28.12.15

[Resenha] Incrível :: Sara Benincasa

Incrível
Autora: Sara Benincasa
Editora: Única
Páginas: 256
Eram olhos repletos de esperança — esperança irracional, espantosa e, às vezes, até irritante. Esperança de que, de alguma forma, tudo daria certo, mesmo quando estava claro que seu sonho lhe escapava como areia por entre os dedos de uma criança. Naomi Rye simplesmente odeia quando chega o verão e ela é obrigada a ficar com sua mãe socialite em East Hampton. Afinal, ela definitivamente não pertence àquele mundo de glamour e adolescentes mimados. No entanto, tudo pode ser diferente neste verão, pois a casa vizinha foi alugada pela linda e misteriosa Jacinta Trimalchio, que sabe como impressionar com suas festas suntuosas e selvagens e, claro, seu badalado blog Incrivel.com. Jacinta tem as próprias razões para se aproximar de Naomi: Delilah Fairweather. O envolvimento dessas garotas poderá culminar em grandes tragédias, e o mundo de riqueza e esbanjação cuidadosamente construído por aqueles jovens ricos poderá cair em pedaços. Naomi agora precisa decidir se está disposta a ser puxada por essa vida que por tantos anos rejeitou, ou se enfim cederá aos encantos da misteriosa e fascinante vizinha. Inspirada no clássico O grande Gatsby, Sara Benincasa traz todo drama, glamour e romance com um toque moderno (e escandaloso)! 
Olá, Leitores!

Inicio essa resenha contando um pouquinho sobre o que me levou a querer ler Incrível, vamos começar pela capa, achei ela bonita e a premissa interessante, e ao ler que a autora se inspirou em O Grande Gatsby fiquei curiosa para realizar a leitura, só que de fato há muitas similaridades com a obra do autor F. Scott Fitzgerald. Não li O Grande Gatsby, mas assisti a sua adaptação cinematográfica e só por ela já afirmo sobre as similaridades, não vou contar a estória toda mas é como se de fato a autora tivesse feito uma releitura contemporânea da obra e não apenas se inspirado na obra supracitada.

Incrível tem como narradora Naomi, uma jovem de 17 anos que mora em Chicago com o pai e que durante as férias de verão se vê tendo que viajar para East Hampton, como faz anualmente, para ficar com a mãe que é apresentadora de um programa culinário bastante famoso no Estados Unidos e que tem como meta se inserir junto a elite americana, composta em sua maioria por políticos e socialites.

Naomi tem prioridades bem diversas das da mãe, ela só quer estudar, garantir a vaga na faculdade dos sonhos e esperar que o verão passe logo pois ela pretende se preparar estudando muito, já que a sociedade local de mente fútil não a interessa.

Só que Naomi tem os seus planos mudados quando inusitadamente faz amizade com a nova garota que alugou a mansão ao lado da sua casa e será a sua vizinha durante a temporada, trata-se da excêntrica e popular Jacinta, que dá festas fabulosas e extravagantes, e demonstra um interesse um tanto peculiar por Naomi, ou melhor, por uma pessoa que só Naomi poderá lhe introduzir, alguém que não se importa em fazer sacrifícios para se safar.

Naomi pode ser a narradora, mas creio que ela não seja a protagonista de Incrível, afinal a estória que nos é apresentada é a da Jacinta, o seu início, desenvolvimento e fim. A estória se desenvolve num mundo da elite dos jovens americanos, cercada por tudo o que Naomi repudia como sendo fútil e superficial; vemos a nossa narradora se autodescobrindo ao mesmo tempo em que fica em conflito interno e tenta ser fiel às suas crenças, buscando sempre encontrar a melhor forma de lidar com situações horrendas, que são várias, já que por detrás de todo o brilho há muita sujeira a ser encoberta.

Incrível, mesmo sendo similar à O Grande Gatsby, havendo a diferença de que em Incrível temos personagens adolescentes e não adultos, é uma boa, simples e frívola estória repleta de intrigas. Li Incrível em um dia graças a sua narrativa simples. A narradora analisa tudo, nos fazendo refletir sobre as atitudes dos personagens extremamente mimados e se aquela atitude é certa ou não e se os fins de fato justificam os meios. Durante a leitura houve o sentimento de familiaridade com relação a estória já que eu sabia o que viria em seguida e o que não era sabido, achei muito fácil de deduzir previamente, sendo assim, não me surpreendi nenhum pouco com o desenvolvimento e desfecho, enfim, não foi uma leitura surpreendente mas me entreteve. 

E vocês, já conheciam Incrível? Ficaram curiosos para saber mais sobre o livro?


45 comentários:

  1. Não conhecia o livro, como também não sabia que ela foi inspirada por outro livro. Não fiquei com muita vontade de o ler, mas gostei da resenha. Deu de perceber pela sua resenha que apesar de não ter sido um grande livro a leitura fluiu.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A leitura é realmente fluída, então ela se dá de forma rápida. :)
      Beijos

      Excluir
  2. Oieee, que interessante, não fazia ideia que autora se inspirou em Gatsby para escrever sua obra.
    Fiquei curiosa para ler, já que Gatsby é um homem e neste livro temos uma jovem.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Pois é, é bem diferente com relação aos protagonistas.
      Beijos

      Excluir
  3. Achei legal o fato de ter se inspirado em Gatsby, não li o livro, mas acho que poderia ter ficado só por isso, né? Releituras as vezes são perigosas, mais no sentido de tornar aquela história, o enredo, a premissa meio maçante...
    Fiquei curiosa pra ler mais nesse sentido, pra saber se eu me sentiria assim hahaha
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Pois é, O Grande Gatsby tem todo o glamour e ostentação né e isso a outora também soube passar para o seu livro de forma plausível, só que não achei Incrível apenas uma inspiração do clássico, para mim é sim uma releitura.
      Espero que goste do livro!
      Beijos

      Excluir
  4. Oiii!.

    Eu não conhecia o livro e realmente é uma capa linda, gostei da forma como ele foi narrado, ela dá uma visão boa para a obra. Mas eu fiquei trjste por não ter te surpreendido é ruim quando isso acontece. Pelo menos não foi tempo perdido né?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Por eu já saber a estória dO Grande Gatsby eu achei bem fácil adivinhar o caminho pelo qual a autora estava seguindo, por isso a leitura não me satisfez completamente, mas para quem não conhece a estória do clássico, tenho certeza de que essa será uma boa leitura.
      Beijos

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem ?

    Não conhecia esse livro e agora já quero que ele tenha lugar na minha estante! Como assim ele é inspirado em "O Grande Gatsby" ?! Meu Deus. Onde eu estive durante todo esse tempo ? Hahah. Adorei sua resenha, Andréia! Muito bem estruturada.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que gostou da resenha! Com certeza esse livro fica lindo na estante *-* espero que curta a leitura!
      Beijos

      Excluir
  7. Oi linda, tudo bem? Esse livro me chamou bastante atenção por conta da capa, curti bastante a resenha e me fez querer ler o livro de verdade! É muito legal saber que ele foi inspirado em Gatsby. Amei sua resenha, parabéns!
    beijinhos
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/2016/01/resenha-lista-cecelia-ahern.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! Ea capa é mesmo linda né?! Espero que goste do livro!
      Beijos

      Excluir
  8. OIii floor,

    Sabe literalmente não curto livros com enredo LGBT, e me parece que esse tem pitada, né? Nunca li e nem pretendo ler.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Assim como você não li a obra de O grande Gatsby, mas assisti ao filme e gostei bastante. Quero ler esse livro. Logo que ele lançou anotei o nome para comprar mas ainda não tive a oportunidade de ver esse livro em promoção hahaha
    BEijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Espero que encontre Incrível em promoção logo e que aproveite a leitura ^^
      Beijos

      Excluir
  10. Não conhecia o livro e fiquei muito curiosa para conhecer.
    Quero saber tudo sobre Jacinta.
    Espero ter a oportunidade de ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Espero que goste da leitura, depois volte e me diga o que achou, sim?
      Beijos

      Excluir
  11. Olá!

    Não vi nem li O Grande Gatsby, então não posso comparar. Porém, se esse livro tiver uma pegada LGBT, como sua resenha me transpareceu, pretendo ler sim, até porque livros com essa temática não são muito comuns. Pra sair da zona de conforto é uma ótima pedida.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Tem sim personagens homossexuais, amigos da protagonista. Espero que goste do livro!
      Beijos

      Excluir
  12. miga eu também achei a capa desse livro linda, mas eu não tive muita curiosidade em ler não. Eu gostei de tudo que você abordou sobre a estória e me parece ser interessante, porque gosto do gênero, mas só lendo mesmo pra saber, porque a gente fica na curiosidade quando um resenhista não dá spoiler do livro e nem deve né? hahahahaha...Mas mesmo assim me deixou curiosa para saber sobre essa relação da personagem com a garota popular, porque realmente sempre dá uns rolos. hahahaahah

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/o-lago-negro-e-envolvente-e-misterioso.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Pois é, sempre dá uns rolos e nesse livro são vários hein. Acho que você talvez goste do livro :)
      Beijos

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    A capa do livro é bem bonita, mas a premissa do livro não me atraiu, assim como O Grande Gatsby tb não...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que pena, mas espero que você ache alguma indicação pertinente aqui no blog para você :D
      Beijos

      Excluir
  14. Oiiieee, tudo bom??? Eu ja li outra resenha sobre o livro, mas abordava a história de maneira diferente. Embora eu não tenha ficado atraída pela leitura quando vi a capa, adorei a forma como você abordou tudo, de maneira simples e direta!Adora essa coisa de descobrir o que há de podre no reino kkkkk além do mais acho super interessante abordar a sexualidade das garotas e mostrar esse descobrimento. Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que gostou da resenha :) Esse livro vai mostrando muitos podres durante a sua narrativa, rs. Então, ele não aborda muito sobre a sexualidade, claro, nós refletimos sobre mas não é algo que tenha muito peso na obra.
      Beijos

      Excluir
  15. Oi Andreia!
    Lembro que quando li a sinopse do livro fiquei meio na dúvida se iria gostar ou não da leitura. Fiquei esperando sair resenhas pra poder ver se era ou não a minha praia. Acabou que, quando comecei a ver o que outras pessoas estavam achando, acabei desistindo. O livro parece ser legal, mas acho que falta algo para me fisgar, entende?
    Deu pra perceber que vc não se empolgou muito com o livro, né? Mas ao menos não foi uma leitura ruim.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla!
      Super te entendo, volta e meia isso também acontece comigo, de esperar resenhas e acabar desistindo da leitura.
      Abraços

      Excluir
  16. Eu não conhecia a obra e apesar da ter inspiração de O Grande Gatsby, não me chamou muita atenção o enrendo e saber que é previsível me tira um pouco o entusiasmo...
    Mas sucesso a autora e a obra :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Se você conhece O Grande Gatsby, vai de fato achar previsível e, vários aspectos, mas como eu disse, é uma leitura que sabe entreter.
      Beijos

      Excluir
  17. Olá :}
    Tinha visto esse livro em uma das divulgações da editora, mas acabei pegando outro livro. Tinha muita curiosidade em lê-lo e não sabia que tinha sido inspirada em "O Grande Gastby" que está na minha meta para esse ano. Quem sabe não leia esse em seguida não é mesmo? Parabéns pela resenha.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rob!
      Obrigada! Espero que curta os dois, o clássico e essa releitura ^^
      Beijos,
      Andy - StarBooks

      Excluir
  18. Oi Andreia :D
    Eu tenho O Grande Gatsby, mas ainda não li. Gosto de releituras e, claro, terei de ler Gatsby antes para conseguir assimilar tudo o que está sendo reinventado. Acho muito interessante que os autores tragam narrativas clássicas para os tempos atuais, precisamos disso. Críticas ao superficial e ao nosso modo de vida são sempre bem vindas, precisamos absorvê-las, mesmo que seja difícil aceitar que seríamos exatamente assim se tivéssemos oportunidade.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!
      Realmente, o livro tem várias críticas bem estruturadas! A personagem narradora analisa a tudo e faz constantes questionamentos. Espero que goste das duas obras.
      Beijos

      Excluir
  19. Olá, eu ainda não conhecia Incrível, mas fiquei curiosa sim. Nunca li nem assisti ao filme de O grande Gatsby, mas sempre tive um enorme interesse por ele. Então confesso que fiquei mais interessada ainda em Incrível quando vi tu afirmar que é uma releitura de OGG.
    Adorei sua resenha, beijos!
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, espero que também goste do livro! Depois volte para me falar o que achou dele, ok?
      Beijos

      Excluir
  20. Eu lembro do lançamento do livro Incrível e tinha achado super Gossip Girl, que eu adoro!
    Não sabia que a autora se inspirou em O Grande Gatsby, e fiquei mais interessada ainda agora q estou sabendo.
    Adoro livros com uma boa intriga, deixa a gente tao ansiosa por saber de tudo. Apesar de nao ter te supreendido, pelo menos gostou e nao perdeu o tempo.
    Ainda quero ler.
    Beijos

    Blog Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Como sempre digo, o amor por um livro sempre começa pela sua capa, essa em especial é incrivelmente linda. E nos deixa curiosos para ler cada página. Ainda não o conhecia, mas gostei muito da sua resenha. É uma história bem interessante. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?

    Gostei muito da resenha, continue assim, o livro parece ser bem empolgante o enrendo chamou a minha atenção, sem falar dessa capa bem linda. Vou pesquisar mais sobre a obra e decido se comprou ou não :D!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Andy!
    Menina não conhecia esse livro, na verdade nunca o vi rs' Tenho um enorme vontade de ler "O Grande Gatsby" e pretendo fazer isso esse ano ainda. Então não sei muito bem sobre a história. Apesar de não saber muito do o grande Gatsby, fiquei curiosa com esse livro. Não sei porque mais me lembrei de Gossip Girl rs. Espero ler em breve!

    beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Pela capa eu me interessei bastante pelo livro, mas a premissa não me encantou tanto assim e pelo que você disse na resenha, não é um livro que u vá gostar de ler. Ainda não li O Grande Gatsby, mas ouvi bastante elogios a ele, e acho legal quando fazem releituras contemporâneas de obras conhecidas. Talvez depois que eu ler OGG eu fique interessada em Incrível, mas por enquanto eu passo a leitura.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  25. Sabe que pela capa eu nunca daria uma chance ao livro? Não sei por que, mas não gostei dela...
    Acho que muitas vezes é bacana ler um livro somente para entreter, mas o fato de não ter aquele toque de surpresa, de ser de fácil dedução me deixa com um pé atras e pensando se deveria ou não arriscar a leitura. Gosto de histórias que surpreendem, então acho que por enquanto vou deixar esse passar...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá

    Eu já conhecia o livro,mas nunca li, a premissa é interessante,fiquei misteriosa pra saber porque a Jacinta se aproxima da Naomi, leria com certeza pois não é um enredo comum,não vemos muitos livros assim.

    Bjss

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bom?
    Quando vi a capa desse livro a primeira vez, eu me interessei e depois de algumas resenhas acabei desanimando. Não é o tipo de narrativa que eu curto e não vi muita empolgação com a narrativa dele. Acho a capa bonita, mas apenas isso.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo