16.9.15

[Resenha] Penadinho - Vida :: Paulo Crumbim e Cristina Eiko





Penadinho - Vida
Autora: Paulo Crumbim e Cristina Eiko
Editora: Graphic MSP 
Páginas: 80
Skoob  | Goodreads | Compare e Compre
A Alminha vai reencarnar. E Penadinho nunca teve coragem de dizer que ela é o amor da sua... morte! Pra piorar, a fantasminha sumiu e precisa ser encontrada até o amanhecer, quando a Dona Cegonha a levará. Em Vida, Paulo Crumbim e Cristina Eiko reinterpretam os personagens de Mauricio de Sousa de uma forma leve, apaixonante e divertida.

A noite começa como outra qualquer nas últimas décadas do cemitério, todos brincando de esconde-esconde, uma festa só, até que a Cegonha chega e solta uma notícia bombástica em cima de Penadinho, Alminha vai reencarnar e a Cegonha precisa tê-la ao seu lado até o amanhecer...

Penadinho não sabe o que fazer, Alminha reencarnando? Mas ele nem teve tempo de cumprir metade das promessas que fez, não a levou no cinema, não viu o sol nascer na colina e mais importante de tudo, não disse o quanto a ama e agora ele corre o risco de não ter tempo de fazer nada disso. Ele precisa achar Alminha e fazer no mínimo alguma dessas coisas.

Mas sua saída apressada do cemitério em sua ânsia de fazer algumas das coisas que prometeu o faz meter os pés pelas mãos, e não só acaba deixando Alminha sozinha no meio da cidade como também faz com que ela seja vítima de um sequestro, contudo ele não sabe disso, Penadinho só sabe que Alminha sumiu e que precisa encontrá-la antes de o sol nascer e ela ir com a Cegonha...mal sabe ele que Alminha corre o risco de nunca mais conseguir ver a luz do sol.



Eu sempre gostei do Penadinho em A Turma da Mônica, ele é um dos meus personagens favoritos, mas esse grafic novel entrou para minha lista de queridinhos... Entendam, eu amo gráficos, de paixão e esses desenhos estão maravilhosos, combinam com o clima macabro que permeia a trama mas também tem um toque de infantilidade bem propício para o público alvo que é o infantil/jovem.

Porém devo dizer que o tema tratado não é tão infantilizado assim, aqui temos lições importantes sobre nossas decisões, então eu digo "Este é um livrinho muito recomendado para as crianças, mas também para todos que gostem de leituras rápidas e gostosas.", porque por mais que Maurício crie personagens infantis, ele sempre tem o cuidado de tratar de coisas importantes e aqui temos o perigo de se esperar muito - achando que tem a vida inteira pele frente - para fazer/dizer coisas importantes, pois muitas vezes nos pegamos adiando coisas relevantes porém pequenas - como um eu te amo - porque temos a crença que há tempo para isso depois, mas esse tempo pode ser só algo da sua cabeça que decorre mais rápido do que você espera.


E trata também do perigo de se confiar em estranhos, que convenhamos em nosso mundo cada vez mais tecnológico está se tornando uma coisa frequentemente necessária, porém isso não nos isenta de ser precavido e tomar cuidado com as pessoas com que nos comunicamos ou com os serviços que nos vemos formados a consultar, afinal a preocupação é algo que devemos ter sempre presente, é ela que nos mantém atentos e seguros.

No fim, mais que recomendo esse livrinho que é um amorzinho, e parabenizo os ilustradores, pois fizeram um show visual digno de nota dez!

2 comentários:

  1. Agatha, olha eu aqui! Eu prometi e cumpri!

    Adorei a resenha a graphic, é um meio literário que não conheço muito, pelo menos, não aqui no Brasil. Achei os desenhos muito graciosos também.
    Essa questão de juntar questões fundamentais sobre conscientização e coragem para crianças com um meio apelativo é uma sacada genial! Literatura vem por todos os meios e sempre será bem-vinda. Talvez eu o leia futuramente. Obrigada pela dica!

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Iza.
    Menina prometo passar no seu também - mas se me permite não direi a data, pois você sabe o quão corrida está a nossa vida kkk -, mas sim, concordo com você sobre o livro do Penadinho, e os desenhos estão uma graça moça, super fofinhos.
    Bjinhos

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo