5.10.16

[Resenha] Sérgio Moro, o homem, o juiz e o Brasil :: Luiz Scarpino

Sérgio Moro, o homem, o juiz e o Brasil
Autor: Luiz Scarpino
Páginas: 208
Conheça a vida de Sérgio Moro, desde a infância em Maringá até a trajetória acadêmica, a participação nos programas promovidos pelos Estados Unidos sobre lavagem de dinheiro, as inspirações, além das amizades que construiu ao longo dos anos e como veio a se tornar juiz federal. Você perceberá que o juiz Sérgio Moro, durante sua carreira , conduziu outros grandes casos de combate a corrupção no Brasil, como o Escândalo do Banestado, o Farol da Colina e o Mensalão, antes mesmo de comandar a operação Lava Jato, o esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro que envolveu a Petrobrás e trouxe enormes perdas para o país. Nesse importante momento histórico, você notará que Sérgio Moro é hoje a figura mais representativa em um processo de evolução que virou sinônimo de esperança para o povo, além de se tornar um símbolo que abre a possibilidade de darmos um salto ético e crer que dias melhores estão por vir na nação brasileira.
Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje eu vim falar sobre o livro "Sérgio Moro, o homem, o juiz, e o Brasil", minha primeira experiência em livros desse gênero, e primeiro contato com o trabalho do jornalista Luiz Scarpino.

Achei interessante a iniciativa do autor e da editora Novo Conceito por publicarem um livro com tal conteúdo, tendo em vista que Moro é uma figura tão controversa atualmente.

A obra é dividida em três partes: O juiz Sérgio Moro, A operação Lava Jato, e O que esperar do Brasil pós-Lava Jato. Confesso que a terceira foi a minha favorita, mas vamos com calma.

A primeira parte, “O Juiz Sérgio Moro” fala da vida de Moro: sua infância, sua família, a forma como ele foi crescendo no ramo, seus casos anteriores... Moro não esteve presente apenas na operação Lava Jato, como em outras, também de grande peso e importância para o país. Farol da colina, Operação Fênix, e o Banestado.
Considerado um dos maiores roubos aos cofres públicos já investigados no Brasil (até o surgimento do escândalo da Lava Jato), o caso Banestado ficou conhecido pela evasão de divisas, - crime financeiro caracterizado pelo envio de reservas monetárias a outro país sem declarar o dinheiro à Receita Federal.
“A operação Lava Jato” nos apresenta todos os detalhes da investigação, dos participantes, do julgamento. Temos as fases da operação, os acusados, a origem da nomenclatura; algumas páginas sobre a participação do ex-presidente Lula, contendo conversas suspeitas, além de polêmicas sobre a operação Lava Jato e Sérgio Moro. Há quem o ame e quem o odeie.
Não deve ser considerado cavaleiro solitário. Não é cruzador isolado no combate á corrupção. É sim um servidor, dotado de inteligência invejável, falível como qualquer ser humano.
“O que esperar do Brasil pós-Lava Jato?” é a menor parte do livro, se tratando apenas de um desfecho, em minha opinião. O que não a torna menos interessante, já que expõe a opinião do autor em uma visão otimista, mas realista, sobre o futuro; com a qual me identifiquei muito. Em resumo, a corrupção existe e é presente em nosso país desde o início de tudo. A corrupção disfarçada de esperteza está intrínseca em nós mesmos, seres corruptíveis facilmente.
 E o Brasil? Nosso país tão belo e rico (infelizmente para poucas pessoas) precisa despertar nos seus cidadãos o senso cívico, de pertencimento à comunidade, debelando no seu seio o mal que grassa nas instituições: a corrupção. Os pequenos jeitinhos do dia a dia são a porta de abertura que um alto cargo possibilita ao tornar um acarajé indigesto. A transformação depende de instituições e pessoas. Mas não só.
O livro nos apresenta várias informações importantes sobre a política no Brasil, as instituições, e os esquemas do nosso país. O autor não se aprofunda muito em cada assunto, mas não escreve de forma rasa, e nos passa muitas informações sem deixar o livro cansativo ou formal demais. Para quem gosta de política, direito, jornalismo, informação; e, principalmente, de fugir da alienação, essa é uma leitura obrigatória! 


1 comentários:

  1. Olá Ana, tudo bem?
    Gostei demais de ver o meu livro por ti resenhado. Suas observações são precisas e também tenho que revelar minha predileção pela terceira parte, a mais autoral...
    Temos que ser otimistas sem deixar de considerar os desafios existentes para o aprimoramento de um Brasil mais ético.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo