25.9.14

[Resenha] Maze Runner - Correr ou Morrer :: James Dashner

Correr ou Morrer - Maze Runner #1
Autor: James Dashner
Editora: V&R
Páginas: 426
Skoob  Goodreads | Compare e Compare 
 Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue se lembrar é seu nome, Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto se abrem, e, à noite, se fecham. E a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá que descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 
 Não me lembro muito bem dos motivos que me fizeram comprar Maze Runner, lembro apenas de olhar sua capa e pensar "Esse deve ser assustador o suficiente para ser lido nas noites frias". Devo dizer que eu estava errada, de assustador o livro não tem nada, ele é simplesmente instigante do início ao fim.

Thomas não se lembra de nada ao sair da caixa, idade, cor dos cabelos, quem são seus pais, onde está, ou quem era, tudo é um ponto de interrogação, sua mente é um espaço em branco, sua unia certeza é seu nome.

Com o passar do tempo ele percebe que a Clareira, lugar onde ele se encontra, tem seu ritmo e que eles estão presos ali, que a única provável saída é o Labirinto, um lugar onde apenas os corredores tem permissão para entrar e do qual nem todos voltam, porém Thomas tem certeza de mais uma coisa. Ele precisa correr. Ele precisa entrar no Labirinto. Eles tem que sair dali e ele pode fazer isso.

Quando o sinal é dado indicando que outro clareano está chegando todos ficam surpresos, não deveria vir outro tão cedo, não com a chegada de Thomas nós últimos dias e para descrédito de todos é uma menina e ela conhece Thomas e trás uma mensagem. Tudo vai mudar.

Correndo contra o tempo e desconfianças, Thomas tem que sair dali o mais rápido possível e tirar com ele todos, mas antes ele precisa achar a saída do Labirinto, entender Teresa e descobrir exatamente o que significa "Cruel é bom".

O livro é narrado do ponto de vista do Thomas, e devo dizer que ele é esperto, um dos mais inteligêntes que já li até agora, assim não perdemos nada mesmo. James Dashner escreve de maneira fluida e enlouquecedora, uma vez que o livro esteja em suas mãos você não vai querer largar tão cedo, é incrível!

Algo que achei extremamente cativante, foi as relações na Clareira, os meninos desenvolveram um linguajar e sociedade totalmente baseados no que vivenciam e em suas habilidades, assim todos tem um trabalho, algo a ser feito que ajude a vivência neste lugar que eles conhecem como lar. E as lideranças, isso também me chamou atenção, assim como em todo lugar os clareanos disputam o controle e questionam regras, afinal isso é ser humano.

Para quem gosta de suspense é o melhor a ser indicado, fãs de Resident Evil podem gostar da estória assim como pessoas que curtem The 100 e Jogos Vorazes.



Ah mais uma coisa, devo dizer que do início ao fim você é compelido a conclusões e opiniões, é muito difícil não aceitá-las e achei isso muito legal, a maneira como ele faz você realmente sentir o personagem e como James vê e valoriza a vida e sua ações nela, só posso dizer que estou ansiosa pelo filme e como uma grande fã que viu o trailer falo que ele promete e muito. Até porque convenhamos que o Dylan é lindo e ele de Thomas está perfeito!


15 comentários:

  1. Oi Agatha tudo bem?

    Nossa, to doida pra ler esse livro. Mas ele anda meio carinho =P Queria ler o livro antes de ver o filme, mas acho que não vai dar huahuahua. Adorei a sua resenha, espero poder conhecer essa distopia logo logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel eu bem sei que era caro mas vale muito a pena comprar ele, na verdade comprar qualquer livro do James Dashner rsrs.
      To doida para ver o filme, mas to lotada e ainda não deu tempo.
      Bjs e obrigada!

      Excluir
  2. Passei e encontrei o seu blog, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes, mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante,
    deixe um comentário, e se desejar fazer parte de meus amigos virtuais, esteja à vontade, irei retribuir.
    Mas por favor não se sinta coagido, siga apenas se desejar. Abraço.
    António.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada António, fico feliz que tenha gostado do blog. E pode deixar que passarei e lerei seu blog.

      Excluir
  3. Que blog lindo você tem! Já vou colocar como favoritos e visitar sempre, chuchu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Fico muito feliz mesmo em saber disso, e passe sempre sim, por aqui toda semana tem algo novo :D
      Bjs

      Excluir
  4. Ontem li uma resenha dele e antes disso, não conhecia nem ao menos o filme rsrs
    Mas estou com muita vontade de ler *-*

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas não conheciam o livro, ele começou a ter alguma circulação ano retrasado por conta da Bienal que teve aqui em SP e este ano houve um BUM por conta do filme rsrs. Mas coisas boas uma hora tendem a ser tornarem conhecidas

      Excluir
  5. Tô tentando acreditar que esse livro não é perfeito, mas lendo tantas resenhas positivas fica cada vez mais difícil acreditar nisso. Quero muuuuito ler esse livro, provavelmente desse ano não passa, porque o filme já lançou e eu pretendo ler o livro antes hahah adorei sua resenha.
    Beijos!

    vicioliteral.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara, olha eu sei que as vezes as pessoas ficam meio duvidosas com livros que se tornam modinha, mas esse não é o caso de Maze Runner, não falam bem dele por ele ser um livro que está na boca do povo, falam bem por ele ser bom demais rsrs. Leia sim e depois me fala o que achou sim?
      Bjs

      Excluir
  6. Oii tudo bem?
    Correr ou Morrer é incrível! Comprei depois que assisti o trailer, quero logo ver o filme hehe ><
    Beijos - Doce Literário (tem post novo)
    http://doceliterario.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim e com você? Então menina também estou louca para ver o filme mas cadê o tempo?! Kkk, bjs e obrigada!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem? Já conhecia essa série muito antes de todo mundo começar a ler, mas nunca me interessei muito pela história.
    Mas lendo sua resenha eu fiquei tipo: "preciso ler isso" hahaha. Adoro Jogos Vorazes e se você disse que os fãs dessa trilogia irá gostar, então vou tentar ler e tirar minhas conclusões.
    Pergunta, essa série tem quantos livros?
    Estou seguindo, adorei seu blog.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu também conheço faz tempo essa série, anos na verdade e sempre achei que ela era maravilhosa, quando li Jogos Vorazes não pude deixar de comprar essa coisa de jovens na Arena e jovens na Clareira! É demais. Leia sim e me fale o que acha e fico feliz de ter incentivado sua leitura.
      Bjs

      Excluir
  8. Olá

    Essa foto do livro me deixou ainda mais curioso. Estou pra ler Maze Runner há tempos, uma amiga minha ficou de me emprestar mas ainda não consegui pegar com ela, que leu os 4 livros em alguns dias. Confesso que curti o filme na medida do possível, dou umas 3 estrelas de 5 pra ele. Pretendo ler assim que eu conseguir e espero gostar mais que do filme. Parabéns pela resenha!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo