28.6.14

[Resenha] O Beijo das Sombras :: Richelle Mead

O Beijo das Sombras - Academia de Vampiros #1
Autora: Richelle Mead
Editora: Agir
Páginas: 320
Skoob Goodreads Compare e Compre
A Escola São Vladimir não é uma escola como outra qualquer. É um esconderijo onde vampiros aprendem a controlar seus poderes e dampiros são treinados para protegê-los. Rose Hathaway é uma dampira, guarda-costas de sua melhor amiga Lissa, uma princesa vampira Moroi. Há dois anos elas estão fugindo, mas agora foram capturadas e estão sendo levadas à força para São Vladimir - justamente o lugar onde elas mais estão em perigo. Juntas, Rose e Lissa vão ter que lidar com inveja, ciúme e novas paixões, e lutarão para, acima de tudo, proteger uma à outra.
''Richelle Mead dá uma nova face à literatura com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.''
Existem várias capas para o primeiro volume da série Academia de Vampiros e eu sinceramente prefiro a segunda edição, a que tem os rostos dos personagens, não que eu ache que eles condigam com os descritos nos livros, mas ainda sim são as melhores edições; também adoro o jogo de cores utilizado para compor as letras, sempre algo que contraste com o preto que está sempre presente no fundo.
Rose do início ao fim se mostra uma personagem, adolescente, bem teimosa, determinada e extremamente esquentadinha, por nada ela arruma briga e acha que sempre pode vencer, seja quem for o oponente e Lissa é sempre a calma desta relação, quem pensa antes de fazer e quem é consideravelmente mais frágil.
Dois anos antes Rose, uma dampira (metade vampira e metade humana), decide fugir da escola com sua melhor amiga, Lissa, a última Dragomir pertencente a uma das doze famílias reais, pois acredita que ela corra perigo caso continue ali, assim num plano de fuga inacreditável, ela escapa da segurança da escola e passa a viver entre humanos, garantindo a segurança de sua Moroi e sempre se mantendo escondida dos guardiões da escola que tentam em vão achá-las.



Mas nada dura muito e a vida sem regras chega logo ao fim, ao serem pegas e voltarem para a escola, elas enfrentam muitos problemas, se adaptar novamente à toda a questão que engloba a nobreza, aos costumes, as aulas, recuperar o tempo pedido nas matérias e nas lutas, isso tudo sem falar dos castigos impostos por terem fugido dois anos antes.
'' - Será que você nunca vai poder sair por bom comportamento?                                   Eu lancei para ele um sorriso que eu esperava parecesse sedutor, enquanto tentava encontrar a carteira onde devia me sentar.                                                           - Claro - disse eu, por cima do ombro. - Se algum dia ficar boazinha.''
Durante aulas de reforço do seu novo professor Dimitri, escapadas para ver Lissa, animais mortos e novas paixões, Rose volta a ficar em forma e Lissa começa novamente a ficar depressiva, fazendo com que Rose questione se ter voltado tão facilmente foi algo bom e pensa em fugir mais uma vez.
Mas tudo isso muda quando Lissa é sequestrada por conta de seus estranhos poderes. Rose sabe que ela corre perigo e que não tem muito tempo, assim, colocando sua Moroi em primeiro lugar, abandona tudo e convoca ajuda.
“Eu tinha um acordo estável com Deus. Concordava em acreditar na existência dele -mal acredita-, contanto que ele me deixasse dormir até mais tarde aos domingos.”
A nova abordagem vampiresca adotada pela Richelle Mead é fascinante e cativante, o livro é narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista da Rose e surpreendentemente não há aquele drama característico dos adolescentes, apesar da autora ter sido fiel as emoções desta fase, os medos, as paixões, as inseguranças e até mesmo o egoísmo. È uma tática muito boa utilizada por ela para nos deixar a par de tudo, do que é o laço existente entre Rose e Lissa, e é por meio dele que temos uma perspectiva de todos os acontecimentos e emoções que envolvem as personagens principais.
A trama é centrada e tem um bom enredo, as conversas entre os personagens são hilárias e de maneira incrível nos vemos envolvidos por esse mundo onde vampiros convivem as sombras da humanidade, lutam pela sobrevivência contra Strigois e possuem sua própria realeza e guarda costas. Recomendo a leitura para aqueles que gostam de vampiros e romances, mas não espere nada nem de longe parecido com o que você já leu sobre o assunto, Richelle Mead mudou muitos parâmetros.


4 comentários:

  1. Olá.... Tudo bem???
    Eu li também esse primeiro livro e estou com o segundo e o terceiro para leitura... eu adorei a escrita de Richelle ela é maravilhosa... A personagem Rose me cativou desde o inicio a leitura e fiquei super feliz por ter começado essa série... coloquei o segundo livro como meta deste mês de julho preciso de mais dose dessa série em minha vida... Xero!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana, sim eu entendo, também me senti cativada pela Rose, ela consegue ser surpreendente e engraçada, é sempre divertido ver o que ela vai aprontar. Leia sim o segundo, é muito bom, a Richelle se supera a cada livro.
      Bjs.

      Excluir
  2. Oi Agatha, tudo bem?

    Nossa, já ouvi tanta gente falando nesse livro, mas nunca tive curiosidade de ler a sinopse, quanto mais a resenha. Imaginava que fosse só mais uma entre as tantas histórias de vampiro. Mas sua resenha me deixou bem interessada, parece ser bem diferente.

    Adorei a resenha, muito boa!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Rafaella sim eu estou bem, obrigada, e você?
      Fico feliz que a tenha interessado, o livro realmente é diferente das outras estórias sobre vampiros e os conflitos além de instigantes possuem bastante ação. Espero que se divirta ao o ler e depois me conte o que achou sim?
      Bjs.

      Excluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo