controles do slide

7.9.20

[Ep a Ep] Stranger :: 1º e 2º episódio



Olá galerinha!!! Como vão? Stranger ou Secret Forest é um drama de 2017 que este ano teve sua 2ª temporada renovada e está sendo lançado pela Netflix, e como eu AMO de paixão essa série investigativa decidi dar início a esta nova coluna com honras.

Ep a Ep será uma coluna para os fãs que estão acompanhando dramas e séries em lançamento ou que assim como eu - Agatha - muitas vezes não tem com quem surtar sobre, assim neste post eu falarei sobre o episódio em questão e surtarei sobre tudo o que me vier aos olhos durante a trama e vocês pode surtar comigo nos comentários, com suas teorias, revoltas ou com seus próprios destaques.

Então isto não é para quem não viu ou não gosta de spoilers okay? É uma coluna de comentários para quem já viu. Espero que gostem e venham surtar comigo hein!!
"Perseguir a verdade com obstinação e caminhar rumo ao que é certo é um processo que não tem fim.
Parar, ainda que por um instante é fracassar.
Caminhar em direção à mudança é como ter agulhas em vez de pés com uma linha invisível no encalço, sem parar para respirar.
Crendo que um pouco de esperança é melhor que o desespero incomensurável, seguimos com determinação inabalável mais uma vez."


Antes de mais nada devemos relembrar que a primeira temporada começou com o promotor Hwang Si Mok (Jo Seung Woo) se aliando a tenente da policia Han Yeo Jin (Doona Bae) em um caso de homicídio que estavam tentando encobrir uma vez que o falecido estava envolvido diretamente em casos de corrupção envolvendo o alto escalão do poder judiciário coreano.

E a partir disso temos exposto episódio após episódio o quanto o sistema policial e judiciário estão corrompidos e disputando poder um com o outro de maneiras nada éticas. De um lado a polícia deseja ter mais poder e voz no que diz respeito as investigações dos casos - na Coréia a polícia não detém esse poder, eles são oficiais da paz e da ordem, detetives que perseguem ladrões, assassinos e afins, mas isso é só até o momento da captura, após isso o caso vai para a promotoria que assume a investigação e determina as acusações que serão levadas ao tribunal - e a promotoria não quer ceder um milímetro no seu poder de determinar o rumo das acusações.

Contudo tal sistema está infestado de "contatos", se você tem poder ou dinheiro você pode comprar a lei, eis a premissa básica e sendo assim não há motivos para ser ético e não se curvar, não procure justiça se for fraco, pois você dificilmente terá. Irritante não? Mas está é uma realidade contra a qual Yeo Jin e Si Mok vão lutar.

Stranger 2
:: 
비밀 의 숲 2

Episódios: 16 | Roteiro e Direção: Park Hyun Suk e Lee Soo Yeon | Ano: 2020
Onde ver: Netflix
Sinopse: A promotoria e a polícia se encontram em lados opostos. Os promotores, incluindo o promotor de elite Woo Tae Ha (Choi Moo Sung), querem poder discricionário sobre as investigações. Enquanto isso, a polícia, incluindo Choi Bit (Jeon Hye), tenta obter autoridade investigativa completa que seja independente do gabinete do promotor.
Sob esta situação tensa, o promotor Hwang Si Mok (Cho Seung Woo) e o detetive Han Yeo Jin (Bae Doo Na) perseguem a verdade em um caso escondido.
 
O primeiro episódio já começa com como sempre uma fotografia perfeita e Si Mok sendo Si Mok. Isolado no interior Si Mok agora trabalha na promotoria de uma cidade costeira e neste ano em especial o nevoeiro se encontra tão intenso que as praias foram interditadas pelo governo e alertas para o tráfego de pessoas e veículos emitidos.

Enquanto se dirigia para a cidade Si Mok passa pelo cercado de umas das praias da região e pensa ter visto um deles quebrado, mas a névoa é tão densa e ele está tão atrasado que não há como parar para verificar, porém pouco depois sirenes soam pois jovens morreram afogados.

E não seria 
nada de novo com tantos afogamentos causados por embriagues juvenil, mas Yeo Jin estava neste exato momento olhando (stalkeando talvez hahaha) o instagram de um homem que ela segue por conta de figuras de ação de heróis quando ele simplesmente apagou a foto com a namorada numa praia que estava interditada e com a hashtag névoa.

Não teria sido muito estranho se não fosse o mesmo lugar onde jovens morreram afogados... e então temos nossos protagonistas entrando em contato e sim eu surtei por ver que eles mantiveram contato, surtei por como ela trata ele e surtei como ele mesmo com aquele jeito dele ainda vai e faz as vontades dela - sim, sou inutilmente esperançosa com esse shipp - e então temos um caso onde mais uma vez pessoas com poder podem se safar da lei com os contatos certos dentro do judiciário.


Pois entendam algo, Stranger é sobre uma batalha épica entre a polícia e a promotoria na Coréia, uma batalha quem vem ocorrendo deste o governo de Kim Dae Jung, mas que até hoje não teve resultados pois a questão de quem deveria deter os direitos investigativos não tem um consenso entre o público.

Atualmente de acordo com a atual Lei de Processo Penal, a acusação monopoliza os poderes e responsabilidades de todo o processo de investigação, incluindo o direito de investigar, o direito de conduzir uma investigação, o direito de encerrar a investigação e o direito exclusivo de processar. Porém isso dá a promotoria muito poder e a possibilidade de ser comprada ou usar seus poderes para usos próprios e assim com alguns casos de corrupção expostos a demanda para uma reforma na promotoria tem se intensificado.

Com isso a reforma do Ministério Público tendo como base a criação de uma agência oficial de investigação de crimes do alto escalão foi cada vez mais discutida e em 2017 o comitê de Reforma da Justiça e do Ministério da Justiça entrou em ação e assim se deu início as lutas pelas pontes aéreas, no início do ano passado mais de 300.000 assinaturas foram coletadas pelo site da Casa Azul para que tais pontes fossem aprovadas e colocadas em ação.

Quase um ano depois a Assembléia Nacional aprovou a lei de acordo com o "Conselho 4=1" e em janeiro deste ano foram aprovadas emendas à Lei de Processo Penal e à Lei do Ministério Público, que foi chamada de “Lei de Ajuste dos Direitos de Investigação do Espadachim” e, em agosto, três leis foram aprovadas. No dia 7 do mesmo mês, o Ministério da Justiça anunciou o respectivo Decreto Presidencial. O estatuto entra em vigor em janeiro próximo.

O conteúdo dos estatutos anunciados neste dia consiste principalmente na descentralização da autoridade do Ministério Público, como a abolição do direito do promotor de conduzir investigações, conceder à polícia o direito de encerrar a primeira investigação e limitar o escopo da investigação direta da promotoria.

No entanto, a polícia pareceu entrar no boicote, dizendo que o estatuto não preservava o propósito original da reforma do Ministério Público. Eles se opõem a que, se o Decreto Presidencial da Lei de Processo Penal for supervisionado exclusivamente pelo Ministério da Justiça, e o promotor não precisar confiscar o caso para a polícia, e o Procurador-Geral do Distrito decidir iniciar a investigação, será benéfico para a acusação. 

Informações tiradas a partir do site https://tekdeeps.com/in-season-2-ofsecret-forest-hwang-si-mok-and-han-yeo-jin-confront-the-investigation/ que teve o artigo traduzido de HuffPost South Korea - Athena por www.huffingtonpost.kr

E tendo todo esse drama em andamento ainda, Stranger vem com o tema polêmico da briga e do jogo sujo entre a polícia e a promotoria, pondo pontos de interrogação nas motivações e motivos de ambos e fazendo com que a gente reflita sobre como as leis e nossos direitos são realmente aplicados.

Somos apresentados a velhos conhecidos - sou só eu ou vocês também querem o Lee Joon Hyuk em mais papéis bonzinhos? Tô doida pra ver ele salvando o dia e o homem só me aparece fazendo vilões que eu realmente quero dar uns tapas!!! - que além de reacender a chama da primeira temporada vem para destacar de fato a corrupção dentro da promotoria e como o sistema induz os promotores a se colocarem em situações onde seus superiores se sintam em débito, para que assim promoções venham mais fácil para aqueles que não tem o dinheiro como impulso na escala social.

Seo Dong Jae é o típico caça problemas e tem a lábia de uma cobra para incriminar e construir seu próprio caso não?

Do outro lado temos Choi Bit - gente como eu não lembrava que a diva da Hye Jin Jeon que fez outra mulher forte e mara em Search:WWW fez Stranger eu não sei, mas uau, a mulher continua com essa vibe de não mexa comigo que eu mordo e dói que só deus né? - que também está disposta a jogar com as cartas que tem a seu favor e assim manchar a reputação da promotoria para que a polícia saí bem na fita, bem o suficiente para que a opinião pública esteja a favor de mudanças mais significativas e definitivas.

E sem deixar completamente claro se está jogando sujo por motivos próprios ou se só deseja ver mudanças significativas seguimos com uma policial dando trabalho para os promotores.

Mas a questão é que todos se lembram do envolvimento de Si Mok e Yeo Jin e todos sabem que ambos são limpos - não corruptos - que podem causar problemas e que isso podem ser uma vantagem ou um desastre completo...


Honestamente? Fiquei um pouco preocupada, Si Mok vai ser capaz de entender o que estão tentando fazer? Vai perceber que Yeo Jin ficou desconfortável com a posição que eles se encontram agora? Isso vai atrapalhar meu shipp que depois de dois anos separados finalmente estão se reencontrando?

Espero que não... mas espero ainda mais que meu shipp saia, não quero ser tão iludida assim...

Curiosidades: o primeiro episódio de Stranger teve 7,6% na audiência, com um pico de 8,9%, o que o fez ser o segundo drama de fim de semana da TvN com a maior audiência, perdendo somente para Mr. Sunshine.

E vocês, o que tem para me dizer? Não deixem de comentar aqui embaixo!!!

comentários pelo facebook:

2 comentários

  1. Ótimo artigo, muito bom visitar e ler seus conteúdos! Sempre com qualidade e excelente informações!!!


    Meu Blog: Daniel Fontes

    ResponderExcluir
  2. Tô acompanhando. Tá demais!!!!Ansiosa pelos próximos ep.

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas