controles do slide

16.10.17

[Resenha] Órfão X :: Gregg Hurwitz


Órfão X - Evan Smak #1
Editora: Planeta
Autora: Gregg Hurwitz
Páginas: 336
Skoob  | Goodreads | Amazon
Quando garoto, Evan Smoak foi recrutado no orfanato onde vivia para fazer parte de um programa americano ultrassecreto. Rebatizado de Órfão X, ele foi treinado para ser um exímio assassino e enviado aos piores lugares do mundo para missões que ninguém mais conseguia executar. Depois de longos anos de atividade, Evan deixa o programa e usa as habilidades de agente secreto para “desaparecer” e viver para um único propósito, agora sob o codinome de “Homem de lugar nenhum”: salvar e proteger pessoas pobres e indefesas como ele havia sido. No entanto, seu passado de matador sangrento passará a assombrá-lo e também a seus protegidos. Alguém tão bem treinado quanto ele – talvez um ex-colega de programa?– está na sua cola, para tentar eliminá-lo.

Órfão X é uma obra que parte de uma premissa assustadora: o treinamento de crianças e jovens para se tornarem assassinos perfeitos. O prólogo é narrado em terceira pessoa e se passa em East Baltimore, quando Evan, um jovem de 12 anos de idade, passou pelo recrutamento e seu mentor é Jack Johns.



Agora, Evan é Evan Smoak, um homem com trinta e poucos anos que tem sua fortaleza sitiada em Los Angeles. Digo fortaleza porque seu apartamento no prédio Castle Heights é exatamente isso: uma fortaleza. Portas reforçadas, janelas blindadas, cômodos secretos, saídas de emergência estratégicas e muito mais.

Evan é um homem solitário que tenta evitar a todo custo os moradores frenéticos que são os seus vizinhos. Afinal de contas, ele deserdou do projeto onde foi treinado por anos a fio e as pessoas que o conhecem, o chamam de "Homem de Lugar nenhum". Quando você tem um problema sério, aquele tipo de problema que coloca a sua vida em risco, você faz uma ligação. Uma ligação para uma pessoa que é vista como lenda urbana, o "Homem de Lugar nenhum".

Cada vez que Evan ajuda uma pessoa, ela tem que passar o número para a próxima missão de Evan. Dessa forma, ele consegue ajudar uma pessoa por vez e checar a origem e veracidade de suas histórias.

Evan recebe a ligação de Morena Aguilar, uma garota de 17 anos de idade que está preocupada em salvar sua irmãzinha de 11 anos do mesmo destino dela. Uma missão difícil e extremamente perigosa. Quando essa missão termina, Evan precisa de um tempo para reencontrar seu equilíbrio. Não que seus vizinhos façam ideia disso. Ida Rosenbaum, do 6G encurrala Evan no elevador sempre que pode, para fazer observações precisas e reclamar sobre a associação de moradores; Mia Hall do 12B é uma mãe solteira que tem um filho de oito anos de idade, o Peter, que decidiu tornar Evan o seu melhor amigo.

Só que a ligação seguinte chega cedo demais e começa a levantar suspeitas, pois as informações começam a divergir. E ele não consegue encontrar seu último salvamento para confirmar suas dúvidas. Quando Evan recebe a ligação de Katrin White, algo está diferente. A história de Katrin começa a se desenvolver até um ponto em que tudo sai do controle de Evan e ele realmente gosta de ter o controle da situação...

A trama mescla o passado de Evan, do seu treinamento até o momento de sua deserção, explicando ao leitor todo o seu crescimento como pessoa e como agente secreto com o momento, onde ele tenta equilibrar sua vida no condomínio com a sua identidade de "Homem de Lugar nenhum".

Órfão X é um drama com altos níveis de tensão. É uma trama muito bem desenvolvida que tem como protagonista um homem solitário, que está desesperado por contato humano, mas ao mesmo tempo sabe que precisa se manter isolado para não colocar em risco ninguém. Os personagens são reais e passam por situações difíceis, o que torna muito fácil para o leitor se identificar com eles.

A premissa da história é sensacional. O trabalho editorial foi muito bem feito e a capa chama a atenção. Algumas das regras de sobrevivência de Evan Smoak:
"1ª - Não presuma nada; 3ª - Domine o ambiente à sua volta; 4ª - Nunca leve para o lado pessoal; 7ª - Uma missão de cada vez; 9ª - Jogue sempre no ataque; 10ª - Nunca deixe um inocente morrer; 12ª - Os fins justificam os meios".

comentários pelo facebook:

Um comentário

  1. Oiiii meninas

    Eu amei a premissa da história, é realmente assustador imaginar coisas assim acontecendo, crianças orfãs sendo treinadas para se tornarem agentes e eximios atiradores porém não chega a ser um argumento impossivel, o que só torna a coisa toda mais assustadora ainda. Uma pena que seja narrado em terceira pessoa, realmente não gosto desse tipo de narração. Mesmo assim, vai pra listinha

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas