26.2.16

[Resenha] Como Eu Era Antes de Você :: Jojo Moyes

Como Eu Era Antes de Você #1
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Como Eu Era Antes de Você conta a história de Louisa Clark, uma mulher de 26 anos que vive uma vida pacata e previsível. Ela mora com os pais, tem o mesmo namorado há sete anos, trabalha no mesmo café há seis e nunca saiu da sua cidadezinha no interior da Inglaterra. Quando o café onde Louisa trabalha fecha, ela se vê obrigada a sair da sua zona de conforto e procurar outro emprego para sustentar os pais. Sem muitas opções, ela acaba optando por ser cuidadora de um homem tetraplégico, Will Traynor.

No passado, Will era um homem muito ativo, gostava de escalar, viajar o mundo, morava em Londres, tinha um ótimo emprego e namorada. Porém, depois de um acidente com uma moto, Will tem que voltar para sua cidade natal, no interior, e morar com a família. Antes um homem extremamente charmoso e inteligente, Will passou a se tornar amargo e mal humorado depois que ficou preso na cadeira de rodas. Agora, ele depende de cuidados médicos intensos e de pessoas para fazer a mais simples das tarefas.

Mesmo com todas as trapalhadas de Louisa e das ironias de Will, eles acabam se acostumando com a presença um do outro, até que se apaixonam lentamente. O grande problema é que Will ainda tem um plano para acabar com toda a sua dor e Louisa tem os seis meses de contrato para tentar ajuda-lo.
''É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente.''
É no meio de toda essa história que Will e Louisa trocam muitas experiências valiosas. Ao mesmo tempo que Louisa tenta mostrar pra Will que há sim beleza na vida, independente do quão injusta seja a situação dele, Will também mostra para Louisa que ficar sentada e viver sempre sem se arriscar não é exatamente uma vida. São personagens que vivem em constante desafio para tentar convencer o outro da mesma coisa: que viver é a essência de tudo.
''Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.''
O livro inteiro é muito bem desenvolvido e todas os personagens são complexas, com diferentes pontos de vista e motivos para agirem de determinada forma. Especialmente Will e Louisa, que vão dividindo seus passados e sonhos futuros ao longo do livro.

É com certeza um daqueles livros que te abre a cabeça e faz pensar em coisas que você geralmente ignoraria, como a tetraplegia. Eu tenho que admitir que nunca tinha parado para pensar em como as pessoas que são muito ativas ficam quando sofrem um acidente que as impede de continuar com o que faziam. Jojo Moyes tem uma escrita brilhante para passar essa mensagem e mostrar o outro lado da história, não aquele bonitinho que a gente sempre vê nos filmes. A autora faz questão de não mostrar apenas o lado bom, mas também explicar pro leitor que a tetraplegia é sim complicada e é uma batalha constante.

Como Eu Era Antes de Você é um daqueles romances que vai te fazer soluçar de tanto chorar mas ao mesmo tempo aquecer seu coração. É um daqueles livros emocionantes que é quase impossível largar.
''Alguns erros... apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é.''



















Eu li a versão em inglês do livro, então na verdade eu tenho esse livro vermelho. Porém, a Penguin, que publica os livros da Jojo na Inglaterra, tem também outra capa para Me Before You que se parece bastante com a versão brasileira da editora Intrínseca. Pra quem se interessa em ler em inglês, esse livro não tem uma linguagem super complicada. Mas, pra quem não é familiarizado com o inglês britânico, pode ser uma leitura um pouco mais complicadinha, já que o livro tem várias palavras diferentes de gírias e culturas locais.


Além disso tudo, temos novidades para os fãs da Jojo Moyes: esse ano ainda estreia o filme de Como Eu Era Antes de Você. Will Traynor vai ser interpretado pelo Sam Claflin (o Finnick de Jogos Vorazes) e a Louisa vai ser interpretada pela Emilia Clarke (a Daenerys de Game of Thrones). Além disso, só pelo trailer já podemos esperar uma ótima adaptação, com pontos extras por usar a música Photograph do Ed Sheeran. Pra quem ficou um pouquinho curioso, aqui fica o trailer legendado do filme:





13 comentários:

  1. Nossa, me sinto uma das poucas pessoas que ainda não leram esse livro afs ahaha
    Mas pretendo ler ele em breve e a cada resenha sobre ele que vejo me incentiva mais, como foi o caso da sua :)

    Beijos
    http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus, tenho visto uma enxurrada de resenhas deste livro nesta última semana e eu aqui me martirizando por ainda não ter lido absolutamente nada da autora, pode uma coisa destas???Óbvio que não vou assistir ao filme antes de ler o livro, me nego, rsrs. Pelo menos o trailer já vi e nota-se que é mesmo uma grande trama.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu li a versão em inglês também (na verdade, ouvi o audiobook, e foi maravilhoso) e me encantei pela história, fiquei muito feliz quando vi que vão fazer o filme, ainda mais com dois atores que adoro. Sua resenha ficou ótima *---* sério, você escreve super bem! Estou ansiosa para ler mais resenhas suas :*

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Antes de mais nada, uma ressalva: que resenha incrível! Parabéns! <3
    Tive muito vontade de ler o livro logo que foi lançado, mas, inocentemente, enquanto eu vagava certo dia pelo Facebook, recebi o spoiler do final e protelei a leitura desde então, por mais que, na verdade, eu não tenha ficado muito surpresa com o desfecho, compreendo, inclusive, antes mesmo de lê-lo, e agora com o lançamento iminente da adaptação (que, à propósito, quero muito assistir), penso seriamente em dar uma chance definitiva à leitura e descobrir, ainda mais profundamente, a beleza, sensibilidade e seriedade da trama.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  5. Li "Como eu era antes de você" no carnaval e, nossa, achei o livro incrível!!! Estou com uma resenha dele quase pronta para postar, mas ainda não tive tempo...

    Sou daquelas que correu para ler agora, porque o filme está próximo de ser lançado... me arrependi de não tê-lo lido antes, virou um dos meus favoritos agora. Não mudaria uma vírgula, achei a história perfeita!!!

    Parabéns pela resenha! Você já leu ou pretende ler a continuação? Confesso que eu não estou muito interessada nela no momento, mas posso mudar de ideia... rs.

    Bjs,


    http://tamiresdecarvalho.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires! :)
      Eu admito que não tive fôlego nem coragem de ler a continuação ainda. Primeiro porque não sei se consigo parar de chorar quando penso na história haha e segundo porque não sei se quero tanto assim que ela continue. Achei o livro ótimo mas não senti necessidade de uma continuação.

      Beijos! :)

      Excluir
  6. Oi Bruna!
    Eu li esse livro e fui completamente devastada. Compreendi o lado do Will, até me pergunto se eu no lugar dele não faria o mesmo, mas foi difícil aceitar o final, chorei horrores. É um livro que eu nunca vou esquecer.
    Quanto ao filme, não estou muito animada porque não gosto da atriz e já pelo trailer não gostei muito das caras e bocas que ela deu a Louisa. (sim, eu sou birrenta e não gosto do filme se não gosto da atriz hahaha)
    Quero ler a continuação agora mas já fiquei sabendo que não é tão boa assim. Você pretende ler?

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia!
      Eu fiquei devastada com o livro também haha
      Apesar de eu gostar da Emilia Clarke, eu entendo seu lado, eu também sou birrenta com alguns atores e odeio quando colocam eles nos elencos de filmes que eu amo!
      Eu não tinha muita intenção de ler, talvez apenas por curiosidade, mas acho que o fim desse livro já deu o desfecho que eu precisava. Além disso, a autora só escreveu o segundo livro por muuuita insistência dos fãs e não gosto muito dessa ideia, ela parece meio obrigada a fazer algo que talvez não seja tão natural.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi!!
    Quando começaram os comentários sobre a adaptação desse livro eu comecei a me interessar por ele, ainda não tive a oportunidade de ler, mas espero conseguir lê-lo antes de assistir o filme.
    Louisa devia ter uma vida um tanto sem graça por causa da rotina. A vida de Will se transformou completamente e pelo visto ele não aceita muito bem a sua condição já que se transformou em uma pessoa difícil de lidar, até entendo que para uma pessoa que era extremamente ativa de repente se ver preso em uma cadeira deve ser inicialmente assustador.
    Uma troca de experiencias que deve deixar o leitor fascinado. Já vou comprar os lencinhos, pois já percebi que a choradeira vai ser grande rsrs.
    Definitivamente preciso ler esse livro.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  8. Poder andar, e do nada, não poder, deve ser horrível. Imagino como seria a sensação, e não é boa. Eu quero muito ler esse livro, e não só porque o filme está saindo, mas realmente a obra me encantou pela trama e todo drama, que apesar disso, parece ser uma leitura muito gostosa.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Só vejo resenhas positivas sobre esse livro. Preciiiso muito ler!
    O trailer já me emocionou, adoro a atriz! Esse filme será muito bom!

    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Aaah, como eu amo esse livro ♥ Chorei tanto quando o li...hehe' foi a primeira obra da autora que eu li, e já me tornei uma grande fã quando finalizei o livro. Estou doida para ver se capricharam mesmo no filme, pelo o que eu vi no trailer, o filme vai ser ainda mais lindo. E lá vamos nós chorar pelo Sam Caflin mais uma vez *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh! :)
      Acho que eu ainda não conheci ninguém que leu esse livro e não chorou haha
      Mas é assim mesmo, fã de Sam Claflin já sabe que pra assistir o que ele faz, vai chorar e muito haha
      Beijos!

      Excluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo