22.6.17

[Resenha] Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado :: Thalita Rebouças

Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos. Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto. No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro. A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.
Se você já leu a minha resenha de Confissões de uma garoto excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, você já deve saber que eu virei muito fã dessa série e da autora desde quando li o primeiro livro.


Enquanto o primeiro livro foca na história da Tetê, o Confissões de um garoto vai contar a história de um personagem muito fofo que a gente já conhecia do primeiro livro: o Davi. Ele foi um dos primeiros e melhores amigos da Tetê e eu tenho que admitir que, desde o primeiro momento, eu sempre quis que as coisas dessem certo para ele, mas como ele não era o principal, a história dele foi deixada como secundária mesmo.

Agora, inspirado pelo romance de Tetê com o seu irmão mais velho, Davi finalmente vai ter uma chance no amor. Ele resolve fazer um curso que lhe interessa bastante sobre astrologia. Assim, ele vai aperfeiçoando seus conhecimentos e fazendo análises das personalidades das pessoas baseadas em seus signos. É no meio desse curso que ele conhece uma menina chamada Milena, que logo vira muito amiga de Davi e que vai causar um grande revira volta nessa história toda.


Não quero falar muito mais sobre a narrativa para não dar spoilers, mas posso prometer que Thalita Rebouças sabe prender o leitor como ninguém e vai te surpreender de uma forma que você nem estava esperando ao começar o livro - além de fazer você ter vontade de adotar o Davi como seu novo melhor amigo.

Se tem uma coisa que eu gosto muito na escrita da autora é a construção dos personagens secundários. Acho incrível que ela faça com que o leitor se importe com eles tanto quanto se importa com os principais, já que eles sempre são muito bem pensados e também possuem vida própria fora da narrativa principal - o que faz muito sentido, mas poucos autores são capazes de fazer. Por isso, fico imaginando aqui (de dedos cruzados) se ela não faria um terceiro livro pra essa série com um ponto de vista do Zeca, que já apareceu no primeiro e eu só amei ele mais ainda no segundo livro!

O primeiro livro que eu li da Thalita Rebouças foi justamente Confissões de uma garota e eu admito que me surpreendi muito tanto com a narrativa, quanto com a própria escrita da autora. E esse segundo livro não deixou a desejar: continuo achando que ela trata de temas muito importantes para jovens de uma forma bem leve e descontraída. Muitas vezes, me pego rindo de verdade lendo os livros dessa série e recomendo muito para quem quer alguma coisa engraçada de verdade. 

Além disso, também gosto muito da formatação que a Arqueiro fez nesses livros. Acho que eles conseguem combinar muito bem a diagramação interna com o público alvo dele, que são os adolescentes. Ao passo que no primeiro livro, nós tínhamos receitas que a Tetê preparava, nesse segundo, nós podemos ver os posts do blog do Davi e também todas as análises dele de pessoas de acordo com os signos delas e aprender um pouco mais sobre astrologia - o que eu achei incrível!


Mesmo eu provavelmente já tendo passado dessa fase de adolescência, ainda adorei muito o livro e indico ele tanto para os jovens quanto pra quem é mais velho e quer dar umas boas risadas lembrando de situações que você mesmo passou algum tempo atrás. Além disso, é um livro sobre ser jovem, sobre encontrar seu lugar no mundo e sobre poder fazer o que te deixa feliz. É um livro incrível que me fez ter mais respeito ainda pela Thalita Rebouças.


12 comentários:

  1. Ola
    Esse livro deve ser muito especial e com uma leitura super rápida, como posso compreender nas impressões que venho lendo a respeito. A autora se destaca bastante e não tenho dúvida de que deve ser uma leitura proveitosa, por mais que ja tenhamos passado dessa fase né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Achei ótima tanto a resenha como as fotos,me parece ser uma leitura bem teen,já ouvi falar muito do primeiro livro,mas nunca li,aliás nunca li nada da autora, mas é por falta de oportunidade mesmo,quem sabe um dia isso não mude?!

    ResponderExcluir
  3. Hey!!

    Não sou muito fã da Talita, mas essas duas publicações têm de deixado bem curiosa, ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma, espero poder conhecê-las em breve.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Apesar de sempre ter uma certa curiosidade com os livros da Talita, acabo sempre os deixando de lado, pois, já passei da fase adolescente. Porém, ao ler sua resenha me animei bastante a ler, pois, você também passou da faixa etária e gostou mesmo assim.
    Achei muito interessante o fato da autora dar a mesma importância para os personagens secundários, pois, dessa forma a leitura fica muito mais coerente e interessante.
    Vou anotar a dica...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna,
    te entendo completamente. Também já passei bastante da idade do público alvo dessa série, mas nem por isso minha euforia é menor que a de um adolescente, amo ler essas histórias juvenis, que se apresentam com uma leveza apaixonante, mesmo os dramas tão semelhantes aos que já vivemos são bons de ler e quem sabe recordar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Ainda não conheço os livros da autora mas, só de saber esse capricho que ela tem com os personagens secundários, fazendo com que o leitor se importe com os mesmos, eu já quero ler! Ainda que seja um livro adolescente, eu achei a trama bem interessante e já quero ver essas análises do personagem feitas pelo signo. Não acredito muito nessas coisas mas acho super interessante, então! rs
    Amei sua resenha!! Sugestão de leitura anotada ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna, eu sempre tive muita curiosidade para ler os livros da Thalita, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade. Confesso que sempre achei que era bem adolescente mesmo e que não iria me interessar por conta disso, mas curti a sua resenha e quero muito ler...
    Sua resenha me aguçou kkk

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem?
    Pelas fotos e pela resenha, ja me conquistou! O livro parece ser de facil leitura pela diagramação belíssima 😍

    ResponderExcluir
  9. Hey Bruna,
    Adorei sua resenha e as fotos. Fiquei contente por você ter curtido esse e o primeiro livro. Infelizmente, a Tetê não me convenceu e achei a Thalita infeliz por ter escrito.
    A ideia de o irmão do Davi ter se inspirado é legal, mas prefiro não arriscar no momento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu adorei a resenha, parece ser um livro muito divertido, amei ter toda essa parte de signos.

    Beijos
    Leitora Dramática
    http://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito curiosa para ler esse livro desde que a Thalita veio por aqui lança-lo, haha! Ainda não li o primeiro também, mas saber que a narrativa vai além na vida dos personagens. E que legal, ele tem um blog, haha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Ah adorei a resenha, estou com esse livro em mãos, mas ainda não tive tempo pra ler.
    Eu gosto muito da escrita da autora, ela sempre foi a rainha da minha adolescência!
    Um beijo.

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo