23.6.14

[Livro + Filme] Jogos Vorazes

JOGOS_VORAZES_1379948686PJogos Vorazes
Suzanne Collins
Editora: Rocco
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

jogos-vorazes_1             Jogos Vorazes
Distribuidora: Paris Filmes
 Diretor: Gary Ross
SinopseNum futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando , com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.


Opinião: Confesso que eu não estava empolgada para ler Jogos Vorazes, mas duas amigas minha estavam viciadas e devoravam um livro após o outro e como temos um gosto literário parecido eu resolvi me arriscar e, nossa, quando eu comecei a ler sobre esse mundo distópico eu não queria largar o livro até saber o que viria em seguida e isso aconteceu até eu terminá-lo e depois eu só me perguntava: ‘‘o que será que Suzanne Collins reservou para os próximos livros? ’’.

Logo que começaram as escolhas dos atores a série ficou bem famosa e ouvia-se muito que Jogos Vorazes seria o mais novo Crepúsculo, tendo a mesma recepção/sucesso que a estória da Stephenie Meyer teve, já que a saga estava terminando e Jogos Vorazes (os livros) estavam sendo muito bem recebidos pela crítica e pelo público em geral.

Enfim, Jogos Vorazes conta a estória da jovem Katniss que desde a morte do seu pai é responsável por prover o sustento da família composta por ela, pela irmã mais nova e pela mãe. Elas moram em Panem, uma nação que é dividida em 13 distritos (sendo que um não mais existe) e cada um tem a sua cultura. Anualmente há uma competição chamada... *suspense* Jogos Vorazes, essa competição consiste em escolher através de sorteio, no dia da colheita, um casal de jovens de cada distrito e enviá-los para duelarem até a morte num lugar que só é descoberto quando os 24 têm que se enfrentar, e que o mais forte sobreviva.  
O casal é escolhido através de um sorteio, mas Katniss não é sorteada, ela se voluntaria como tributo para ir no lugar da sua azarada irmã, já o menino que deverá acompanhá-la é Peeta, um garoto que no passado a salvou sem nem saber e que nutre uma paixão, temporariamente secreta, por Katniss. 

O filme foi uma adaptação fiel. Pelo que me lembro não fiquei revoltada por alguma parte importante ter sido cortada, mas duas coisas me chamaram atenção: no livro a protagonista ganha o broche de mockingjay (me nego a usar a palavra tordo) da sua quase amiga e filha do prefeito, Madge, já no filme ela ganha o broche de uma senhora no mercado negro Prego (o que é estranho, já que tudo lá tem um preço normalmente alto) e a Madge nem aparece; e na arena, a cada presente que Katniss ganhava dos patrocinadores ela captava uma mensagem subliminar de Haymitch, seu tutor, no filme a mensagem vem explícita, já que está escrita num papel exteriorizando os pensamentos do tutor. A morte de Rue, tributo do Distrito 11 me emocionou. Ainda estou chocada com o fato de Suzanne Collins não ter o mínimo pudor de matar e machucar gravemente seus personagens. 

 A temática de Jogos Vorazes é violenta, desumana e até mesmo perturbadora. Atualmente é inimaginável um Governo forçar -e ainda transmitir televisivamente- seus jovens a entrarem em conflito até que apenas um sobreviva e tudo isso para evitar rebeliões. Distopias são governos e convenções levadas ao seu limite e isso fica claro nesse livro bem escrito graças à criatividade da Suzanne Collins. É uma obra emocionante, repleta de ação, críticas reflexivas e uma pitada de romance. 

 Acho que nem preciso dizer que recomendo essa série, né?!   

Confira o trailer desse sucesso cinematográfico:

 Me conte, qual é a sua opinião sobre Jogos Vorazes? 





6 comentários:

  1. Deia .. que bom que o blog está no ar !!
    Eu não li esse livro, mas eu gostei muito da história do filme :))
    Começando muito bem!

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila!! Finalmente, né!! rs
      O filme é bem fiel então se você gostou dele acho que também irá gostar do livro ;)
      Obrigada pela visita e apoio!!
      Beijos

      Excluir
  2. Olá Andréia, tudo bem???
    Adorei a sua resenha do livro intercalado com o filme... Eu assisti o filme e somente depois descobri que era base um uma série de livros... Eu ganhei nesse ano o Livro Jogos Vorazes e pretendo ler toda a série antes da estreia de esperança parte I espero que eu consiga rsrsrsrs. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, tudo ótimo e contigo?
      Espero que goste da série :) eu ainda preciso ler o último livro da trilogia - de preferência antes do filme estrear, rs.
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Andréia, tudo bem??

    Nossa, eu realmente amo essa série. Conheci através de uma amiga que me contou quase o livro todo, e então eu precisava ler. Achei o filme bem fiel, e gostei bastante da parte em que eles mostram os idealizadores dos jogos fazendo as coisas aconteceram na arena. Achei isso bem legal, já que no livro só mostra o ponto de vista da Katniss. Também fiquei um pouco com raiva por causa do broche e pela Madge nem ter aparecido.

    Se você gostou de Jogos Vorazes, e ainda não leu Em Chamas, leia correndo. O livro é ainda mais incrível, é meu preferido da trilogia. E o filme está muito, muito fiel. Foi simplesmente a melhor adaptação literária que eu já vi.

    Adorei o post,

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, tudo ótimo, e contigo?
      Em Chamas é incrível mesmo, né, e o filme também <3. Só preciso ler o último livro da série antes de A Esperançar part. 1 ser lançado.
      Fico feliz que gostou do post :)
      Beijos

      Excluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo