17.3.15

[Resenha] Atemporal :: Rodrigo Mendes

Atemporal
Autor: Rodrigo Mendes
Editora: Novo século
Páginas: 238
Skoob  | Goodreads | Compare e Compre
Ano de 2023. Lucas, um jovem policial, encontra evidências de um crime não solucionado, e que foi cometido em 1983. O caso contém ligações com seu pai, um policial aposentado que se culpa desde então por não ter impedido tal homicídio que o marcou para a vida toda. Disposto a desvendar o mistério e levar o assassino à Justiça, o jovem policial embarca em uma corrida contra o tempo, e, mesmo sofrendo ameaças, segue com a investigação obtendo também a ajuda de um misterioso informante. Paralelo a isso, ele acaba tendo acesso a uma poderosa descoberta científica: a invenção de uma máquina do tempo que pode estar sendo usada por uma empresa para fins ilícitos. Porém, envolver-se nesse intrincado caso pode resultar mudanças inimagináveis na vida de Lucas e na de todos ao seu redor.

O que dizer da capa de Atemporal... Ela é simples, traduz um elemento importante do livro e tem toques azuis, o que me fez gostar dela de fato.

"Nunca falei tão sério sobre algo tão absurdo na minha vida como agora."
O ano é 2023 e Lucas trabalha para a força policial da cidade de São Paulo, hoje mais do que nunca, um grande polo de poder e tecnologia.

Como todos os dias, ele espera prender alguns criminosos, passar para ver seu pai, dar um conferida no velho, e por fim passar no laboratório de criminalista para ver Dani, a mulher dos seus sonhos, e conversar um pouco com Rocha, mas as coisas não saem como o planejado, Lucas assim que pisa no prédio da polícia é convocado e noticiado de que novas provas surgiram num caso muito antigo, um caso quase que pessoal, o caso em que o melhor amigo de seu pai morreu.

Ansioso e preocupado Lucas não perde tempo e vai atrás das novas pistas, o que ele não espera descobrir no meio do processo era que havia a possibilidade de haver um viajante do tempo envolvido nessa história. Porém se por acaso, e só por acaso, ele acreditasse que uma máquina do tempo tivesse sido criada, por que se dariam ao trabalho de matar um policial pouco conhecido... Ah não ser que ele estivesse investigando algo grande e tivessem que o fazer...


Narrado em terceira pessoal, sob vários pontos de vista diferentes, o livro passa rápido e a trama é dinâmica, possibilitando assim fluidez a estória.

Eu conheci o autor, Rodrigo Mendes, na bienal de 2014 e só posso dizer que foi ele o responsável pela leitura deste livro, afinal este não é de maneira alguma meu estilo literário e foi só com a sua narração dos fatos que me convenceu a comprar.
"— Olha, eu acredito nisso tudo que tá acontecendo, mas em você namorando aquele avião ali, nisso é difícil acreditar, Lucas — tripudiou o delegado."
E só posso dizer que fiz bem, o livro me surpreendeu de uma maneira que eu não imaginaria nunca! Me senti assistindo Castle, e quando as últimas páginas foram chegando eu me peguei pensando "Meu Deus!!!! Isso não pode acontecer!", foi um daqueles momentos em que queremos matar o roteirista de um filme muito bom!
"— Caraca, você viu aquilo? — disse André — Não é aquilo. É uma mulher. A futura mãe dos meus filhos. Olha como fala dela, hein?! — comentou Rico."
Recomendo a leitura para todos aqueles que curtam romances policiais, mas que tenham consciência de que o romance existente, apesar de fofo e real, não é o foco do livro, e para aqueles que curtam tecnologia de montão, Rodrigo Mendes recriou São Paulo pessoal!! Sem falar que foi bem legal ver descrito lugares que conheço e reconhecer a oralidade do dia a dia dos paulistas.

16 comentários:

  1. Esse livro parece ser muito legal. A capa é linda! E esse gênero policial com romance, me deixou curiosa, quero ler! Hahaha. Seu blog é muito lindo e o nome é genial <3 Já estou seguindo!

    Beijos, Li.
    eililian.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lilian!
      Obrigada! Mas o nome quem bolou foi a Andy rsrs, dando os devidos créditos.
      O livro é ótimo, espero que goste.
      Bjinhos

      Excluir
  2. Olá,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei a premissa dele super bacana!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês.
      Que bom que gostou, a premissa é boa mesmo né? Espero que possa ler.
      Bjs

      Excluir
  3. A capa é linda, porém não sou muito fã de romance policial, mas sua resenha mostrou que o livro pode ser encantador, coloque na minha lista de possíveis leituras. Bjos

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wanderléa.
      Tomara que ele saia dessa lista e entre na de leituras!
      Bjs

      Excluir
  4. Achei a capa linda! MESMOO, as cores <3
    A história me parece bastante um episódio desses seriados de investigação, que adoro alias, então, pareceu interessante! É complicado achar livros bons do genero nacionais! Obrigada pela dica!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Camila.
      Parece mesmo! E posso dizer isso com certeza porque eu me peguei pensando a mesma coisa no decorrer da leitura.
      Espero que quando leia adore.
      Bjs

      Excluir
  5. Amiga eu recebi esse livro da Novo Século antes da Bienal do Livro
    Até levei o meu livro para o autor autografar, mas até agora olha que vergonha, não li.
    Mas tenho certeza que irei gostar bastante da história, principalmente porque envolve tecnologia que é meu forte. Espero gostar muito, até porque sua resenha me deixou com gostinho de quero mais xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-segredo-de-water-castle.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sil.
      Ai miga espero que a oportunidade para lê-lo surja logo viu? Pois eu super recomendo, e eu ainda não me conformo de não termos nos esbarrado na Bienal!!!
      Bjokas e obrigada

      Excluir
  6. Adorei a cor da capa desse livro. É linda e bem chamativa, chega a ser diferente.
    Estou lendo o meu primeiro romance policial nesse momento, e posso afirmar que estou gostando. Acho que esse será um bom livro também. Parece ser demais, principalmente na parte do mistério e tudo mais!
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ana.
      A cor da capa é divina, pois é azul, kkkkk. Adoro como azul e barnco parecem se completar. Espero que goste muito da leitura.
      Bjokas

      Excluir
  7. Oii
    Não conhecia o livro, mas amaria ler um policial brasileiro.
    Fiquei curiosa com o caso!

    Seguindo aqui =D

    bjs e tenha uma ótima quarta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana.
      Eu também não conhecia e comprovei que valeu a pena dar uma chance!
      Obrigada e bjinhos

      Excluir
  8. Agatha, adorei sua resenha! Ficou sensacional, parabéns!!! E as fotos então, ficaram show de bola! Obrigado pelo apoio e carinho! Um grande abraço e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!
      Nossa, obrigada, vindo de você isso é muito mesmo. E as fotos? Que isso, eu adoro tirar fotos, mesmo, então sou eu que agradeço.
      Bjs e até.

      Excluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo