controles do slide

27.1.17

[Resenha] O Boticário :: Maile Meloy

O Boticário #1
Autora: Maile Meloy
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 368
Skoob  | Goodreads | Amazon
Um remédio para tratar da saudade leva dois jovens a uma aventura em plena Guerra Fria. O ano é 1952, e a família Scott muda inesperadamente de Los Angeles para Londres. Janie Scott se sente desconfortável na nova escola, até que o boticário local lhe promete um remédio para tratar a saudade de casa. Mas a verdadeira cura só acontece quando conhece o filho do boticário, Benjamin, um menino curiosamente desafiante que sonha se tornar um espião. O pai de Benjamin, no entanto, não é um boticário comum, e, quando ele é sequestrado, cabe a Benjamin e Janie cuidar de seu livro sagrado, a Farmacopeia, pois espiões russos não veem a hora de colocar as mãos nele. Que segredos o livro contém? Descobrindo elixires transformadores que nunca imaginariam existir, Janie e Benjamin embarcam numa perigosa missão para salvar o boticário e evitar uma iminente catástrofe nuclear.
Alguns livros infantis contam uma história tão mágica e bem construída que imergem até os leitores mais adultos pra dentro de uma trama jovem que promete passar mensagens maravilhosas e fazer o público refletir. É o caso dO Boticário.



O livro conta a história de Janie, uma menina de 14 anos que mora em Los Angeles com os pais e leva uma vida tranquila desfrutando do calor da cidade. Em plena Guerra Fria, os pais de Janie se tornam suspeitos de serem a favor do comunismo, o que leva a família inteira a se mudar, de um dia para o outro, para a Inglaterra.
"Parece clichê, mas é verdade. Sair de Los Angeles para Londres em 1952 era como deixar um filme colorido e entrar em um em preto e branco."
Janie detesta Londres a partir do primeiro momento em que coloca os pés na cidade. Lá é uma cidade muito antiga, destruída pela guerra e muito, mas muito fria - tudo o que Los Angeles não era. Depois de um período de adaptação, Janie descobre que há um boticário na esquina de casa que lhe oferece  um remédio para a saudade que sente dos Estados Unidos.



Não muito tempo depois, ela conhece o filho do boticário na escola em que estuda. Benjamin é um menino confiante no que acredita, extremamente curioso e muito diferente de todos na escola. Janie e Ben logo se tornam amigos e o menino revela o grande segredo de sua vida: pretende se tornar um espião.

Ben leva Janie a diversos lugares e tenta ensinar à menina tudo o que já aprendeu. É no meio destes encontros que o pai de Ben é sequestrado por espiões russos, deixando com Ben apenas um livro imenso, chamado "Farmacologia". 

O livro contém segredos antigos sobre alquimia e, ao descobrir isso, as crianças usam do que aprenderam e embarcam em uma aventura de proporções épicas durante a Guerra Fria para resgatar o boticário.



Tenho que admitir que quando abri o livro pela primeira vez, eu não esperava nada demais. Porém, quando fui me aprofundando na leitura, vi que era um daqueles livros que tem muito mais a dizer do que a capa. Em meio a elixires transformadores da alquimia, a autora mostra um mundo que beira à magia mas que também mantém raízes no chão com a dura época semeada pela guerra. 

A escrita da autora cria uma narrativa na qual tudo parece possível e crianças podem combater espiões russos para resgatar um adulto. Aliado à um cenário de uma cidade devastada pela guerra, com racionamento de água e comida, arquitetura destruída e traumas inseridos na vida das personagens, o livro retrata com perfeição a época de guerra e até a magia com a qual todos os envolvidos desejam reconstruir seus mundos ruídos. 



A narrativa desenvolve muito bem todos os personagens, mesmo mantendo o tom de mistério durante a trama. Suas histórias de vida são apresentadas por vezes muito sutilmente, com o olhar de uma criança que não entende tudo do mundo ainda, mas sem perder sua devida importância. Os personagens principais são construídos com a inocência de uma criança, mas com a coragem e cumplicidade que raramente se vê em livros infantis.
"Ser adolescente é ser invisível, ouvir e interpretar coisas que não são, necessariamente, para serem ouvidas... porque, senão, como você deve descobrir o mundo?"
Outro ponto que me chamou muito a atenção é que a autora coloca diversas referências literárias dentro do próprio livros. Janie recebeu seu nome por causa de Jane Austen e Pip, um dos amigos de Janie e Ben, é muito semelhante ao personagens de Grandes Esperanças, de Charles Dickens. É quase como uma caixinha de surpresas!



O livro se difere de várias leituras infantis justamente por conseguir aliar temas tão pesados com mensagens importantes e uma pitada de história. Para quem está atrás de um livro que vá surpreender tanto com a aventura quanto com as mensagens, O Boticário é uma ótima dica. Além disso, este é apenas o primeiro livro de uma trilogia e eu mal posso esperar pela continuação!


comentários pelo facebook:

15 comentários

  1. Oiee, tudo bem?
    Apesar de já estar bem grandinha, ainda me pego lendo livros considerados "infantis", os "é pra criança", mas é encantador a mensagem que eles passam. As Crônicas de Nárnia mesmo, apesar de ser uma aventura e fantasia infantil, tem muitas lições que dá pra você pegar, coisas para se pensar.
    Gostei muito desse livro, O Boticário. Sua resenha me fez sentir vontade de explorar essas páginas e saber o que essas crianças vão aprontar kkk e me bateu a curiosidade : esse remédio de curar saudade é verdadeiro? Digo, dentro da história do livro? Aparecem outros remédios?
    Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna!
    Já estava curiosa para saber se era livro único, quando chego ao fim da sua resenha e vejo que é uma trilogia. O livro parece conter uma grande aventura, mas estou fugindo de livros que não sejam únicos.
    Adorei as ilustrações, o que deixa o livro mais lindo e chama atenção.
    Beijão! ^^
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Então, o que dizer de um livro que eu já amo mesmo o antes de ter o lindo kkkkk. Eu conheço e se livro por meio de um Instagram literária o que acompanho e já fiquei fascinado só pela sua sinopse, logo depois li algumas resenhas e me apaixonei de vez kk. Eu sou um fã assumido de livros infanto-juvenis e esse está no topo de minha lista de desejados kk. Acho a capa um coisa muito linda e a diagramação está um arraso. Ado rei a resenha, até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Leituras infantis que são ótimas leituras para qualquer pessoa: <3
    Bem que podia mesmo existir esse elixir contra saudade, né?
    A diagramação do livro está a coisa mais linda e que legal as referências ao mundo literário! É como se fossem livros dentro de um livro rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Gosto de livros que mesclem a realidade com a fantasia e esse com certeza parece fazer isso muito bem, mostrando essa parte decadente da guerra.
    A premissa é bem interessante e estou intrigada para saber mais sobre esses elixires e toda a alquimia envolvida na trama pelo fato de ter feito Química, que em teoria foi a evolução desse estudo milenar.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  6. Oiii! Acredita que nunca ouvi falar do livro? Todavia, achei linda capa. Fiquei bem interessada pela premissa, parece ser um ótimo livro. Beijos!

    Perdida em Histórias

    ResponderExcluir
  7. Eu só amei a leitura desse livro mais do que qualquer coisa. Os personagens são muito bem construídos, eu gostei demais de como a autora desenvolveu o enredo e tudo na história é muito encantador.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee Bruna ^^
    Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro, mas, confesso que no começo, quando o vi entre os lançamentos da editora, não esperava muito da obra. Parece ser incrível, e é tão bom quando o livro se mostra ainda melhor do que a gente imagina, né? Gosto bastante de histórias com personagens um tanto jovens e que têm tanto a contar. Fico feliz que gostou :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Antes de mais nada que livro lindo graficamente, amei as imagens que aparecem nas fotos. Gosto do tema, e achei interessante misturar espiões com a situação toda.

    ResponderExcluir
  10. Olá, interessante como o livor mistura essa dosagem de literatura juvenil com algo mais pesado e que faz o leitor refletir. Achei bastante interessante a diagramação do livro, e como a obra mescla vários informações, deixando o leitor ainda mais avido pela leitura. Já anotei a dica.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou muito de ler livros juvenis, pois são poucos os que conseguem me cativas. Mas pelo que parece que essa historia é uma daquelas que te envolve do inicio ao fim e te puxa para dentro da historia. Gostei muita da sua resenha e ela com certeza me convenceu a colocar o livro na minha listinha.

    ResponderExcluir
  12. Pela sinopse, não parece ser um livro infantil, mas a sinopse e a capa são maravilhosas. As ilustrações não deixam a desejar, são lindas!

    O livro parece de uma sensibilidade impar, tratando temas complexos aos olhos de crianças que ainda não entendem o lugar das coisas no mundo. Quero muito a obra, você me convenceu! huahuauah!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. oii tudo bem??
    Ameiiiiii o livro, que livro lindo, quero quero quero, adoro livros assim.
    E a resenha então deu um toque de vc precisa ter kkkk.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  14. Confesso que antes de ler a resenha sobre esse livro não esperava muito, mais só de saber que ele tem um cenário de guerra, logo vi que era daqueles que nos surpreende. Acho bom livros mais infantis passarem uma mensagem e esse parece ser ótimo, já que pelo visto foi bem conduzido, né? Enfim, que bom que a autora conseguiu narrar a história de uma maneira tão incrivel e tornou a trama bem mais interessante de ler e de se olhar também, afinal, o trabalho físico da editora - pelo pouco que vi- está de parabéns. Muito bonito mesmo.

    Beijos
    ventoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Boa noite! eu andava pela biblioteca " Benedito Leite" , procurando algum livro para ler. olhei o "O BOTICÁRIO" na prateleira, e comecei a ler. e sinceramente, não imaginei a maravilhosa história que ele continha.. amei, e espero ter a tricologia completa.

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas