Ano: 2020
Duração: 30min +/ - por episódio
Gênero: Drama, fantasia, animação
Direção: Raphael Bob-Waksberg, Kate Purdy
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Após sobreviver a um acidente de carro quase fatal, Alma descobre que desenvolveu um novo relacionamento com o tempo. Ela, então, decide usar essa nova habilidade para desvendar a verdade sobre a mote do próprio pai.
Viagem no tempo (?), rituais religiosos, mistérios e relacionamentos complicados. Seguindo a linha da animação anterior dos mesmos diretores, Bojack Horseman (daquela outra plataforma), Undone mergulha nos dramas da vida adulta - com um leve humor -, confundindo o espectador entre o que é real e o que é fantástico, sendo essa a premissa mais importante da série: poderes ancestrais ou sérios problemas psicológicos. Sérios, mesmo.
Após um acidente de carro, Alma (a protagonista) começa a ver o pai morto (Jacob), o qual sugere que a própria morte não tenha sido um mero acidente, mas um assassinato. Surge um leque de possibilidades para Alma, que agora tem poderes de controlar o tempo - ou algo do tipo. O objetivo principal é voltar no passado e descobrir o que aconteceu com o pai, e evitar sua morte. Aproveitando-se da liberdade que uma animação proporciona, a criatividade aqui rola solta, compondo cenas incríveis de transições, passagem de tempo e cenários fantásticos.
Os relacionamentos da protagonista são essenciais para o desenrolar da série. O namoro que já não é um conto de fadas, a mãe super protetora e o casamento da irmã propõem que, talvez, Alma não esteja nas melhores condições psicológicas. As situações que surgem ao seu redor servem de gatilho por diversas vezes para a tomada de decisões da personagem, reforçando que todo indivíduo é essencial para a construção da grande dúvida que perpassa os episódios: isso é tudo alucinação, ou real?
Entretanto, o relacionamento mais relevante é, de longe, o de Jacob e Alma, pai e filha. Ela é deficiente auditiva, e o pai, professor e pesquisador. Além do senso de proteção aumentado com a condição de Alma, Jacob parece sempre ter acreditado que a filha era extraordinária, e conduz nela experimentos. E aqui temos o plot principal.
Undone é uma série curtinha, mas sucinta e boa o suficiente para não sair da cabeça por um bom tempo. Tem conflitos envolventes, personagens fáceis de associar, bons diálogos e um visual único. Dentre as lançadas e assistidas em 2019, foi a mais inesperada e surpreendente. Recomendada!
Nota: 4,0/5
Oii Lay, amei sua resenha e seu senso de humor rs.
ResponderExcluirAmo histórias do tipo, principalmente envolvendo viagem no tempo, pelo jeito essa série não decepciona, não é?!
Bjs
Oi, Lay.
ResponderExcluirEstou sempre procurando boa dicas de séries e adorei essa.
Como é uma série curtinha, acho que consigo assistir logo!!
Valeu pela dica!
Beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva
Oi Layane.
ResponderExcluirAchei sua crítica bem interessante, pois não conhecia essa série. Ainda não assisti nenhuma série ou filme pelo Amazon Prime, porém tenho visto muitas pessoas elogiando as séries e filmes. Obrigada pela dica.
Oi, Layane!
ResponderExcluirNão fiquei sabendo dessa série mas vou já procurar visto que assino o Prime. Por ser curta, é capaz que eu maratone de uma vez só
Beijos
Balaio de Babados
Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram
Oi Layane, eu tenho gostado do catalogo da Amazon e achei bem interessante a premissa da série, a questão psicológica da protagonista, o que real ou não. Vou colocar na lista!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Olá! estou me aventurando no universo das séries mas, não é o tipo de série que eu pararia para assistir. Vi e gostei muito de Anne.
ResponderExcluirAcho que foi a única que gostei de verdade até hoje.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Olá, Layane.
ResponderExcluirEu não conhecia essa série ainda. Mas já vou lá adicionar na minha lista porque fiquei bem curiosa com o enredo.
Prefácio