5.9.16

[Resenha] Socorro, meu vídeo bombou na internet! :: Marni Bates

Socorro, meu vídeo bombou na internet - Smith High #1
Autora: Marni Bates
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 320
Ela era uma aluna dedicada e invisível... até viralizar na internet.
Mackenzie Wellesley é o tipo de aluna em que as pessoas só reparam quando precisam de ajuda com o dever de casa. Isso é, até que ela sem querer mandar um jogador do time da escola escada abaixo com um golpe acidental de sua mochila e faz uma desastrosa tentativa de reanimação por massagem cardíaca. Antes do fim do dia, todo o fiasco vai parar no YouTube. E quando Mackenzie se dá conta das dimensões do acontecido, já é tarde demais: o vídeo do incidente se tornou uma sensação na rede, com mais de 4 milhões de visualizações. Agora, levada por um redemoinho de astros do rock, paparazzi e roupas de grife grátis, Mackenzie precisa descobrir um jeito de conciliar esse caos à sua vida de garota normal. E quando começa a receber até mesmo olhares do cara mais popular do colégio, ela percebe que essa fama pode ser bem interessante...
Mackenzie é um adolescente de 17 anos esquisita, todos sabem disso, inclusive ela e essa situação só ficou mais óbvia quando a mochila dela atropela um dos Notáveis, apelido usado para se referir aos populares e nessa pirâmide social ela se auto-denomina como Invisível; Mackenzie manda o rapaz escada a baixo e o vê caído e ela só consegue pensar que ela precisa ajudá-lo! E como é mesmo que se faz massagem cardíaca? Bora tentar ressuscitar o coleguinha! Só que o dito cujo estava muito bem e tentava, sem sucesso, se libertar de Mack que sem perceber o imobilizara, ela só se dá conta dessa situação quando assiste ao vídeo da sua cena de ''salvamento'' após o mesmo ter viralizado e ter atingido um nível impensável de visualizações.

Depois que Mack se torna uma sensação do youtube, a fama bate a sua porta e ela passa de uma garota que tentava não chamar atenção para uma ícone pop usuária de roupas de grifes da noite para o dia, e com essa situação alguns momentos agradáveis e vários desagradáveis lhe acometem e ela terá que bolar um jeito de lidar com suas aulas, novas amizades, relacionamentos e uma dose de rock and roll e várias doses de vergonha alheia e descobrimento, e talvez Mackenzie descubra que afinal de contas ela não seja tão esquisita quanto presumira.

Mack é uma garota muito nerd e por ela tudo bem, ela tem metas trassadas e sabe o que é preciso para alcançá-las, por exemplo, para conseguir um financiamento/patrocínio para a faculdade ela sabe que tem que estudar muito e se dedicar em ter um currículo escolar impecável, ela é muito inteligente e em certos momentos chega a ser intimidante para os seus colegas, e para ter dinheiro para o seu MacBook, então essa fama repentina a deixa consternada e sem saber ao certo qual o próximo passo e se tudo o que ela trassou para a sua vida será modificado por conta do vídeo.

Os personagens desse livro são ótimos, Mackenzie com suas neuras e dúvidas existenciais são interessantes e divertidas, ela está se descobrindo e foi legal ver a personagem amadurecer e se tornar confiante e mais expressiva, e os personagens secundários não ficam para trás, os amigos da Mackenzie são ótimos e protagonizam várias cenas, eles são tão marcantes que serão os protagonistas dos próximos livros da série; e claro, há o interesse romântico da protagonista, que é a cereja do bolo para as confusões em que Mackenzie se mete.

O livro também aborda a influência das mídias digitais, tanto para o bem quanto para o mal e a sua capacidade de distorcer uma estória. Marni Bates também abordou vários assuntos da cultura pop de uns 5 anos atrás, como o auge da fama do Robert Pattinson, ator da saga Crepúsculo, Susan Boyle, cuja fama foi criada em grande parte graças as mídias sociais, entre outros tópicos que a autora consegue encaixar com sucesso na trama.

Socorro, meu vídeo bombou na internet! a primeira vista seria um livro que eu não compraria, julgando pela capa e sinopse parece render clichês, então quando recebi a news da editora para eu solicitar livros a serem resenhados resolvi dar uma chance ao livro da Marni Bates e me surpreendi positivamente! A autora escreve um YA delicioso! Socorro, meu vídeo bombou na internet! é um livro engraçado e que me deixou nostálgica com relação aos livros da Meg Cabot, pois pela premissa eu senti uma certa familiaridade e para aqueles que gostam dos livros YA da Meg, Socorro, meu vídeo bombou na internet! é uma ótima leitura. 

Socorro, meu vídeo bombou na internet! é um livro leve e engraçado, narrado em primeira pessoa, sendo impossível não rir durante várias passagens e até sentir aquele momento awkward de vergonha alheia. É um livro perfeito para te tirar de uma ressaca literária e é garantia de entretenimento, daria uma ótima adaptação para um filme sessão da tarde. Para quem já leu o livro ''A Música que Mudou a Minha Vida'', da Robin Benway, Socorro, meu vídeo bombou na internet! tem a mesma vibe e com certeza agradará aos fãs do primeiro livro citado.

1 comentários:

  1. Amei a resenha! O livro parece ser super divertido. Queria lê-lo agora mesmo. ^^
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo