15.2.17

[Resenha] A diversidade em perigo :: Pascal Picq -

A diversidade em perigo
Autor: Pascal Pisq
Editora: Valentina
Páginas: 272
Skoob Goodreads | Amazon
O famoso naturalista Charles Darwin, na aurora de sua carreira, realizou uma viagem que lhe permitiu avaliar a extraordinária riqueza do mundo natural. Para ele, não haveria vida sem evolução e não haveria evolução sem diversidade! Um século depois, aquele que se tornaria um grande antropólogo, Claude Lévi-Strauss, partiu, ainda muito jovem, para a descoberta dos povos da Amazônia e compreendeu que a diversidade cultural era crucial para a evolução do homem. Neste livro, Pascal Picq imagina que os nossos dois cientistas partem novamente para a aventura, para a redescoberta do Novo Mundo. Entretanto, Charles Darwin e Claude Lévi-Strauss teriam dificuldade em reconhecer esse Novo Mundo, a tal ponto as diversidades natural e cultural foram danificadas. À medida que as espécies desaparecem e as culturas e as línguas morrem, é o nosso futuro e o da Terra que são prejudicados. Darwin e Lévi-Strauss nos avisaram. Por que não os compreendemos? Podemos, enfim, ouvi-los? Um apelo fascinante a uma conscientização urgente e salutar.
A diversidade em perigo é dividido em três partes. Na primeira parte iremos conhecer os ideais de Charles Darwin e Lévi - Strauss. Na segunda parte iremos ver sobre a biodiversidade e a extinção, que ocorre cada vez mais no mundo. Na terceira parte veremos o resultado da evolução e ideias de como será nosso futuro caso continuemos a causar a extinção de várias espécies, afetando a biodiversidade do nosso país.


Esse livro é muito informativo, principalmente para quem está na fase da aprender mais sobre a biodiversidade. Iremos conhecer as ideias de Darwin e Strauss e até saber mais sobre suas famílias. Também será abordado a situação de nosso país, comparando ao que era antes, no quesito diversidade. Uma obra que mostra a urgência de preservarmos as espécies, pois todas são importantes na cadeia alimentar e para o dia a dia de todos nós 

Eu sempre fui louca por esse assunto, e adorei saber a opinião de alguém mais experiente sobre isso. Sem querer, estamos acabando com o colorido de nosso país, com a natureza e com os animais. Não é raro se deparar com informações em nosso facebook, nos contando sobre algum animal ameaçado de extinção, isso devia ser raro, mas é comum, cada vez mais nossa diversidade está sendo colocada em jogo, por conta de nossas próprias ações, e por causa do ser humano, que mata por religião ou vontade própria.

A escrita do autor é leve, considerando o tema e a profundidade. São muitas informações que ele passa com uma facilidade incrível. Discute e argumenta o tema com exatidão, e sempre com base para suas opiniões. De modo que a leitura não é vaga, percebe-se a presença de estudos e vontade de preservar a natureza. Um homem apaixonado pelo Brasil, pela diversidade e por todas as espécies de animais.

A edição da Valentina está uma fofura. A capa é colorida, remetendo a nossa biodiversidade, e a nossa natureza tão cheia de vida e cores. Temos uma capa linda e chamativa. Não encontrei erros de revisão. Algo negativo é que a diagramação fez a história ficar longa, o que acaba fazendo com que as páginas passem devagar, mas a leitura é tão gostosa que isso passa despercebido.




É quase impossível terminar esse livro sem se perguntar: A evolução foi positiva ou negativa? Aprenderemos que sim, se os animais tivessem uma religião, o ser humano seria o inimigo. Será que nossos bisavós teriam orgulho do que estamos fazendo com nosso planeta? 




Uma alerta, um ensinamento sobre a vida e sobre a evolução. Um livro que precisa ser lido, apreciado e levado a sério. Todos deviam lê-lo. É algo que envolve nosso planeta e nosso futuro, que está a cada hora piorando: aquecimento global, florestas sendo destruídas... e esse herança que queremos deixar aos nossos netos? 


0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo