2.11.16

[Resenha] Winter :: Marissa Meyer

Winter - Crônicas Lunares #4
Autores:   Marissa Meyer
Editora: Rocco
Páginas: 688
Skoob  | Goodreads | Compare e Compre
Bestseller do The New York Times, a série Crônicas Lunares conquistou os leitores com sua releitura high-tech de contos de fadas tradicionais. Depois de Cinder, Scarlet e Cress, inspirados, respectivamente, nas histórias de Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel, Marissa Meyer entrega a eles o último capítulo da série, em que reconta a história de Branca de Neve com tintas distópicas. Na trama, a princesa Winter vive subjugada por sua madrasta, Levana, que inveja sua beleza e não aprova os sentimentos da jovem pelo amigo de infância e belo guarda real Jacin. Mas Winter não é tão frágil quanto parece, e, junto com a ciborgue Cinder e seus aliados, a jovem princesa é capaz de ini¬ciar uma revolução e vencer uma guerra que já está em andamento há muito tempo. Será que Cinder, Scarlet, Cress e Winter podem derrotar Levana e encontrar seus finais felizes?
Por favor NÃO LEIAM a partir daqui caso não tenham lido os outros livros da série, são muitos spoilers e não posso me responsabilizar por tirar tantas surpresas da trama, então caso tenham se interessado e ficado curiosos e todo o resto a resenha do primeiro livro, Cinder, está aqui. Dito isso vamos a resenha deste livrinho maravilhoso!!!


O quarto e último livro da saga segue o mesmo ritmo dos outros já apresentados anteriormente. Logo de início Marissa Meyer nos apresenta a protagonista que dá nome ao livro, Winter, e percebemos que o foco mudou um pouco, pois agora temos a enteada de Levana narrando os acontecimentos direto da cova do leão em Luna.

- O reinado de Levana está chegando ao fim. Eu voltei para recuperar o que é meu.
A jovem princesa foi criada na corte lunar e muitas vezes discordou das táticas de sua madrasta, contudo não é como se ela pudesse fazer algo para mudar o panorama geral, então ela sempre fez o possível. Parou de usar seu dom assim que descobriu o quão forte ele poderia ser, apesar de agora sofrer as consequências da loucura lunar, sempre que possível bancou a afilhada mimada e salvou vítimas dos castigos sem sentido de sua madrasta e sempre foi boa com todos que julgava merecerem seu melhor lado e principalmente, sempre ficou nas sombras o máximo possível, escondendo sua beleza.

Entretanto nada disso basta e Levana continua a se sentir incomodada com a afilhada e as coisas só pioraram depois do sequestro do Imperador Kaito por Cinder, a rainha está irritadíssima e qualquer coisa é motivo para mortes e torturas, Winter odeia tudo isso.

Então quando Jacin é poupado da morte após ter sido considerado inocente dos ataques ao lado de Cinder - segundo Jacin, ele estava sendo controlado - as coisas começaram a esquentar para o lado da princesa, pois ela está feliz e feliz ela comete erros que colocam sua vida em risco e agora Jacin se vê com uma decisão horrível nas mãos, contudo ele tem uma ideia: Winter fugirá com Scarlet e juntas elas encontrarão Cinder, assim elas estarão seguras.

Ou era o que ele pensava, mas Jacin só se esqueceu que Cinder está no meio de uma rebelião em busca da reconquista de seu lugar de direito, o trono de Luna e agora está na hora de pôr um fim nessa história.

Assim como nos outros livros não podemos nos esquecer que Marissa Meyer não foca o foco narrativo em um único personagem e assim temos as mais variadas e diversas visões nesse último e maravilhoso livro. Todos os principais personagens que apareceram até agora tem sua vez nessa trama e isso contribuí de maneira massiva para o sucesso da trama, pois ao chegarmos ao fim nos sentimos completamente saciados e sem dúvidas.

Enquanto Winter está enfrentando e nos mostrando os problemas da corte e cuidando de Jacin e Scarlet, Cinder, Kai, Thorne, Cress, Lobo e Iko estão planejando uma maneira de se revoltar contra Levena e as chances não são boas, contudo há uma chance, apesar de ser perigosa.

Cinder precisa começara  rebelião de dentro para fora, ela precisa convencer o povo lunar de que ela é a sua verdadeira soberana e de que eles precisam ajudá-la a recuperar o trono, só assim as coisas de fato funcionarão. Levana é o tipo de tirana que precisa quebrar de dentro para fora ou então não quebrará. Dessa forma eles bolam o plano perfeito, Kai vai convencê-la de celebrar o casamento em Luna e Cinder e seus amigos vão entrar sorrateiramente no planeta e fazer o que é preciso.

Ela teve esperança de que o incidente fosse passar despercebido. Mas devia ter sabido. A esperança era a ferramenta do tolo.
Mas isso não se mostra tão fácil quanto ela pensou que fosse, assim que eles entram a rainha Levana está esperando por algo semelhante e então todos tem que correr por suas vidas, inclusive se separando e tornando as coisas mais complicadas, mas logo Cinder percebe - ao observar seu planeta - que basta uma faísca para que todos se juntem a sua causa, contudo ela está pronta para ter sob sua responsabilidade tantas vidas? 


E não vou falar mais pois acredito que uma das coisas mais gostosas a respeito dessa série é o fato de que podemos aos poucos ver as coisas desabrochando a nossa frente, tomando forma conforme nossas suposições e acelerando nossos corações, então não revelarei muito, não falarei dos ships, não comentarei as dores, não revelarei os minis ataques cardíacos, só vou dizer uma coisa: vale muito a pena.

Juro que fiquei com medo de não terminar como eu gostaria que terminasse: com as coisas resolvidas de maneira sensata e todas as pontas soltas amarradas, pois quem leu os outros três livros sabem que há muitas pontas soltas a serem amarradas, contudo Marissa Mayer fez tudo com maestria e de maneira tão deliciosa que nem vemos as quase 700 páginas passarem.

Todos tem voz e o livro inteiro é só ação, rebeliões em andamento, preocupações em fugir com vida, saudade dos amigos, sacrifícios para o bem maior, perdas dolorosas, descobertas amorosas e muitos momentos fofos e de tirar o fôlego! Não há pausa galera, nenhum minuto para respirar e tudo vai se desenrolando e enfim formando a teia que todos esperavam ver logo, só para chegar ao fim e bam! bam! mil coisas acontecerem de maneira que talvez nem todos esperassem.

Só posso dizer que foi um dos meus finais de saga favoritos, acabei me sentindo viva e feliz, com tudo no lugar e uma vontade louca de sair indicando e comentando pois foi Nossa! Que tiros foram esses minha gente?!, então não esperem e se preparem para começar a ler e não parar até ter terminado, respirem fundo, mergulhem e se encantem!


Postado por
Agatha

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo