controles do slide

15.10.19

[Resenha] Confissões de uma Garota Linda, Popular e (secretamente) Infeliz :: Thalita Rebouças


Confissões de uma Garota Linda, Popular e (secretamente) Infeliz - Confissões #3
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Nesta sequência da série iniciada com Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática e seguida por Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado, vamos agora conhecer a história de Valentina, a “vilã” da turma de Tetê e Davi. Com uma complicada história familiar e muitos traumas, Valentina vai contar o seu lado e mostrar por que age como age. Fofocas, intrigas, disse me disse e muito mais na nova aventura dessa turma de adolescentes que conquistou os fãs de Thalita Rebouças.

Se a Thalita Rebouças ainda não tem seu coração, deixa eu te apresentar o terceiro volume dessa série, que é a minha favorita da autora, para te mostrar como a literatura jovem nacional não deve ser ignorada.

Tida como a "vilã" dos volumes anteriores da série, o novo livro de Thalita Rebouças conta a história de Valentina, seus dramas pessoais e porque a menina toma determinadas atitudes.

No último ano do ensino médio, a menina sofre uma pressão grande da família sobre sua escolha de carreira. Ela mora em casa com os pais e a avó - apesar de o pai não ser muito presente em sua vida, pois viaja muito à trabalho. Por sua classe social ser mais alta, a família de Valentina espera que ela siga uma profissão de prestígio, mas a grande paixão de sua vida é moda.

Em uma tentativa de fuga de todo o drama familiar, ela se inscreve em diversos cursos e - pasmem! - faz terapia. Entre essas atividades, Valentina acaba participando de um curso de teatro, que é justamente onde grande parte da sua vida e de suas aventuras vão se desenrolar. Ela vai ser obrigada a passar bastante tempo com a atual namorada de seu ex, e tem a chance de conhecer novas pessoas em sua vida: uma nova amiga de uma realidade completamente diferente da sua e que tem bastante para ensinar para Valentina e, finalmente, o começo de um novo romance - um menino de intercâmbio que vai mexer com seu coração.




Na verdade, Thalita Rebouças fez um ótimo trabalho mostrando pra gente que toda história tem dois lados e que por aqui vale aquela máxima: nunca julgue alguém apenas pela aparência porque cada um luta sua batalha individual da qual a gente nem faz ideia.

Ela dá uma repaginada em uma personagem que a gente já tinha visto em outras narrativas como sendo a vilã e uma pessoa relativamente detestável. Porém, a vida de Valen também não é toda a perfeição que os colegas imaginam (aliás, longe disso) e admito que criei certa afeição por ela - é o tipo daqueles jovens que você tem vontade de abraçar e guiar pelo caminho certo, dizendo para que não se preocupe, tudo vai acabar bem. A autora pinta a personagem principal finalmente como um humano normal: com erros e acertos, defeitos e qualidades; e é muito refrescante ver personagens mais tridimensionais em livros jovens.

O livro também trata de problemas muito reais. Além de amizades mais sinceras e relacionamentos mais maduros, sinto que, antigamente, alguns temas eram apenas ignorados na literatura jovem e que a maioria das pessoas simplesmente fingiam que eles não existiam. Agora, Thalita Rebouças consegue acertar a mão em tópicos complicados, como bulimia, para um público jovem e que também pode ajudar muitos pais em relação a situações parecidas.

Também achei bastante importante a menção à terapia, que não é feita com tanta frequência quanto deveria em livros jovens. Acho importante propagar a ideia de procurar ajuda profissional em situações de crise, principalmente em uma fase tão difícil na formação de um adolescente.

Em relação à diagramação, vou fazer um ode à Editora Arqueiro e a toda a diagramação dessa série. Em primeiro lugar, acho o conjunto de livros muito fofo de ver. Em segundo, acho MARAVILHOSO que todos os livros combinam sem perder suas identidades particulares. Em terceiro, a parte interna desse livro também ficou memorável: como o tema desse volume gira em torno de moda, além de termos várias mensagens que os personagens trocam, também vemos parte dos cadernos de Valentina. O que, no primeiro volume, eram as receitas da Tetê e, no segundo, eram os mapas astrais do Davi, agora foram substituídos pelas anotações de moda da Valen e eu não poderia estar mais apaixonada por isso!



Se quiser saber um pouco mais sobre os outros livros da série, eles também já tem resenha aqui no blog: Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, e Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado.

Para mim, Thalita Rebouças já se tornou uma autora indispensável da literatura jovem nacional e essa série tem grande parte do meu coração. Espero que ainda possamos continuar a explorar mais personagens com personalidades e características tão distintas desse mundo que mais parece minha adolescência do que um livro de ficção.

comentários pelo facebook:

9 comentários

  1. Primeiro, que resenha MARAVILHOSA!!
    Segundo, nunca li nada da Thalita, mas vou dar uma chance e ler cada um dessa coleção! <3

    ResponderExcluir
  2. Gosto da escrita da Rebouças e já tinha visto esse livro e ficado interessada por causa da minha filha. Ela falou que quer ler e adoro quando fazemos leituras juntas para depois discutir sobre!

    Não leria sozinha,não é meu estilo, mas com a filha a coisa muda de figura!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ahhh, eu li os outros dois livros da série, e sou completamente apaixonada. Desde que vi esse lançamento estou louca por ele, mas ainda não consegui comprar. Amei a resenha!!!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. eu quero muito ler o livro do garoto nerd, fiquei sabendo mais a fundo sobre ele e fiquei apaixonada.
    Eu nunca li nada da autora, mas por falta de tempo mesmo porque os livros já estão na minha tbr faz muito tempo, adorei sua resenha, deu até um quentinho na alma e eu adoro gente que escreve pros jovens, eles merecem o mundo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Nossa, eu cresci lendo a Thalita, mas hoje faz tempo que a li, uns quatro anos. Sou doida para ler essa nova série dela, especialmente o primeiro, que, pelo que entendi, tem a ver com homossexualidade e acho que tem tudo pra me agradar. Quanto a este, acho ótimo ver a versatilidade da autora em falar sobre juventude, fiquei interessada na leitura porque acho que é um drama muito real e bem relacionáveis com os jovens de hoje em dia. Adorei a resenha e obrigada pela dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Achei super legal a autora dar voz à vilã dos livros anteriores, mostrando que ela tem um outro lado. Fiquei bem animada para ler esse e também os livros anteriores pelo seu post.

    ResponderExcluir
  7. Estou com esse livro aqui e não vejo a hora de ler, quero conhecer mais sobre a Valentina e ver como as coisas se desenvolvem, eu amo a autora e sei que vou gostar da leitura

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto tanto dessa autora.
    Carismática, divertida e adoro acompanhá-la nas redes e eventos.
    Eu ainda não li esta, mas li os anteriores e adorei demais
    Agora com sua resenha fiquei ainda mais curiosa

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho tanto curiosidade de ler algo da Thalita! Ela parece ter uma escrita tão divertida e saber que neste livro ela mostra que toda história tem dois lados, me deixou mais curiosa para conhecer. Já quero!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas