20.12.14

[Livro + Filme com gosto de Natal] As Vantagens de Ser Invisível

livroAs Vantagens de ser Invisível
Stephen Chbosky  
Editora: Rocco
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário. Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

filme 2As Vantagens de ser Invisível   
Distribuidora: Paris Filmes 
Diretor: Stephen Chbosky 
Sinopse: Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Seu professor de literatura (Paul Rudd), no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si... até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele.



Opinião: Com certeza foi uma ótima adaptação,  a equipe do filme está de parabéns. Na resenha que fiz do livro (para ler, Clique Aqui) eu havia dito que As Vantagens de ser Invisível é um livro que te faz pensar e sentir e o filme contém a mesma essência, o que só me fez ter um carinho mais especial por essa estória. 

Foi muito bom poder dar um rosto à personagens tão queridos e cativantes como a Sam e o Patrick. E a trilha sonora então,  foi algo apaixonante (eu sou viciada na música It’s Time – Imagine Dragons). Eu simplesmente amei o filme, ele me tocou a fundo e como eu já disse, foi uma bela adaptação. 

Quando vemos o Logan contracenando com a Emma, é inevitável (para aqueles que conhecem seus trabalhos anteriores)  não pensar no Percy Jackson e na Hermione, que são os seus personagens mais conhecidos, mas as características do Charlie e da Sam são completamente diferentes das desses outros personagens; enquanto Charlie tem muitas variações emocionais e chega a ser um personagem um pouco sem noção, Sam é inspiradora, decidida e linda, e é então que somos capazes de ver a versatilidade dos atores. E é claro que eu não poderia esquecer do Ezra Miller que interpretou o psicopata Kevin no filme ‘‘Precisamos Falar Sobre o Kevin’’, eu fiquei realmente encantada com a sua atuação. 

Sobre o trauma do Charlie... acho que o livro não aprofundou o motivo (e eu sei que muitos leitores compartilham da mesma opinião) ficou algo ralo, realmente muito superficial, a ponto de muitos leitores nem terem se dado conta do que realmente aconteceu com o protagonista, já no filme isso fica mais claro, bem mais claro. Na adaptação cinematográfica senti falta da relação do Charlie com a sua família, que quase nem aparece no filme. 

Aqueles que gostam de filmes com ação e um protagonista cheio de atitude, provavelmente não irão gostar de As Vantagens de ser Invisível, pois o filme em certas partes é um pouco parado, apresentando o enredo de forma suave, despretensiosa e sensível, aborda temas como a amizade, a descoberta do amor, traumas, desilusões, a busca da felicidade, as dúvidas e aflições na adolescência. 

Uma curiosidade, achei muito interessante o filme ter sido roteirizado e dirigido pelo próprio autor do livro, Stephen Chbosky, afinal ninguém se preocupa mais com seus personagens do que seu criador e isso com certeza propiciou a fidelidade da obra. 

O filme me conquistou tanto quanto o livro! Recomendo ambos! Também recomendo que primeiro leiam o livro e só depois assistam ao filme.
“Então, acho que somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher de onde viemos, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui.”
 
Confira o trailer:
 (It's Time é a música que toca no final do trailer)


E você, já leu ou assistiu As Vantagens de ser Invisível? O que achou da obra?


5 comentários:

  1. Oi, tudo bom? Não tive a oportunidade de ler o livro, mas vi o filme e gostei. As resenhas costumam ser bem dividas, muitos dizem que a obra é boa, muitos discordam por isso fico em dúvida em ler o livro, mas a sua resenha do livro é bem positiva e despertou a vontade de ler o livro. Muito bom o post!

    http://theuniverseofutopia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto até do filme, mas quando li o livro não gostei muito!!!
    Saudades estava daqui :)

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Andréia!! ^^
    Eu olhei primeiro o Filme e amei a história, me senti tocada na época e muito emocionada e foi todos esses sentimentos que me fizeram adquirir o Livro que amooo ainda mais que o filme! <3
    Beijos e até! :D
    Sou do Blog:
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi o filme nem li o livro, mas o fato de ter esses atores como personagens principais com certeza me deixava intrigada. Porém não sabia se era bom, agora vou poder ver o filme e depois, quem sabe ler o livro...

    Bjos
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelen! O filme é maravilhoso! Espero que goste e que leia o livro também. Depois me conte o que achou, ok.
      Beijos

      Excluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo