5.1.16

[Resenha] A vingança de Mara Dyer :: Michelle Hodkin

A vingança de Mara Dyer  - Mara Dyer  #3
Autora: Michelle Hodkin
Editora: Galera Record
Páginas: 375
Mara Dyer passou muito tempo de olhos fechados. Sem entender seu dom, sua verdadeira natureza. Isso está prestes a acabar. Ela perdeu tudo. Amigos, família e, o mais importante, Noah... Não, ela não pode pensar em Noah, se recusa a acreditar em sua morte. Ela sabe que ele ainda está vivo. São yin e yang, os dois lados da mesma moeda: vida e morte; doença e cura. Ele é eterno. Ao acordar em um centro de pesquisas, cobaia de um experimento cego conduzido pela Dra. Kells, Mara tem apenas um pensamento: fugir e encontrar Noah. E, juntos, descobrirem mais sobre os próprios poderes.
Se a trilogia da Mara Dyer inspirou resenhas muito controversas (primeiro livro e segundo livro), esse último livro foi, dos três, o que mais rendeu o que dizer por aí. Tem gente que amou de se acabar e tem gente que acha que o livro destruiu a série toda. Quanto a mim, achei que esse foi o melhor dos três livros, com minha salva de palmas para a quantidade de sangue derramado (que eu adoro), por me fazer quase gostar do personagem Jamie (que eu não adoro, mas também não odeio mais) e para tudo o que envolvia experimentos científicos (que eu achei demais, mas só com os outros; eu não queria estar na pele da Mara naqueles primeiros capítulos). 

Hodkin fez um ótimo trabalho de planejamento, não tem como negar. Finalmente vemos todos os acontecimentos dos livros anteriores se amarrando em uma resolução que, passado e presente embaralhados, realmente me satisfez. Eu gostei muito da conversa científica ali, dos arquivos do centro de pesquisas, do passado de Kells e da história da avó da Mara. Mas esse não é um livro denso, mesmo com todas as explicações, temos vários momentos de descontração e a linguagem é fluida, simples, por ser contado da perspectiva de uma adolescente

Acho que é fundamental entender a idade dos personagens, principalmente da Mara, para apreciar melhor a narrativa. Há certos dramas, certos exageros no livro, que eu sentiria na pele aos dezesseis e dezessete anos, e talvez o fato de eu estar na madura casa dos dezenove (eu lavo a minhas próprias calcinhas, afinal) tenha me impedido de me emocionar em alguns momentos, mas eu entendia o que a Mara estava sentido. Been there, done that, girl (exceto pelo pequeno detalhe de eu nunca ter sido usada como cobaia e nem ter o poder de matar os outros com o pensamento). 

Tive alguns problemas com a tradução da história, momentos em que eu não podia deixar de imaginar como aquilo teria sido escrito em inglês e em como aquela frase não funcionava em português. Além disso, talvez por esse ser o único livro da trilogia que realmente li (ouvi o audiobook dos outros), alguns aspectos da escrita da autora me tiraram, em vários momentos, da minha imersão na história. Um deles é a insistência dela em usar substitutos para não repetir o nome dos personagens, tais como "o menino" ou "minha amiga". Daí, de repente, no meio de um diálogo com o Jamie, a Mara dizia "o menino falou" e eu ficava me perguntando que menino era esse que tinha entrado na história. Sou daquelas que preferem muito mais repetição de nomes a esses substitutos, mas pelo menos Hodkin não chamou ninguém pela cor do cabelo. 

Não posso falar muita coisa sem correr o risco de estragar a surpresa, esse é um daqueles livros que ficam melhores com o suspense. Até lendo esta resenha você está correndo um risco. Mesmo assim, devo avisar que esse terceiro livro é muito diferente dos demais, é mais intenso e mais focado na Mara e no que ela é. A própria Mara está diferente, o que eu entendo perfeitamente depois do que ela passou. Não dá para esperar que os personagens continuem os mesmos sempre. Além disso, a mudança da Mara é para melhor, estava na hora de ela ser um pouquinho menos passiva. Por ele ser um livro diferente dos outros que eu gostei mais dele, com a mudança da Mara inclusa aí, apesar de eu ter lhe dado três estrelas como aos outros. Essa é, no geral, uma série que não ultrapassa três estrelas se comparada às de que mais gosto.

Para você que está adiando a leitura por medo das resenhas por aí, está na hora de tirar essa capa linda da estante (aliás, o livro todo é lindo, eu amo a fonte do título e dos números dos capítulos de um jeito que não é normal amar uma fonte). Esse não é mais um caso de final de trilogia que deixa a desejar. A não ser Noah. Eu ainda desejo um Noah. Até pedi para o Papai Noel e tudo.
Vai ver às vezes só conseguimos ver a verdade sobre nós mesmos se alguém mostra para onde olhar.

31 comentários:

  1. Ain gente, quero lhe agradecer por ter feito essa resenha, que amei tanto, eu estava precisando de uma indicação de livro pra comprar nesse novo ano, e sem duvidas esse vai ser o primeiro da lista. Beijos! <3
    www.atrasdpenteadeira.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou *--* Eu acho que esse livro merece ser comprado, de verdade! Quem não vai querer ter esse belezura na estante?
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, que bom que gostou. Parabéns pela resenha viu, tava incrível. Eu não li nada da série ainda e não me sinto atraída até agora pelas obras da Michelle, mas quem sabe uma outra hora né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thaísa! Que bom que gostou da resenha e espero que em outro momento você dê uma chance para os livros da Michelle. Tenho ouvido tanta opinião sobre eles que acho que vale a pena ler nem que seja apenas para "ficar por dentro do assunto".

      Excluir
  4. Hi baby, tudo bem? nunca tinha ouvido falar desse livro, adorei a capa, achei muito peculiar, a trama me pareceu um pouco confusa mas talvez eu dê uma chance ;)

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Eu até não achei confusa a trama, mas é daquele tipo que fica difícil de fazer dar certo e, na minha opinião, esse último livro da trilogia provou que a Michelle conseguiu levar tudo até o fim. Mas eu não iria reclamar se ela tivesse feito isso em dois livros em vez de em três (é a maldição das trilogias). E dê uma chance, sim. Nem que seja experimentado ler algumas páginas inocentes. Beijos!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Desde o lançamento do primeiro volume que tenho vontade de ler essa trilogia. Acho as capas lindas e muito bem trabalhadas. Que bom que o final não deixou a desejar, isso é muito importante.
    Vou tentar comprar a trilogia esse ano ou vou pedi de aniversário (um presente muito bom né?..rsrs)

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica (: Eu acho esse presente ótimo, ainda mais se vier em um box bem bonitinho que a gente já ama só por estar na estante kkk E eu também estava querendo ler a trilogia desde o primeiro volume, mas tenho mania de tentar esperar até terminar e depois fazer maratona de todos os livros. Não sei lidar com curiosidade. Beijos!

      Excluir
  6. Eu tinha muita curiosidade em ler essa série e essa curiosidade só aumentou agora! Também gosto de uns derramamentos de sangue! hahahaha
    E tradução porca ninguém merece. A Galera Record não está na minha lista de editoras ruins não, tomara que não entre nessa lista e tenha sido um escorregão pontual!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que mencionar o derramamento de sangue porque é um dos grandes atrativos da série kkk (mas tenha em mente que ainda é um derramamento de sangue YA, então não dá pra fazer uma cachoeira). Foram alguns deslizes na tradução que me incomodaram, mas eu fico me perguntando se teriam incomodado se eu não tivesse lido os outros livros em inglês (dá aquele choque de troca de idioma). De qualquer maneira, vale a pena tentar nem que seja o primeiro volume. Beijos!

      Excluir
  7. Oi, adorei essa resenha, você escreve muito bem!! Eu não conhecia essa obra, mas agora estou louca pra ver, parece muito boa, mesmooo! Bjs
    http://literafeto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *0* Fico muito feliz que a resenha tenha te animado a ler os livros. Beijos!

      Excluir
  8. Oie,

    Que resenha linda ❤ eu tenho muita vontade de ler essa trilogia desde o lançamento do primeiro livro há algum tempo, o que mais me chama atenção são as capas maravilhosas e os títulos que me instigam a conhecer essa história.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é por menos que a Michelle vive agradecendo a pessoa que fez as capas (sim, eu leio os agradecimentos). São lindas mesmo <3 No meu caso, eu sempre achei que Mara Dyer era um nome muito legal e, somado às capas lindas, tinha muita vontade de ler os livros. Muito obrigada pelo comentário! Bjs

      Excluir
  9. eu acho as capas dessa trilogia muito bonitas e apesar do enredo me interessar, até hoje não tive oportunidade de ler ainda...
    nunca peguei um audiobook, mas não sei se estaria tentada a fazer a experiência... xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Audiobooks são amor <3 Melhores companheiros em uma festa chata e, principalmente, na hora de lavar a louça. Mas eu demorei um tempinho para me adaptar a eles e só testei os em inglês, não sei como fica o mercado aqui no Brasil (e quero descobrir). De qualquer maneira, nada substitui o prazer de segurar um livro no colo kkkk Beijos!

      Excluir
  10. É a primeira resenha que leio sobre e acho que terei que ler essa trilogia para ontem, Meus Deus, essa capa é linda e o que disse da história me instigou a alma!!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que eu via essa capa na livraria, tirava o livro da estante só para segurar perto de mim kkk Se for ler o livro, espero que se divirta e que a leitura continue a te instigar. A autora adora fazer isso também ;D Bjs

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Que bom que curtiu a leitura! Eu já meio que perdi a vontade de ler esses livros!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angélica (: Pois é, eu ando perdendo facilmente a vontade de ler muitos livros que antes me deixavam louca de curiosidade sobre a história. Cada dia que passa, parece que lançam um que eu tenho mais vontade de ler e menos dinheiro para comprar kkk Bjs

      Excluir
  12. Oie
    esse livro é algo que sempre fico com um pé atras, vejo muitas resenha criticando e outras adorando ahha eu arriscaria se tivesse aqui, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho incrível como esse livro pode inspirar opiniões tão diferentes. Ainda mais porque eu sou aquela que fica bem no meio do caminho kkk Beijos!

      Excluir
  13. Oieee Luisa!!
    Eu sempre quis ler essa trilogia, mas não sei porque nunca começo!
    Acho que acabei pegando alguns detalhes dos outros livros, mas não me importo, até me faz ter mais vontade ... Olha ai, to adiando mesmo a leitura, vou fazer isso e tirar logo a capa da estante!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivo pegando detalhes dos livros seguintes das séries que leio, sempre acho que não estou descobrindo nenhum spoiler fatal até o último momento kkk Isso aí, está na hora de levar esse bebê pra passear ;)
      Bjs

      Excluir
  14. Olá Luis,a essa trilogia esta na minha listinha de desejados faz um bom tempo, adorei saber que nesse ultimo livro a autora consegue fechar todas as pontas soltas que deixou nos anteriores *-* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre um alívio quando uma série consegue atingir um final que realmente tape todos os buracos, é aqui que a gente percebe quais autores planejaram adiante e releram os próprios livros. Beijos!

      Excluir
  15. Olá,
    Essa é a série que sempre quero ler, mas nunca consigo hehehe
    Que bom que o final não é ruim, quer dizer assim espero, porque imagina chegar até o terceiro e estragarem tudo, né?!

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já aconteceu tanto de eu odiar o terceiro livro de trilogias que começo a lê-los esperando o pior, então imagina o meu alívio quando até gostei mais desse do que dos outros kkk Ah, e adorei o título do seu blog!

      Excluir
  16. Resenha dez! Me deixou curiosa, só não sei se a ponto de comprar o livro. Afinal, é trilogia e estou cheia de séries por terminar. Ainda assim, parece ser muito bacana. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada *-* Fico feliz que a resenha tenha te deixado curiosa, mas entendo bem o seu receio. Eu mesma estou com uma pilha tão grande de livros para ler que chega a ser uma agressão olhar pra ela kkk Bjs!

      Excluir
  17. Oii!

    Não conhecia o livro, mas a promissa é maravilhosa e me deixou super curiosa hahaha
    Amei a capa e a sua resenha ficou incrível!
    Com certeza irei ler :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo