controles do slide

8.5.20

[RESENHA] A herdeira do trono :: Carolina Siqueira Silva


A herdeira do trono - Palácio de Cristal #1
Autora: Carolina Siqueira Silva
Editora: Constelação Editorial
Páginas: 441

Sinopse: Em um mundo mágico onde a guerra é a única certeza, 26 garotas são treinadas para assumir um trono que nenhuma delas quer. Entre amor, poder e vingança elas precirão descobrir pelo que vale apena lutar e ainda mais importante, pelo que vale apena morrer. Quando são atacadas por monstros que elas acreditavam ser apenas lendas e exércitos crueis de inimigos que anseiam por nada além de seu sangue, elas precisam aprender a usar sua magia e se tornarem guerreiras. Em um mundo onde a salvação depende apenas delas, Ayana, Bree, Claire, Rebecka e Selene se juntam para tentar revelar quem é a Herdeira do Trono e descobrem o poder de uma forte amizade. Enquanto tentam reinar o país e impedir que ele seja destruído por inimigos que as atacam por todos os lados, se apaixonam e procuram respostas, elas aprendem que os contos de fadas são muito mais assustadores do que a realidade.
*Livro cedido pela editora Constelação Editorial como cortesia*
"Uma coisa todas elas tinham em comum. Um título esperando por elas em menos de cinco anos. A possibilidade latente de serem a futura rainha. Uma rainha e vinte e cinco duquesas, corações livres e prontos para serem conquistados e uma vida inteira de poder e riquezas esperando por qualquer um que as conquistasse."

A herdeira do Trono é uma fantasia com grandes toques de romance, que trás um mundo contemporâneo e atual como conhecemos hoje, mas recheado de magia, feericos e reinos comandados por fortes rainhas. Nessa trama acompanhamos o Reino de Arzua, governado por uma determinada Primeira Ministra, que atualmente está a procura da verdadeira herdeira do trono de Arzua: a princesa Evangeline Vishous.

Essa mesma princesa encontra-se perdida depois de sua falecida mãe tê-la escondido através de uma magia poderosa, para proteger sua vida quando ainda era um bebê. Depois de ter sido morta pelos  "Cavaleiros da Nova Era", uma sociedade de guerreiros que perseguem as usuárias de magia e lutam para tomar o poder da dinastia real Vishous, a mãe de Evangeline mandou que soldados escondessem  sua filha e a levassem para uma família comum. E com o poder de sua forte magia, nenhuma pessoa hoje, além daqueles guardas, sabem de verdade quem é a princesa.

Com o mundo mágico entrando em colapso e o trono vazio, a primeira ministra invoca uma magia que lhe revela que a verdadeira Evangeline está entre um grupo de 26 garotas. Essas 26 jovens são enviadas obrigatoriamente para o Palácio de Cristal, onde serão preparadas e treinadas por cinco anos para se tornarem futuras duquesas e líderes de províncias de Arzua; e também descobrir qual dentre elas é a única que pode subir ao poderoso, mas árduo, Trono de Arzua. 

"Talvez em reinos distantes ser princesa fosse algo bom, e garotinhas sonhassem com esse posto enquanto cresciam. Em Arzua e seus arredores não havia nada cobiçável em ser princesa, e menos ainda em ser rainha. Mulheres com tais títulos possuíam um poder devastador, eram guerreiras natas, tinha o sangue frio e eram impiedosas."

Entre essas 26 garotas, cinco personagens acabam se destacando e criando laços intensos de amizade: Ayana, Bree, Claire, Rebecka e Selene. Aos poucos vamos conhecendo mais sobre a personalidade bem diferente de cada uma: Ayana, uma pintora muito talentosa, Bree, uma garota curiosa e devoradora de livros, Claire, uma jovem livre e de gênio forte, Rebecka, uma brilhante musicista, e Selene, uma sagaz e adorável escritora de romances.

Mesmo com suas diferenças, elas demonstram serem fortes candidatas que estão determinadas a descobrir quais são os mistérios do palácio, e qual é a verdade por trás da magia das Sombras, criaturas que tem atormentado a família Vishous por décadas; além de lutar para sobreviver em meio a perseguição dos Cavaleiros das Nova Era.

No meio disso tudo, a história também desdobra os respectivos romances que as protagonistas vão se envolvendo, entre seus pretendentes os príncipes do Reino de Acaiah: Stefan, Dimitri e Anthony. Eles chegam até o Palácio de Cristal, enviados para escolher uma das candidatas para formar aliança politica e de casamento, mas mesmo sem pretensões de se apaixonar acabam se cativando por essas jovens mulheres.

Nessa "versão" sobrenatural e mágica de "A Seleção", encontrei uma premissa muito instigante com elementos interessantes que tinham tudo pra prender o leitor em uma ficção de fantasia. Mas, infelizmente não consegui suprir as minhas expectativas na obra. Em parte pela dificuldade de me envolver em histórias com muitos protagonistas, pois quase sempre é difícil desenvolver bem todos eles, e um sempre acaba ofuscando o outro. Mas o que menos funcionou pra mim mesmo não foi esse ponto, e sim o fato de que os personagens da obra não conseguiram me conquistar como eu esperava.

A trama demora muito tempo para engrenar, e só chamou minha atenção depois da metade da leitura do livro. Possa ser que não incomode tanto assim os leitores que gostem de uma narrativa homogênea em boa parte do tempo, mas pode incomodar aqueles mais dinâmicos que gostam de momentos de mais ação, surpresas e reviravoltas. Entretanto, a obra também possui outros pontos positivos, como a escrita da autora, que é muito fluída e traz boas descrições dos cenários e dos personagens, sem deixar exagerar nessas partes, o que me agradou bastante. A capa do livro e a diagramação também foram ótimas e nos ajudam a entrar bem dentro desse universo de realeza da obra.

Apesar de não ter conseguido me envolver como eu gostaria, essa é uma obra de fantasia que eu acredito que pode agradar a muitos leitores, e também torço para que os pontos que ficaram a desejar possam ser aperfeiçoados na próxima obra da série.

comentários pelo facebook:

4 comentários

  1. Oi, Débora como vai? Adorei a capa está belíssima. Me parece uma fantasia feita de maneira competente, apesar de as ressalvas citadas eu leria o livro e acredito que a leitura me agradaria. Ótima resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciano! Fico feliz em saber, obrigada pelo comentário! Abraços :)

      Excluir
  2. Indicação de leitura: Sonhos Reinventados - Angie Ammeline

    ResponderExcluir
  3. Estou amando ler seus posts... vou até salvar em favoritos!


    Meu Blog: resultadovalesorte.net

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas