controles do slide

18.1.20

[Séries SB] Undone - 1ª temporada :: Amazon Prime Video

Undone
Ano: 2020
Duração: 30min +/ - por episódio 
Gênero: Drama, fantasia, animação
Direção: Raphael Bob-Waksberg, Kate Purdy 
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Após sobreviver a um acidente de carro quase fatal, Alma descobre que desenvolveu um novo relacionamento com o tempo. Ela, então, decide usar essa nova habilidade para desvendar a verdade sobre a mote do próprio pai.
Viagem no tempo (?), rituais religiosos, mistérios e relacionamentos complicados. Seguindo a linha da animação anterior dos mesmos diretores, Bojack Horseman (daquela outra plataforma), Undone mergulha nos dramas da vida adulta - com um leve humor -, confundindo o espectador entre o que é real e o que é fantástico, sendo essa a premissa mais importante da série: poderes ancestrais ou sérios problemas psicológicos. Sérios, mesmo.

Após um acidente de carro, Alma (a protagonista) começa a ver o pai morto (Jacob), o qual sugere que a própria morte não tenha sido um mero acidente, mas um assassinato. Surge um leque de possibilidades para Alma, que agora tem poderes de controlar o tempo - ou algo do tipo. O objetivo principal é voltar no passado e descobrir o que aconteceu com o pai, e evitar sua morte. Aproveitando-se da liberdade que uma animação proporciona, a criatividade aqui rola solta, compondo cenas incríveis de transições, passagem de tempo e cenários fantásticos. 

Os relacionamentos da protagonista são essenciais para o desenrolar da série. O namoro que já não é um conto de fadas, a mãe super protetora e o casamento da irmã propõem que, talvez, Alma não esteja nas melhores condições psicológicas. As situações que surgem ao seu redor servem de gatilho por diversas vezes para a tomada de decisões da personagem, reforçando que todo indivíduo é essencial para a construção da grande dúvida que perpassa os episódios: isso é tudo alucinação, ou real? 

Entretanto, o relacionamento mais relevante é, de longe, o de Jacob e Alma, pai e filha. Ela é deficiente auditiva, e o pai, professor e pesquisador. Além do senso de proteção aumentado com a condição de Alma, Jacob parece sempre ter acreditado que a filha era extraordinária, e conduz nela experimentos. E aqui temos o plot principal.

Undone é uma série curtinha, mas sucinta e boa o suficiente para não sair da cabeça por um bom tempo. Tem conflitos envolventes, personagens fáceis de associar, bons diálogos e um visual único. Dentre as lançadas e assistidas em 2019, foi a mais inesperada e surpreendente. Recomendada!

Nota: 4,0/5

comentários pelo facebook:

7 comentários

  1. Oii Lay, amei sua resenha e seu senso de humor rs.
    Amo histórias do tipo, principalmente envolvendo viagem no tempo, pelo jeito essa série não decepciona, não é?!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lay.
    Estou sempre procurando boa dicas de séries e adorei essa.
    Como é uma série curtinha, acho que consigo assistir logo!!
    Valeu pela dica!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oi Layane.

    Achei sua crítica bem interessante, pois não conhecia essa série. Ainda não assisti nenhuma série ou filme pelo Amazon Prime, porém tenho visto muitas pessoas elogiando as séries e filmes. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Layane!
    Não fiquei sabendo dessa série mas vou já procurar visto que assino o Prime. Por ser curta, é capaz que eu maratone de uma vez só
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio Rumo aos 4K no instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Layane, eu tenho gostado do catalogo da Amazon e achei bem interessante a premissa da série, a questão psicológica da protagonista, o que real ou não. Vou colocar na lista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Olá! estou me aventurando no universo das séries mas, não é o tipo de série que eu pararia para assistir. Vi e gostei muito de Anne.
    Acho que foi a única que gostei de verdade até hoje.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Layane.
    Eu não conhecia essa série ainda. Mas já vou lá adicionar na minha lista porque fiquei bem curiosa com o enredo.

    Prefácio

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas