controles do slide

12.8.17

[Livro + Filme] Stardust - O Mistério da Estrela

Stardust - O mistério da estrela
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Páginas: 280
Sinopse: Tristran ama a jovem mais bela do vilarejo de Muralha. Para ser correspondido, ele atende aos caprichos da moça e lha faz uma promessa quase impossível de cumprir. Uma estrela cadente que ambos vêem cair do céu valerá a mão de Vitória em casamento. A determinação de trazer a estrela para o vilarejo fará com que o rapaz burle todas as regras e siga para a Terra Encantada, onde supostamente a estrela está. Então Tristran se vê cercado por piratas voadores, gnomos guerreiros, bruxas esquisitas e sedentas por beleza e princesas do mal. Um mundo de magia está distante dele e tem início um conto de fadas surpreendente e nada convencional.
Neste lugar, os caminhos podem ser belos e sombrios, tristes e alegres, suspeitos e óbvios, mas sempre cheio de segredos. E todos, não só Tristran, estão em busca daquela que parece guardar a solução para todos os problemas do reino mágico. Acontece que a estrela está triste e sem esperança. O maior desafio do jovem apaixonado, então, será fazer a estrela brilhar novamente.

Stardust - o mistério da estrela 
Distribuidora: Paramount Pictures
 Diretor: Matthew Vaughn 
Sinopse: O jovem Tristan (Charlie Cox) tenta conquistar o amor da bela e fria Victoria (Sienna Miller) indo em busca de uma estrela cadente. A jornada o leva a uma terra esquecida e misteriosa, além dos muros da cidade. Porém Tristan não é único em busca da estrela cadente. Os quatro filhos de Rei de Stormhold (Pete O'Toole ) e o espírito de seus três filhos falecidos também estão atrás dela, assim como a feiticeira Lamina (Michelle Pfeiffer), que deseja usá-la para recuperar a juventude. Para enfrentar todos estes concorrentes Tristan precisará ganhar o amor da estrela, que se transformou numa garota chamada Yvaine (Claire Danes).


Tristran é como quase todo rapaz de uma cidadezinha pequena que dá origem a uma história, apaixonado pela menina mais bela e disposto e determinado a tudo para ganhar seu coração e ter seu felizes para sempre.

Assim Tristran faz uma promessa um tanto quanto impossível: ele trará a estrela cadente que caiu além da Muralha, lá na Terra Encantada, e assim terá a mão de Vitória em casamento. É algo que para a jovem parece tão improvável de ser realizado que ela acaba concordando com ele só para que Tristran vá logo para casa. Ela nunca imaginou que ele levaria aquilo adiante, nunca pensou que Tristran teria a coragem de atravessar a Muralha e ir atrás da estrela cadente.

Mas Tristran o faz, sob circunstâncias que o fazem questionar algumas coisas de seu passado, mas ele logo está do outro lado do vilarejo procurando por sua estrela. Porém Tristran não é o único interessado na luz que caiu do céu.

As três irmãs rainhas das bruxas estavam esperando esse evento há décadas e agora que uma estrela caiu elas farão de tudo para colocarem as mãos nela primeiro e assim conseguir mais décadas de beleza e poder. Há também os três príncipes herdeiros competindo pelo trono, que precisam encontrar a estrela para então ascender a posição de rei.

E em meio a tudo isso, e além dos perigos da Terra Encantada, até então desconhecidos ao jovem rapaz, ele descobre que a estrela é bem diferente do que ele imaginava. Caída do céu contra sua vontade e machucada, a jovem e bela estrela tem um humor insuportável e uma desconfiança ainda maior, e Tristran vai perceber que a maior dificuldade não terá sido encontrá-la, mas sim convencê-la a sorrir novamente.

Como toda trama de Neil Gaiman - e já deixo claro aqui que sou fã de carteirinha desse escritor maravilhoso - Stardust nos arrebata desde o primeiro momento.

Como muitos devem saber, há o filme Stardust - O mistério da estrela, lançado em 2007. Na época nem mesmo sabia que era uma adaptação de um livro, mas assisti com muito amor e favoritismo, tem uma pegada mágica ao estilo Nárnia que me encanta e me faz querer assistir sempre de tempos em tempos.
Mas já digo aqui que o livro e o filme apesar de serem muito semelhantes e terem um fundo comum para se basearem não são iguais e eis a graça e minha recomendação de que vocês podem ler e assistir sem maiores problemas e amando os dois de formas iguais e diferentes. Confuso? Vou explicar.

No livro temos uma narrativa que começa muito antes do início da trama principal - que é a que ganha foco no filme -, assim vemos coisas que até então eram desconhecidas por nós. Além de que no livro temos a narrativa de um modo amplo que coloca tudo e todos como protagonistas - isso é algo que o Neil sempre faz e que torna sua maneira de narrar única e difícil de explicar, é quase como se o mundo fosse o protagonista e os personagens seus fatos... - nos levando assim a ter visões que não vemos no filme.

Outra grande sacada foi a maneira "a la contos de fadas" com que Neil Gaiman tece sua estória. Com todos os elementos de um bom conto encantado, mas todas as partes sombrias e mais perigosas que vemos no mundo da magia mas não nos contos da Disney, Neil nos leva por terras com seres bons, poderosos, maus, interesseiros e dispostos a muitas coisas pois são muitas coisas.

Coisa que não temos no filme, uma vez que encontramos uma trama épica com toques de romance e ação e muito menos "terror sombrio" do que vemos no livro, afinal quem já assistiu ou leu Coraline sabe bem que ser uma história para crianças não faz Neil Gaiman refrear o medo que pode nos causar.

No fim foi uma leitura rápida, gostosa e cheia de sentimentos que me levaram ao passado e me fizeram flutuar. O que posso dizer é que quem nunca leu nada de Neil Gaiman precisa urgentemente mudar essa situação - obrigada um milhão de vezes a Rocco por traduzir de maneira tão linda esses livros dele, então não parem! - , afinal este é um nome muitíssimo importante na literatura fantástica e que - amém por isso - vem ganhando destaque e peso por um motivo bem sincero: ele merece.


Confira o trailer da obra:

Postado por
Agatha

comentários pelo facebook:

Nenhum comentário

Postar um comentário

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas