7.4.15

[Resenha] Voos e sinos e misterioso destinos :: Emma Trevayne

Voos e sinos e misteriosos destinos
Autor:  Emma Trevayne
Editora: Seguinte
Páginas: 312
Skoob  | Goodreads | Compare e Compre
Nesta fábula moderna, com gosto das aventuras clássicas que encantam os jovens leitores há tantos anos, conhecemos a história de Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado.Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora - uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre - buscava: um filho de carne e osso.Jack logo descobre que aquele lugar era extremamente perigoso, e que voltar para casa não seria tão fácil quanto tinha sido chegar até ali...
"'Esperança' é a que tem plumas e na alma vem pousar - Emily Dickinson"
O que posso dizer da capa? Que é linda claro! Foi só por causa dela que eu comprei este livro, foi ela que me atraiu, foi ela que me convenceu e foi ela que conquistou outras pessoas também.

Ao voltar para a casa em Londres, Jack Foster acreditava que passaria outras férias enfurnado em casa, tentando em vão chamar a atenção da mãe e vestindo roupas desconfortáveis e comendo as comidas mais sem graças - mas que ainda eram bem melhores que a da escola -, e ele já estava conformado com a ideia de que nenhuma grande aventura iria acontecer.
"Realeza... Grande coisa. Jack não entendia o que os tornava tão especiais. Ficar sentado o dia todo com uma coroa na cabeça não devia ser especialmente difícil. Só se a coroa fosse pesada demais e eles fossem para a cama com dor de cabeça toda noite."
Mas a chama da esperança reacende quando o sr. Havelock aparece em sua porta trazendo consigo bugigangas e fazendo mágicas que mesmo o cérebro ágil de Jack não conseguia acompanhar e quando surge a oportunidade, o menino, curioso, segue o sr. Havelock e quando este abre uma porta de luz na parede do Big Bang Jack nem mesmo se surpreende e antes que a porta se feche levando com sua luz toda as possibilidades, Jack atravessa-a.

Ao sair da torre do relógio Jack percebe com grande tristeza que ainda se encontra em Londres, mas ao tentar voltar para ao lado de sua governanta, aspectos antes familiares se mostram diferentes, as pessoas todas usam aparatos de metal em alguma parte de si, o céu está mais escuro e o ar mais pesado e cheio de fumaça e quando começa a chover todos correm com medo das gotas da água.

Só quando ele se depara com Beth em uma enorme gaiola de metal é que Jack nota que ela não é como as outras meninas, Beth precisa dar corda e por debaixo de sua pele o que a mantém inteira são engrenagens e metal. Agora ele está em Londinium, um lugar em que ele foi escolhido para ser o próximo filho da Senhora, um lugar em que pessoas são metade humanas e metade de metais e que as fadas são de pequenos filamentos.

A única esperança de Jack agora é não ser descoberto ali e encontrar o Pássaro Mecânico antes que seja tarde demais e sua existência passe a ser adorar uma Senhora que deseja ser mãe mas que o descartará assim que ele crescer e se tonar inútil.


O livro é narrado em terceira pessoa e o ponto de vista muda algumas vezes, apesar de se manter a maior parte da narrativa ao lado de Jack, a diagramação está simplesmente perfeita e delicada e é encantador os desenhos que encontramos ao longo da estória.

Eu não sabia muito o que esperar deste livro, mas só posso dizer que eu o adorei de uma forma um tanto quanto peculiar. A trama que Emma Trevayne desenvolveu é encantadora, macabra e delicada ao mesmo tempo o que é incrível, pois ela trata de assuntos intensos de forma tão leve que é quase um conto infantil.

Londinium foi bem estruturada, a origem desse mundo está ali, não é algo que simplesmente existe e nada é explicado, assim como os personagens, seus sentimentos e suas origens, tudo está no livro que apesar de curto cobre um período de meses.

Podemos ver o crescimento de Jack como pessoa, podemos ver como ele passa a enxergar o mundo depois de tudo pelo que ele passou, podemos ver sua mudança de pensamento e isso é muito satisfatório.

Amei de paixão a Beth, ela me lembra aquela boneca Rosen Maiden japonesas e eu amoooo essas lindas bonecas, inclusive sua história, gostei como ela possui uma alma, gostei do fato de que toda hora era reforçada a ideia de que ela era viva por possuir uma alma dentro dela, pois do contrário ela seria apenas um monte de sucata, por assim dizer. E o Dr. Cataplasma é com certeza um sopro de vida e ironia nesse livro. 
"— Eu sou Jack. Jack Foster  — Dr. Mefisto Cataplasma. É um prazer. Para você, naturalmente."
Bem, eu indico para aqueles que gostem de leituras como A Bússola de Ouro, Coraline e até mesmo Desventuras em série, ainda recomendo para quem goste de uma boa estória que envolva novos mundos e ideais, que gostem de um rapazinho sagaz e de ler sobre o crescimento pessoal.



4 comentários:

  1. Eu iria amar ler esse livro, um tipo de livro para relaxar!

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Wanderléia.
      Menina se você gosta de livros assim, vai na fé que você vai amar!

      Excluir
  2. Esse livro eu compraria só para ficar de enfeite na minha estante, ele é a capa é absurdamente linda !

    Eu amei que você deu uma comparação no final com outros livros, ajuda bastante a situar as pessoas nos gêneros dos livros.
    Eu realmente gostei da Bússola de Ouro, e desventuras em série, e vou add esse a minha lista de meta desse ano.

    Bjosss
    Every Little Book

    ResponderExcluir
  3. Me desculpe mundo, mas eu julguei esse livro pela capa... E me apaixonei. Fiquei ainda mais louca para lê-lo com a sua resenha... O.k., você conseguiu me convencer. Haha

    http://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo