20.6.16

[Resenha] Os Pequenos Homens Livres :: Terry Pratchett

Os pequenos homens livres - Tiffany Dolorida #1
Autora: Terry Pratchett
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Skoob  | Goodreads | Compare e Compre
Um perigo oculto, saído de pesadelos, vem trazendo uma ameaça diretamente do outro lado da realidade. Armada com tão somente uma frigideira e seu bom senso, a pequena futura bruxa Tiffany Dolorida deve defender seu lar contra fadas brutais, cavaleiros sem cabeça, cães sobrenaturais e a própria Rainha das Fadas, monarca absoluta de um mundo em que realidade e pesadelo se entrelaçam. Felizmente, ela contará com uma ajuda inesperada: os Nac Mac Feegle da região, também conhecidos como os Pequenos Homens Livres, um clã de homenzinhos azuis ferozes, ladrões de ovelhas, portadores de espadas e donos de uma altura de mais ou menos quinze centímetros. Conseguirão eles salvar as terras quentes e verdejantes de Tiffany?
Tiffany Dolorida é uma garotinha de 9 anos que vê o mundo de uma forma bem peculiar, digamos apenas que quando ela viu homenzinhos de 15 centímetros no riacho perto de sua casa, pescando e gritando com ela algo sobre ela ter cuidado com o que estava vindo, ela não se assustou ou gritou ou pensou que aquilo era impossível, simplesmente os olhou e prestou atenção ao seu redor.

Ela ouviu os sons sumirem, ela viu o mundo ganhar uma tonalidade irreal, ela sentiu que algo não estava certo, ela notou como de repente o riacho parecia mais profundo do que deveria, então quando um mostro verde apareceu e tentou pegar seu irmão caçula grudento, ela correu, se armou de uma frigideira e se utilizando do irmão como isca ela foi lá e PUFT no mostro, deu uma boa batida com metal e nele e o mundo voltou ao normal.

Ou não, já que tanto os homenzinhos quanto uma bruxa de outra terra por meio de uma xícara de chá a estavam observando e ficaram impressionados, ela não deveria ser capaz disso e se foi isso significava que ela era uma bruxa e como tal, ela tem deveres a cumprir, coisas a aprender.

Contudo antes mesmo que isso possa ser posto em prática seu irmão desaparece e seres estranhos começam a aparecer em seu mundo, indo até os homenzinhos que a alertaram uma vez ela não só descobre que seu irmão foi raptado pela Rainha das Fadas como também que seu mundo está prestes a ser invadidos por seres saídos dos piores pesadelos... e ela tem que dar um jeito nisso.

Assim Tiffany Dolorida Sai com sua frigideira, a ajuda de centenas de homens pequeninos e um sapo que um dia talvez tenha sido um homem, mas que sinceramente não se lembra bem porque a fada madrinha o transformou.

O livro tem uma pegada fantástica ao estilo Nárnia, tudo é possível e as crianças tem uma maturidade que nos faz esquecer que eles são tão jovens ao longo da leitura, mas também posso dizer que para aqueles que curtem bruxas, fadas e o reino delas, povoados por todos os tipos de seres e elfos que não são bons como querem nos fazer acreditar quando somos pequenos, essa é uma leitura bem válida. Mas eu acredito que eu recomendo principalmente para crianças entre seus 10-15 anos, é muito amor, um prazer garantido.

Tiffany é a segunda mais nova em uma fazenda e numa fazenda ninguém não faz nada e uma parte do trabalho dela é cuidar do irmãos mais novo que ela não gosta muito se for bem sincera consigo mesmo, mas a garotinha tem um senso de dever incrível e uma curiosidade gigantesta.

Ao longo das páginas a vemos questionar tudo e todos, ela não aceitam um "Porque é assim!" e fica satisfeita, ela vai atrás de explicações e odeia injustiças, tanto que quando uma velha senhora é acusada de bruxaria, pois o filho do Barrão sumiu perto de suas terras, a menina não acredita nisso e apesar de não ter conseguido impedir a morte da senhora, ela quer se tornar uma bruxa não só para provar que uma senhora não poderia ter assado uma criança no formo sendo que este tem 22 cm, como também para impedir que isso possa acontecer novamente.
..."um belo príncipe"... mas era ele belo mesmo, ou só porque era príncipe as pessoas o chamavam de belo? E a "menina que era tão linda quanto o amanhecer"... bom, que amanhecer? Nos solstício do inverno quase não havia luz ao amanhecer! As histórias não queriam que você pensasse, só queriam que você acreditasse no que contavam...
O mesmo com relação ao seu irmão, quando ele some ela não se sente infeliz, ele dá trabalho, chora, grita e só quer comer doces e atrapalha um bocado a vida dela, mas ela sabe que isso não significa que ela deva deixar ele sumido sabendo onde ele está, até porque ele é filho de sua mãe e ela está preocupada e ninguém vai pegar as coisas que são dela e estão aos seus cuidados e ficar por isso.
- O segredo não é sonhar - sussurrou. - O segredo é acordar. Acordar é mais difícil. Eu acordei e sou real. Eu sei de onde venho e para onde vou. Você não pode mais me enganar. Nem me tocar. Nem tocar qualquer coisa que seja minha.
Vemos a menina crescer e jogar questões fundamentais o tempo todo na roda, uma criança que ler isso estará o tempo todo em contato com uma protagonista que fala com eles, passa por dramas semelhantes e supera isso de maneira ética e moralizante, é ensinar sem ensinar de verdade, é mostrar que ser uma pessoa educada vai além do "por favor" e "obrigada", pois ser educado é não ser ignorante perante o mundo, é ver além do que os outros querem que vejamos, é julgar com a nossa própria cabeça e não ir com a massa, é fazer o que é certo mesmo que pareça difícil.
- Os que podem fazer têm que fazer pelos que num podem. E alguém tem que falar pelos que num têm voz.

Postado por
Agatha 

27 comentários:

  1. Oi Agatha, eu ainda não tinha conhecimento desse livro, mas achei a premissa curiosa e interessante, especialmente para quem curte o gênero. Os questionamentos dever influenciar bastante na leitura, ainda mais se for lido por pessoas mais jovens mesmo. Como eu amo esse estilo fantástico, acho que também iria amar a leitura..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fê.
      Influência sim, mas nem tanto, para nós que somos mais vividos é como um flash de reconhecimento, como quando andamos na rua e vemos um conhecido ao longe e então relembramos dele, já para os mais novos isso pode ser bem importante sabe? Gostei muito e fico feliz em ver que você daria uma chance ao livro.
      BJokas

      Excluir
  2. Olá, menina!!!! Eu não conhecia o livor e devo dizer que a trama me deixou muito curiosa. Eu li a sua resenha imaginando como deve ser o desenvolvimento dessa história fantástica e com certeza seria uma leitura que me agradaria facilmente, dica super anotada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Beatriz.
      Aiiii que amor, fico bem feliz viu? Eu também não conhecia, vi pela primeira vez num encontro da Galera e gamei na trama, não me arrependo de ter lido e espero que tu goste muito.
      Bjokas

      Excluir
  3. Terminei de ler sua resenha pensando neste ensinar sem ensinar. demonstrar, dar exemplo... Isso é fundamental!!! Adorei a dica e já quero comprar o livro hoje.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ivi.
      Kkkkkkkk que demais menina, amo, demais. Fico muito feliz, de verdade e espero que goste tanto quanto eu ou mais do livro na hora que você decidir ler.
      Bjokas

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Acho a capa desse livro linda e a premissa bem interessante!
    Essa é uma das primeiras resenhas que leio sobre ele e fiquei bem empolgada com esse livro.
    Eu já li As Crônicas de Nárnia e amei e só de saber que esse livro lembra um pouco essa história maravilhosa já me anima.
    Acho que esse é realmente um livro ótimo para crianças, pois além delas terem uma leitura divertida, irão aprender um pouco sobre a vida com ela...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maiara.
      Bom eu fico contente e sim, acredito que os pequenos aprendam muito com a leitura, e acredito ainda que isso aconteça sem nem perceber, é muito fluído e diluído ao longo do livro. Espero que goste viu?
      Bjokas

      Excluir
  5. Oi, eu gosto muito de livros infanto-juvenis, ainda mais quando estes incluem fantasia. Esse livro parece ser tudo de bom, com questionamentos e uma protagonista mais madura para sua idade.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carla.
      Siiiim, é ótimo viu? E obrigada, fico contente que tenha curtido a resenha.
      Bjokas

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Esse livro foi apresentado no Mochilão da Record e adoro a capa dele!
    A premissa dele é bem interessante, mas confesso que não costumo ler o gênero, mas para quem curte acredito que é uma ótima leitura!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie Angélica.
      Foi apresentado mesmo!!! Para quem não curte o gênero é complicado mesmo, mas ainda sim é como você disse, para quem curte...
      Bjokas

      Excluir
  7. Olá!! :)

    Nao conhecia o livro e ate fiquei curioso! :) Adorei a premissa e gosto do genero! :)

    Para alem disso, amo a capa e a diagramação e a personagem parece ser ca das minhas, que nao se deixa levar por duas tretas!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Agatha,
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a premissa bem interessante. Gostei muito de saber que possui uma pegada fantástica estilo Nárnia, pois adoro essa história. Outra coisa que me agradou é o amadurecimento que os personagens apresentam.
    Acho que é uma leitura que vale muito a pena e que eu gostarei de fazer.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Agatha!Eu acho a proposta desse livro muito fofinha, entretanto, não é pra mim. A proposta é bem juvenil e eu não me identificaria com a história.
    O nome da personagem é ótimo: Tiffany Dolorida! hahaha
    Acredito que seja uma história muito edificante para os mais pequenininhos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Mesmo não sendo fã do gênero, um livro em que a personagem principal se chama "Tiffany Dolorida" já me dá vontade de ler hahaha!
    Fico feliz de saber que vemos personagens amadurecidos para a idade deles, me parece uma obra bem divertida e que passa uma mensagem bem legal para os mais jovens.
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Agatha!
    Nossa, esse livro parece ser interessante.... Gosto muito de temas fantásticos no estilo de Narnia, com duendes para dar um "acabamento" à obra. Olha, não estou brincando, vou pesquisar mais um pouquinho para ver se coloco o exemplar na minha lista de desejados. Acredito que podemos aprender muito com o amadurecimento da personagem principal, não é?
    Sucesso para você.
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  12. Oie!!!
    Fiquei completamente encantada com a personagem Tiffany! Ela possui uma mente e atitudes bem interessantes e concordo com você que é uma ótima inspiração para crianças, pois questiona as coisas de maneira inteligente e é bem perspicaz e analítica! Uma ótima inspiração a ser seguida! Amei o fato de você ter dito que o livro tem uma pegada de Nárnia....chamou ainda mais a minha atenção!
    Gostei muito da resenha, das fotos ao longo dela que mostram o cuidado e o zelo da editora com as fontes, o espaçamento e a encadernação!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  13. estou vendo este livro pipocar junto com outro que não sei se é sequência ou não, mas achei que era mais adulto o livro, mas que lindinho a história de homenzinhos, é mais algo bem de fantasia mesmo. O outro algo que é um chapéu e uma capa azul de bruxa mesmo que agora faz mais sentido.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  14. Aaaaah gostei gente, acho que eu assistir esse filme ou essa OE a, apesar de não ler esse livro, não curto muito livros infantis, apesar de achar esse realmente rico e incrível, talvez eu compre para ler pra minha irmanzinha de 5 anos. Muito, muito obrigada pela dica... Eu realmente amei.

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Esse livro tem uma capa e uma premissa muito bacana. Já faz muitos anos já que eu li As crônicas de nárnia, então seria muito legal ler algo parecido. O livro me parece passar uma mensagem muito importante sobre ''veer'' ''enxergar". Como é uma leitura que quero fazer, fiquei feliz ao ler opinião positiva. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Agatha
    Estou com grandes expectativas em reação a esse livro e o outro da série. Gostei muito de conhecer a Tiffany e suas aventuras. Certamente só em ser comparado com Nárnia já chama minha atenção.
    Espero gostar da leitura assim você.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro esse tipo de livro com uma pegada de fantasia. Fadas, bruxas, magos, dragões... Amo tudo.
    Me identifiquei muito com a Tif, também tenho que cuidar dos meus irmãos e teria a mesma reação que ela.
    Sua resenha me deixou muito curiosa para ver o desenrolar dessa história.
    Já anotei na listinha de próximas compras. O ruim é esperar até lá para mergulhar nessa história.

    Beijinhos da Mady.
    Blog O Mago dos Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu vida esses livros por ai, mas acabei não dando tanta atenção e eis que agora estou completamente arrependida, porque adoro historias assim, só de ler sua resenha me diverti com o livro. Bom, a Tiffany parece ser uma personagem muuuito cativante e acredito que acompanhar a história dela deva ser realmente bem bacana, então vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oii, achei o o enredo do livro bastante temático e dinâmico.Sua resenha passa bastante confiança e empolgação com a leitura, apesar de não ser meu gênero favorito, fique com muita vontade ler e conhecer a Tiffany também.

    ResponderExcluir
  20. Oi Agatha, tudo bem?
    Eu tinha visto algumas resenhas bem positivas sobre esse livro e desde o começo já tinha me interessado bastante nele, ver que você gostou me anima bastante. Gostei de conhecer um pouco mais da trama da obra e parece muito cativante e diferente, vou ver se consigo ler uma hora dessas!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    A capa do livro é bem intrigante e a sua resenha me mostrou uma história diferente e cheia de aventura. Tiffany para ser uma menina corajosa e que vai salvar o mundo junto com os homenzinhos.
    eu adorei a resenha e assim que eu tiver oportunidade quero conhecer a história e principalmente a personagem.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo