controles do slide

25.1.19

[Resenha] A Poeta X :: Elizabeth Acevedo

A Poeta X
Autora: Elizabeth Acevedo
Editora: Galera Record
Páginas: 322
Xiomara Batista se sente sem voz e incapaz de se esconder no Harlem. Desde que seu corpo ganhou curvas, ela aprendeu a deixar os punhos e toda sua raiva falarem. E, em contraste com as regras da mãe religiosa, Xio tenta expressar suas próprias crenças através da poesia: a garota derrama toda frustração e paixão nas páginas de um caderno, recitando as palavras para si mesma como orações. Em seu romance de estreia, Elizabeth Acevedo aborda dúvidas e experiências frequentes da adolescência – religião, relacionamento e autoaceitação –, apresentando essas questões através das lentes da herança afro-latina de Xiomara. Acevedo elevou o romance escrito em verso a uma ferramenta poderosa, fornecendo aos leitores uma narrativa incrivelmente viciante e deliciosamente rítmica, implorando para ser lido em voz alta. A autora traz um ponto de vista único para aqueles que convivem com todo tipo de preconceito e procuram por si mesmos na literatura e na vida.

Eu encontrei esse livro por acaso e eu prometo que ele vai mudar a forma com a qual você vê literatura jovem adulta.

O livro conta a história de Ximara, uma menina cujo corpo cresceu cedo e que teve que aprender a usar a raiva como forma de expressão para ser ouvida. Em casa, ela também passa por algumas dificuldades, já que pertence a uma família extremamente religiosa que não compartilha de suas crenças pessoais. É por conta de um incentivo na escola que Xiomara vai entrar em contato pela primeira vez com poesia slam (poesia que é falada, interpretada). Muito interessada por essa nova forma de ver as coisas e juntamente com um novo relacionamento que aparece em sua vida, Xiomara vai amadurecer e aprender a ver o mundo de uma forma que nunca tinha imaginado.

O livro trata de muitos assuntos importantes e relevantes para os jovens, como autoaceitação, relacionamentos familiares, relacionamentos amorosos, preconceitos, heranças raciais e até crenças religiosas. Xiomara é uma personagem muito cativante e usa a linguagem favorita dos leitores para se expressar. Por isso, é muito fácil se identificar com a personagem e com suas poesias pessoais.

Porém, a grande surpresa desse livro é que ele é escrito inteirinho em forma de poesia. Sim, inteirinho. Na verdade, são várias poesias que, se lidas em sequência, formam a história de Xiomara. Incrível, né? Não preciso nem dizer que só por essa ideia inovadora o livro já me conquistou completamente.

A editora divulga o livro como uma história que implora para ser lida em voz alta. E, sério, é verdade. Eu tive a oportunidade incrível de ouvir essa história em formato de audiolivro em inglês. Quem narra o livro é, de fato, a própria autora e esse foi um dos melhores presentes que esse livro poderia entregar. Por conta da autora ser a narradora, ela consegue dar uma entonação surpreendente e muito intensa da narrativa, até por conhecer a história melhor do que ninguém. A voz de Xiomara narrada em áudio parece atingir mais profundamente do que só a leitura faria.

Além disso, combina muito com a própria narrativa ouvir o audiolivro até porque, de uma forma ou de outra, ela se torna uma grande poesia slam, que é um dos temas principais do livro mesmo. Essa metalinguagem foi uma das coisas que me fez amar muito o livro e fez com que ele se tornasse um dos meus favoritos de cara.

Recomendo muito para quem gosta de poesia e também para quem está entrando nessa onda agora. Como o livro todo conta uma história só, ele consegue usar a intensidade e inteligência da poesia com uma narrativa mais longa e elaborada. Achei simplesmente brilhante e mal posso esperar pelo próximo livro da autora!

comentários pelo facebook:

2 comentários

  1. Oiii Bruna

    Tenho uma amiga que leu e se apaixonou pela forma com que a autora escreve, é diferente, acho que realmente é perfeito não só pra quem curte poesia, mas tb pra quem lê pouco, porque é a chance de sair da zona de conforto lendo um livro cheio de sensibilidade. Eu quero muito ler.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Ja tinha ouvido falar (e muito bem) desse livro,mas eu pensava que só tratava de poesia.Até estranhei quando você escreveu que tinha uma trama.
    Gostei da proposta do livro


    Beijao

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas