13.6.16

[Resenha] A Fúria e a Aurora :: Renée Ahdieh

A Fúria e a Aurora #1
Autora: Renée Ahdieh
Editora: Globo Alt
Páginas: 336
Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada. Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado. Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado. Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.
Antes de começar, preciso falar que não consigo colocar em palavras a minha felicidade desse livro finalmente ter sido traduzido! Eu li A Fúria e a Aurora no começo do ano em inglês e foi o melhor retelling de uma história antiga que eu já li na vida. <3



A Fúria e a Aurora conta a história de um rei que já tem um tempo se casa com uma menina diferente a cada dia e a mata ao amanhecer do dia seguinte com uma corda no pescoço. O rei de 18 anos, Khalid, escolhe as meninas aleatoriamente e, uma vez que selecionadas, elas não conseguem mais escapar. Por causa disso, ele é visto por todo o reino como um monstro, uma aberração.

O livro conta a história de Sherazade, que teve sua melhor amiga morta pelo rei há poucas semanas e, por causa disso, resolve se voluntariar para ser a próxima noiva dele. Com muita raiva e determinação, Shazi tem um plano para sobreviver mais do que uma noite e poder analisar melhor sua situação e finalmente matar o rei de uma vez por todas.

Quando sua primeira noite com o rei finalmente chega, Shazi finalmente está sozinha com o rei e, para prender a atenção dele nos momentos que antecedem o amanhecer, ela começa a lhe contar uma história mágica de um reino diferente. O rei fica muito interessado na narrativa da menina e, quando o sol finalmente chega, ela pausa a história exatamente no clímax, alegando que só iria terminar a história na noite seguinte.

O rei, muito intrigado com essa menina e também muito curioso com a história, decide poupar Shazi por mais uma noite, fazendo assim com que ela seja a primeira mulher a sobreviver mais do que um dia no palácio. Os dias vão se passando e Shazi vai iniciando novas narrativas e as pausando sempre antes do amanhecer para ganhar tempo e planejar sua vingança.

Porém, uma vez dentro do palácio, ela começa a perceber que nem tudo é exatamente preto no branco e que as coisas não necessariamente são como ela imaginava uma vez. Ela agora fica obstinada a descobrir todo e qualquer segredozinho que ronda esse palácio.
"Algumas coisas existem em nossas vidas por apenas um breve momento. E nós precisamos deixa-las ir para iluminar outro céu."
Shazi é uma personagem incrível e muito bem desenvolvida. É daquelas mulheres com a cabeça muito bem formada e opiniões fortes. Além disso, ela tem a mania de falar o que pensa sem medir muito as consequências, o que a torna muito diferente das outras mulheres de sua sociedade. Ela também foi muito bem treinada no arco e flecha e tem plena capacidade de se defender sozinha.

E Khalid, o rei, tem um jeito muito diferente dos outros personagens principais de livros jovens adultos. Por causa de todo o mistério que envolve sua posição, ele se torna um personagem muito interessante e faz com que o leitor não queira largar o livro para entender afinal o que acontece na história.

O romance do livro também progride em uma velocidade nem tão rápida como amor a primeira vista e nem tão demorada. Renée Ahdieh tem uma escrita muito bonita e as descrições de cenários, comidas e sentimentos vão te deixar maravilhado e te transportar para um reino muito, muito longe.
"O que você está fazendo comigo, sua praga de menina?" ele sussurrou.
"Se eu sou uma praga, então você deveria manter distância, a não ser que você planeja ser destruído."

"Não." As mãos dele desceram para a cintura dela. "Me destrua."
  
A Fúria e a Aurora é um retelling do clássico As Mil e Uma Noites, com uma pitadinha extra de magia e muito, mas muito romance. É um exemplo muito bom de como um retelling deve ser: manter as características originais da narrativa, mas dar um toque especial que envolve o leitor ainda mais.



Para quem não sabe, é do livro As Mil e Uma Noites que surgiram histórias como Aladdin, Simbad e Ali Babá. Essas são as tais histórias que a Shazi conta para o rei durante a noite e que fazem parte do folclore árabe. Na versão original, é possível ler todos esses contos e muitos mais; e no retelling aqui em questão também somos introduzidos a algumas dessas histórias.
"Amor é - uma sombra do que eu sinto."

O livro é um lançamento da Globo Alt e chegou aqui no Brasil com a capa azulzinha e esverdeada lá de cima. Eu li esse livro já tem um tempo na versão em inglês. É um pouco complicadinha por causa de descrições de cenário e comidas, mas acho que vale a pena investir pra quem se interessa. Além disso, na minha opinião, a capa vermelha do meu livro combina mais com a história e a narrativa em si. Além de ser uma edição maravilhosa, achei que representou bem a história.

O segundo livro da duologia, The Rose and the Dagger (A Rosa e a Adaga, livremente), acabou de ser lançado nos EUA e estamos super ansiosas para que ele chegue logo aqui no Brasil! <3

E para quem tiver interesse na obra tá tendo SORTEIO de um exemplar no nosso instagram (@blogstarbooks), para conferir ''clique aqui'', as inscrições estão abertas até o dia 26/08.

6 comentários:

  1. Que história diferente! Eu simplesmente fiquei encantada e com vontade de descobrir mais sobre esse reino e sobre os personagens! Adorei sua resenha.
    Beijo grande,
    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir
  2. Oi, como vai?

    Não conhecia o livro, nem o autor, mas fiquei encanta pela história e motivada a descobrir mais sobre os personagens. E minha curiosidade foi aguçada pela sua brilhante resenha, parabéns! Já está anotado na minha gigantesca lista de leitura. Fico feliz em saber que tenha curtido a leitura, espero gostar tanto quanto você. Obrigada pela dica!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  3. Gente!
    Super diferente a premissa desse livro. Fiquei bem interessada!
    Tá que não consigo imaginar como a protagonista foi se apaixonar por alguém desse jeito, mas tudo indica que ele tem "bons motivos" para ser como é. Ah, e protagonista mulher forte e que não precisa de ninguém pra defender: AMO <3
    Adicionei na minha lista de desejados!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  4. BenzaDeus que tu me esclareceu que tem outro,pq acabei de ler e quase tive um treco aqui.

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Amei a capa brasileira, talvez por eu amar azul prefira ela, e quanto a trama eu só posso dizer que fiquei encantada, é sensacional e estou mais que disposta a ler esse livro, assim que conseguir um tempinho na minha agenda e uma grana vou comprar para ler.
    Como sempre, adorei sua resenha.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Tenho visto falarem tanto desse livro, mas até ler a sua resenha eu não havia sentido vontade de lê-lo, mas já tratei de adicionar à minha wishlist. Adoro releituras e fiquei feliz por você ter dito que a autora se saiu muito bem nesse quesito então espero gostar também ^^
    Beijos

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo