen Houck
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
Skoob  | Goodreads | Amazon | Americanas | Submarino
Bem-vindo ao Outro Mundo, onde reinam criaturas aterrorizantes...

Quinhentos anos atrás, Jack fez um pacto com um demônio e acabou condenado a uma eternidade de servidão. Como um lanterna, seu único dever é guardar um dos portais que levam ao reino imortal, garantindo que nenhuma alma se infiltre onde não é bem-vinda. Jack sempre fez um excelente trabalho... até conhecer a bela Ember O’Dare. Há tempos, a bruxa de 17 anos vem tentando enganar Jack para atravessar o portal. Insistente, sem temer os alertas dele, Ember enfim consegue adentrar a dimensão proibida com a ajuda de um vampiro afável e misterioso, e então tem início uma perseguição frenética através de um mundo deslumbrante e perigoso. Agora Jack precisa resgatar Ember antes que os universos terreno e sobrenatural entrem em colapso e se tornem um caos.

Quando vi esse livro dentre os lançamentos da Editora Arqueiro e me deparei com o nome ‘‘Colleen Houck’’ e com essa capa enigmática (uma caveira com vaga-lumes metalizados) já fiquei curiosa e soube que queria saber mais sobre a obra e que com certeza ela seria uma das minhas próximas leituras.

A Chama de Ember é um livro jovem/adulto, standalone, de fantasia paranormal, escrito pela Collen Houck que é mundialmente conhecida pela sua saga ‘‘A Maldição do Tigre’’, a qual já li e é apenas uma das minhas séries favoritas, bem como é autora da série ‘‘Deuses do Egito’’ como fã da autora fiquei curiosa para saber como ela abordaria uma narrativa sobre os seres que são símbolo do Halloween.

Jack há muito tempo atrás foi humano, até que um pacto com um demônio o tornou imortal, Jack agora é um Lanterna, um servo, guardião responsável por guardar a sua encruzilhada, um portal para o Outro Mundo. Ele é responsável por manter os seres sobrenaturais no seu universo, ele impede a migração desses seres entre os universos e uma das suas funções também é avisar o seu superior caso encontre alguma bruxa. Jack tem a fama de ser um dos lanternas mais ‘‘linha dura’’, ao menos era assim, até conhecer Ember.

Ember é uma jovem bruxa de 17 anos que sabe que tem um guardião misterioso desde pequena, entretanto ela nunca o viu, apenas sente a sua presença. Até que um dia acaba conhecendo a identidade do seu misterioso protetor: Jack, o lanterna. Ember descobre a existência de um novo universo até então desconhecido e passa a se sentir compelida a ir ao Outro Mundo, mesmo com as advertências de Jack de que seria perigoso.

‘‘Quando ele ergueu o globo cor de laranja, o esqueleto sob a sua pele brilhou mais uma vez. 
- Isso quer dizer que você.... que você... 
- Que eu estou morto? – completou ele, e balançou a cabeça. – Não. Eu não estou morto. Apesar de, tecnicamente, também não estar vivo. Estou num limite entre um e outro. É isso que significa ser um lanterna.’’

Não preciso nem falar que mesmo com todos os avisos para Ember não ir ela dá um jeito e escapa furtivamente para o Outro Mundo, um lugar repleto de criaturas desconhecidas e tecnologicamente muito mais avançado que a realidade até então conhecida por Ember. É então que Jack e o melhor amigo da jovem bruxa entrarão numa arriscada viagem atrás dela e do acompanhante inesperado de Ember que foi o responsável por realizar a travessia da bruxa. A partir daí os personagens se meterão em várias confusões e apuros. Digo apenas que os avisos de Jack a Ember não foram em vão e que bruxas podem ser uma mercadoria extremamente valiosa no Outro Mundo.

Adorei o quão rico é o enredo desenvolvido pela Colleen quanto aos seres mitológicos que ela adotou para compor a obra e quanto ao universo único por ela criado. A Chama de Ember narra como teria surgido o Halloween, é um conto extenso sobre a origem do Halloween criado pela autora. Confesso que esperava um pouco mais de terror/horror por ter feito, antes de iniciar a leitura, a associação ao Halloween, todavia não foi o que aconteceu, é uma obra juvenil.

Mesmo tendo achado a obra rica em detalhes e com cenários fascinantes e bem descritos, a protagonista Ember com suas atitudes por vezes egoístas devido a sua curiosidade não conseguiu me conquistar, constantemente me questionei o que os personagens masculinos viam nela além do seu corpo e poder. Um dos pontos positivos é que ela é uma personagem obstinada e não deixa ninguém lhe dizer o que deve ou não fazer, nem que seja para a sua própria segurança, prudência é uma palavra que ela desconhece.

Ainda, três seres do sexo masculino que compõem o núcleo de personagens principais estão romanticamente interessados pela protagonista, acredito que a autora poderia ter deixado algum personagem sem ser cativado pela mesma e que o foco poderia ser mais no aprofundamento quanto ao universo fantástico e menos no drama romântico.

‘‘Não se interessava por nenhum dos garotos do vilarejo. Eles eram tão fáceis de decifrar quanto folhas de chá no fundo de uma xícara ou o gosto promissor de chuva no ar. Ember não queria nada fácil. Queria mistério.’’

Todavia, o contrário ocorreu com outros personagens, como Jack, por exemplo, personagem esse que me intrigou e me deixou curiosa para saber mais histórias acerca do que ele vivenciou ao longo do extenso período de imortalidade e dos diversos seres que ele conhecera.

‘‘O demônio que tinha alistado Jack quinhentos anos antes se chamava Rune. Jack mal se lembrava da cidadezinha que estava tentando salvar ao negociar com Rune, nem do garoto que era naquela época. Já fazia muito tempo que os moradores da cidadezinha tinham morrido. Mas não Jack. Ele não tinha tanta sorte. Estava preso a um trabalho (...)’’

Enfim, é uma leitura fluída e válida caso você goste de fantasia com uma pegada steampunk, e seres místicos, sendo um livro com uma escrita mais juvenil. Bem como, se você, assim como eu gosta do trabalho da autora, mesmo que eu favorite outras obras dela em detrimento desta. Pela premissa original A Chama de Ember se tornou uma das minhas melhores leituras de 2019, como vocês podem conferir nesse post (clique aqui) em que a equipe elegeu as melhores obras do ano passado.

Agora me conte, já leu algum livro da Colleen Houck? Ficou interessado em conhecer um pouco mais do universo criado em A Chama de Ember?

*Sorteios Ativos*
Sorteio de 100 marcadores + bottons, para participar ''clique aqui''
Sorteio de um exemplar do livro ''Confissões de uma gatota linda, popular e (secretamente) infeliz'', da Thalita Rebouças, para participar ''clique aqui''

comentários pelo facebook:

21 comentários

  1. Olá, tudo bem? Nunca li nada da autora e, apesar de esse não ser um gênero que eu curta muito, tenho bastante vontade de ler esse livro. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem e contigo? Acho que vale a pena conhecer o trabalho da autora, espero que goste ^^
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Andreia.

    Eu ainda não li nada da autora, mas este ano vou começar a série A Maldição do Tigre porque já tenho aqui em casa. Mas já anotei a dica para conhecer este livro que você resenhou. A história é bem interessante. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro A Maldição do Tigre, espero que goste da leitura tanto quanto eu gostei *-*

      Excluir
  3. Oi Andy,
    menina eu AMEI esse livro kkkkk, mas eu sou muito suspeito porque eu adoro os livros da Colleen, posso ser sincero? Ember é a personagem da Colleen que me aborreceu menos kkkk gostei bastante dela comparado com outras protagonistas da autora (Kelsey e Lilly). sobre os boys a fim da protagonista, não sei qual é o problema da Colleen que não consegue escrever um livro sem ter no mínimo um triangulo amoroso, mas ao menos nesse livro é claro e obvio de quem a protagonista gosta e que ela não está disposta a tentar algo com outro diferente das outras protagonistas dela. Bom vou parar opor aqui se não vou acabar fazendo uma resenha da sua resenha kkkkkk

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Ainda bem que a protagonista sabia com quem queria ficar. Não ia aguentar se ela fosse indecisa quanto a isso, rs.
      Ademais, amei o universo que ela criou, é tão original!!

      Beijos

      Excluir
  4. Eu acho maravilhosa a capa desse livro, sou bem curiosa para ler ele, pois gosto muito de histórias que envolvam bruxas e outros seres mitológicos. Amei conferir sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei fascinada pela capa desde a primeira vez que a vi, acho que fizeram um trabalho incrível nela!
      Se você curte seres mitológicos acredito que irá gostar desse livro, a autora desenvolveu um universo única que vale a pena ser lido.

      Abraços

      Excluir
  5. Já li dois livros da série 'Deuses do Egito' e gostei muito, falto conclui ainda. Mas fiquei curiosa com esse lançamento. Apesar que lendo suas impressões fui percebendo alguns detalhes semelhantes com a outra série, mas tranquilo. Bom saber que vc gostou e favoritou a leitura. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Tenho a impressão de que a autora gosta de repetir alguns detalhes em seus livros (como o triângulo romântico, por exemplo).

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Eu gostei muito desse livro, foi o meu primeiro contato com a escrita da autora e já fiquei animada para ler as outras obras da mesma, eu amei a capa desse livro ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayanni! Estou bem e você? A capa é uma obra de arte! Espero que curta a leitura das demais obras da autora <3
      Beijos

      Excluir
  7. Olá amoreca

    Que capa maravilhosa!!!
    Embora sua resenha tenha me intigado um pouquinho a ler, não sei se é o que quero ler nesse momento sabe.
    Mas anotei a dica aqui pra um outra hora!
    Não li nada da autora, mas tenho vontade!

    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acho que cada leitura requer o seu momento, se o livro não te interessou agora, deixe ele em stand-by, tenho certeza que o momento ideal para você dar uma chance a obra irá chegar ^^

      Excluir
  8. Eu nunca li nenhum livro da autora, mas tenho mega curiosidade!!

    Xoxo
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Se você curte fantasia e/ou romance acho que poderá gostar sim das obras da autora ^^

      Beijos

      Excluir
  9. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Porque sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Resultado Loterias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Taynara!

      Fico muito feliz que goste do conteúdo que publicamos por aqui, obrigada por nos acompanhar sempre <3

      Excluir
  10. Mano, sabe quando vc entra numa vibe de querer ver filmes do mesmo gênero, ou nesse caso ler coisas do mesmo gênero? eu to desse jeito.. e eu só quero consumir coisas parecidas nesse momento e eu acabei de terminar um livro e to órfã de histórias assim. Pela sua resenha parece que Chama de Ember vai encaixar perfeitamente com o q eu preciso agora. Amei q vc não deu mto spoiler, eu gosto de ler com menos informações possíveis, e o q vc disse foi o suficiente pra me fazer querer ler. Vou ver se acho o ebook. Obrigada!

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas