9.5.16

[Resenha] De Volta :: Kass Morgan

De Volta - The 100 #3
Autora: Kass Morgan
Editora: Galera Record
Páginas: 300
Quando naves riscam o céu da Terra, os 100 sabem que mais pessoas estão deixando a colônia espacial. E esse pode ser o retorno definitivo da humanidade ao planeta. Glass sobreviveu à queda dos módulos de transporte. Ela experimenta as novas sensações de estar na Terra. Clarke, por sua vez, está comandando o resgate aos sobreviventes da colisão, mas não consegue parar de pensar em seus pais, que ainda podem estar vivos.  Já Wells precisa encontrar uma forma de lidar com a nova ameaça à sua liderança. Os homens que detinham o poder na colônia estão decididos a manter a ordem na Terra segundo suas regras. Mas essa nova lei está longe de ser justa. Chegou a hora de os 100 lutarem por liberdade, em seu novo lar.
De Volta é o último livro da trilogia The 100, que é composta também por ‘‘Os Escolhidos’’ e ‘‘Dia 21’’, que inspirou a série televisiva de mesmo nome, nesse livro nos é apresentado mais sobre a vida dos protagonistas dos livros anteriores: Clarke, Bellamy, Wells e Glass; cada capítulo focando em um deles, assim como foi nos livros anteriores.

Esses personagens, bem como o restante dos jovens que compunham o grupo dos 100, tiveram um grande e claro amadurecimento ao longo dos três livro, acompanhamos seus momentos de pura felicidade e de desoladora tristeza. Os 100 aprenderam a agir em equipe e descobriram que família não é apenas aquela a que estamos ligados pelo sangue. Dia 21 terminou de um jeito que me deixou curiosa para saber o que aconteceria nesse novo livro, a autora teve vários engates para poder desenvolver como quisesse então queria saber qual rumo ela daria a estória. 

A vida na nave já não era mais possível devido à baixa quantidade de oxigênio existente e quem conseguiu lugar nas naves teve a oportunidade de conhecer a Terra e todos os seus moradores. Só que a aterrissagem foi bem traumática e houveram muitos mortos e feridos e entre eles estava a personagem responsável por nos deixar a par do que acontecia lá no espaço, Glass. Dúvidas pairam sobre os 100, o que acontecerá agora que os adultos chegaram? E como reagirão ao saberem que eles não seriam os únicos a habitar a Terra?

Clarke, Wells e Bellamy estão a mercê de um vice-chanceler tirânico que só faz se impor e mostrar sua força sem misericórdia e que não esqueceu como Bellamy chegou até ali e decide que o mesmo merece a mais severa das punições. Eles sabem que não conseguirão viver harmoniosamente se tudo continuar da forma como está e o novo líder deles não faz a mínima questão de dar ouvidos a três jovens experientes que estão na Terra a mais tempo que ele. Todos aprenderão da pior maneira possível e para deixar tudo ainda melhor, ou não, há um grupo na Terra que não deseja dividir espaço com os novos habitantes e é bem mais fácil corromper mais ainda o que já está dividido, certo? Mas talvez eles encontrem apoio num lugar inesperado.

Se no livro anterior a autora não havia me convencido com os romances, nesse ela conseguiu desenvolver melhor as relações entre os personagens e ficou algo mais natural, o que me surpreendeu. Enquanto Dia 21 focou bastante no romance, em De Volta o romance é, pra mim, na medida certa, também é um livro repleto de sacrifícios, perdas e de ação, bem mais que os anteriores e acho que a luta central poderia ter tido mais espaço na narrativa e a parte final da cena em questão poderia ter sido mais desenvolvida; mas eu já me sinto cativa de alguns personagens que acabaram me conquistando nesse livro e Morgan conseguiu mudar drasticamente e positivamente o meu conceito sobre alguns dos seus personagens e finalizo dizendo que o desfecho foi satisfatório mesmo tendo deixado algumas pontas soltas.

The 100 é uma série para quem curte sci-fi mesclado com romance juvenil e cujos personagens vão amadurecendo frente a situações calamitosas e que os põem em prova a todo o momento.


Agora fica o aviso, se você tem interesse em ler The 100 pois adora a série de TV, vá com calma e mantenha baixa as suas expectativas. Mesmo a premissa central sendo parecida o desenvolvimento das duas estórias se dão de maneiras completamente divergentes, havendo até na série de TV protagonistas que nem existem nos livros.

Mas me contem, já leram The 100 ou gostariam de ler?


8 comentários:

  1. Adoro estórias bem grandes! E no caso penso que esses jovens amadureceram pelo que passaram e a gente vai amadurecendo com eles durante a leitura :D

    Blog AmigaDelicada.com ❥

    ResponderExcluir
  2. Olá, Andréia.
    Eu preciso ler esse livro. Assisto a série de tv e acho o cumulo eles term matado alguns dos personagens principais e outros nem tem na série hehe. Estou ansiosa para saber como vai terminar, porque nos dois primeiros livros faltou bastante coisa na história. Os livros são muito pequenos para uma história tão grande.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea,
    Eu confesso que vejo elogios sobre "The 100", mas ainda não parei nem pra assistir a série e nem ler os livros. Gostei de saber que o romance foi na medida certa e de forma natural. Fico feliz em saber que teve um desfecho satisfatório, mesmo com as pontas soltas. Sua resenha me instigou a ler os livros, adoro sci-fi. Vou seguir sua dica e ler os livros primeiro, depois irei assistir a série, assim não crio expectativas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Andréia!
    Eu li o primeiro livro faz um tempão e lembro que adorei demais ele! Mas o segundo tava tão, tão, tão caro que acabei decidindo esperar até baixar o preço. Com isso o tempo passou e ainda não li.
    Fico feliz em perceber que a história continua boa e que vc gostou do rumo que ela tomou.
    Em relação à série,comecei a assistir mas parei pq não conseguiu mexer comigo.Sei que muita gente ama, mas pra mim não deu certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem?
    Esse é um livro polêmico, como assim? Quem eu conheço e converso sobre livros falam que não é uma boa série, que o seriado televisivo é melhor. Então eu não tive tanta curiosidade de ler os livros, mas sua resenha até que me deixou um pouco curiosa. Gostei da sua resenha e que você alerta quem assiste a série e for ler os livros não ter tanta expectativa. Até.

    ResponderExcluir
  6. Olá Andréia, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler essa trilogia, a série ainda não assisti por falta de tempo, então o pouco tempo que tenho eu prefiro ficar lendo. Adoro livros e séries de ficção (sci-fi), a sua resenha só me fez ter mais vontade de ler, de ter as obras. Bjusss

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada pela série de tv, então realmente ia começar a leitura super empolgada. hahahaha :P
    Adoro a premissa, mas é bom saber que a leitura é um pouco diferente. Fiquei ainda mais curiosa para conferir! Que bom que já tem o terceiro livro lançado!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andréia!
    Lembro de ter ficado bem curiosa com a série de TV na época em que o primeiro trailer saiu, mas ironicamente, até agora, mesmo nunca tendo conferido realmente a versão da TV, não sinto qualquer vontade de ler os livros; sci-fi é um gênero que só entra na minha pilha de leitura se algo a mais da história me chamar a atenção, o que infelizmente não é caso de The 100, mas que bom que, apesar das baixas do segundo livro, você gostou deste terceiro e de sua conclusão como um todo!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo