18.11.14

[Resenha] Pandemônio :: Lauren Oliver

Pandemônio - Delírio #2
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Skoob  | Goodreads | Compare e Compre
Dividida entre o passado - Alex, a luta pela sobrevivência na Selva - e o presente, no qual crescem as sementes de uma violente revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem , porém, se tornar um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares... inclusive de dentro. 
A capa segue o ritmo da primeira, só que é roxa, e brilha muito mais! Sério,  ele deve ser um dos livros mais brilhantes da minha estante, só perde para Os Instrumentos Mortais.

Pandemônio, para quem não sabe é a sequência de Delírio, resenha aqui, e a partir e agora há spoilers.

Lena foi para a Selva, deixou Alex para trás, com todo o fogo e tiros e correu, como ele mandou, mesmo machucada e com dor e com saudades e com a terrível certeza de que seu amor está morto ela continua pois foi isso que prometeu a ele, que viveria e correu e correu até desmaiar e então ser socorrida, assim ela é acolhida por Graúna, quilômetros e quilômetros ao longe de onde um dia pertenceu a civilização, ou o que ela achava ser.


Mas a Lena de antes também morreu. Eu a enterrei. Deixei-a do outro lado de uma cerca, atrás de uma parede de fumaça e chamas.

Messes decorridos, ela agora é outra menina, mais dura, mais forte e menos emotiva - ela aprendeu que para sobreviver na Selva não se pode demonstrar fraqueza, ou você é a presa ou o predador, e agora faz parte da resistência. Exatamente por isso que Lena tem que chegar até Julian, filho do líder da ASD, e símbolo da causa da cura, o que ela não esperava era ser sequestrada junto a ele e passar dias em cativeiro ao lado do rapaz que representa tudo o qual ela despreza; mas acho que o mais surpreendente é ela descobrir que ambos tem coisas em comum e que talvez ela não o odeie tanto quanto imaginava.



O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da Lena, porém os capítulos se revezam entre o Agora, a Lena da resistência, e o Antes, a Lena que acabou de chegar a Selva, e assim vamos vendo o que acontece e o que aconteceu num ritmo alucinante. Sendo bem sincera quanto a esta maneira de narrar o livro eu acho que apesar de inovador, nos faz penar um pouquinho, os capítulos acabam de maneiras extremamente alucinantes, então tudo o que você quer é que volte para o tempo certo.


Outra coisa a ser citada é que notamos perfeitamente as mudanças que ocorrem em Lena, a Selva realmente não é um local de fácil sobrevivência, há o frio, a fome e os perigos de ser pega, tudo isso somado a dor de se perder tudo, Alex, Hanna, sua família, bem acho que emocionalmente você também acaba destruída. 

E finalmente temos a distopia entrando em ação, apesar de ter adorado o primeiro livro da série, não posso deixar de dizer que o quesito distópico ficou meio e segundo plano, mas neste, ele é o foco principal, Lena está participando ativamente da resistência e aos poucos vamos vendo como tudo funciona e apesar de amar Alex, Julian ganhou seu lugar nessa série, ao longo da narrativa vemos ele lutar para sobreviver e passar por cima de preceitos até então firmemente plantados e enraizados em seu ser e tudo isso por causa dela, é meio tocante.


...a sensação de ter um propósito. Ele acreditava na resistência, e agora vou acreditar por ele.E talvez um dia eu o veja de novo. Talvez exista mesmo um céu após a morte. E talvez seja aberto a todos, não só aos curados.Mas agora o futuro, assim como o passado não importa, nada significa. Agora só existe um lar erguido a partir de lixo e detritos, à margem de uma cidade destruída, logo depois de um imenso lixão; e a nossa chegada, famintos e semiparalisados pelo frio, em um lugar com comida, água e paredes que isolam lá fora os ventos brutais. Para nós é o paraíso.

Li o livro em poucas horas, como é costume e Lauren Oliver não deixou a desejar em nada, para quem está acostumado ao ritmo de escrita dela, nada mesmo, tive romance, ação, descobertas e golpes. E quanto ao fim é o que eu imaginava, sério, quando foi chegando as últimas páginas eu pensei "Ela vai fazer isso...", e não foi que eu tinha razão?! Isso com certeza não impediu meu chilique mas ainda sim era esperado, ela deu as dicas afinal, contudo fiquei me perguntando com um sorriso um tanto quanto sádico e feliz, "E agora? Quero ver você resolver isso!". Super recomendo a todos os leitores seguidores das distopias e para quem curte um romance não meloso.

12 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Acho lindas as capas desses livros, mas ainda não li nenhum. Pretendo ler, mas vai pra lista de 2015 kkkk. Ótima resenha como sempre ;)
    Bjks do MAGI'S
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Magis, tudo bem? Também adoro as capas, e apesar de adorar o estilo de Lauren o livro que eu mais gosto dela é Antes que eu vá, tocante e reflexivo. E obrigada claro. :D
      Bj

      Excluir
  2. Olá,
    Eu já li um livro dessa autora (Antes que eu vá) e gostei muito, mas confesso não ter interesse em ler essa outra série dela. As capas, porém, são lindas <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Inês, esse livro é muito bom, apesar do final que acabou comigo, rsrs, e sim as capas são lindas e chamativas! Olha é uma boa série, não a melhor mas uma boa leitura, que assim como Antes que eu vá, tem um fundo reflexivo sobre a vida.
      Bj

      Excluir
  3. Gostei muito do primeiro livro dessa série, mesmo não sendo "aquele" livro bom que você quer ler pra sempre. Mas esse segundo não me pegou de jeito nenhum. Todas as cenas de flashback x presente me deixaram completamente fora de rumo na história e eu acabei deixando o livro na metade.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Débora, os flashbacks podem ser um tanto quanto confusos, mas apesar de tudo eu gosto do final, então eu digo, compensa ler até o fim por causa disso kkkk.
      Bj

      Excluir
  4. necessito ler esse ivro eu li o primeiro e adorei,mas ainda não tive tempo de comprar esse.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa sequencia Alice, em certos aspectos melhor que o primeiro.
      Bj

      Excluir
  5. Olha tenho que confessar que acho a capa dessa série simplesmente INCRIVEIS, mas as histórias deles nunca me chamaram atenção para ler. Acho que é um pouco de preconceito seilá, mas mesmo assim eu tenho que confessar que a história parece ser muito boa pela sua resenha. Eu ainda não conheço nenhuma das obras e gostaria de ler porque é sempre bom conhecer livros diferentes com histórias variadas. Eu estou com tantos pendentes aqui menina que estou ficando doida hahahahaa...Mas mesmo assim, eu tenho que dizer que sua resenha tá perfeita. MEUS PARABÉNS também pelo seu capricho e pelo carinho que vc tem aqui em tudo que faz em seu blog. ADMIRO muito isso =]

    E obrigada por dizer que gosta do meu blog.
    Eu também adoro o seu, tanto que eu não sei se vc percebeu, mas coloquei o link de seu blog no lado direito do meu dos Blogs que visito. EU ADORO PASSAR AQUI e continuarei passando sempre =]

    Se cuida minha querida
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Silvana, gosto muito da Lauren, mas se você nunca leu nada dela, indico começar pelo livro Antes que eu vá, tem uma pegada diferenciada e dá para ter uma noção do estilo dela, e te entendo, mas sinceramente, amo ficar doida por conta de livros para ler!!! E obrigada, mas é fácil fazer algo com carinho e capricho quando amamos.
      Vi sim!!! Confesso que fiquei muito feliz, corri para mostrar para Deus e o mundo, mesmo que eles não entendessem o motivo disso, kkkkk.
      Bjs e pode deixar, fique bem também.

      Excluir
  6. Eu vou confessar, não li a resenha inteira... Não porque eu não quis, mas é que eu tenho o primeiro e ainda não li. Então, quando você disse: "a partir e agora há spoilers" eu parei de ler imediatamente e vim ver o comentários... Parece que todo mundo ama as capas assim como eu, né? (mas como não amar?) Tenho mais uma confissão a fazer! Comprei no impulso, sem nem ler a sinopse, porque eu sigo uma teoria própria muito boa que diz: "Se o livro tem uma capa linda compre, porque se ele for ruim você pode pelo menos deixa-lo enfeitando a estante... rsrsr

    xoxo

    http://fofokicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maah, primeiro de tudo tenho que te dizer que adorei seu comentário!!! Ri demais, e vou levar comigo a partir de agora, pode ter certeza...Mas tenho que te dizer que você não vai se arrepender, o livro é bom, não o melhor, mas de fato tem seus pontos altos e um lugarzinho só dele. E sim, como não amar uma capa azul e brilhante?!?! Impossível mesmo.
      Bjs

      Excluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo