21.3.16

[Resenha] A Noiva Fantasma :: Yangze Choo

A noiva fantasma
Autora: Yangze Choo
Editora: Darkside
Páginas: 360
Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo. Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente. Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. 
Embora eu me encolhesse ante a tormenta de sua repreensão, senti um alívio indefinido ao compartilhar meu fardo. Eu não estava louca. Apenas amaldiçoada. Essa distinção me deu um leve prazer.
Com o pai viciado em ópio, a casa em frangalhos e os poucos empregados e comidas fornecedores de alguns poucos luxos, Li Lan, não pensa muito sobre seu futuro, sobre seu casamento, afinal a mãe morreu quando ela era pequena demais, e o pai estava mais ocupado em estar ocupado do que com casar a filha, ele era desligado demais, depois da morte da mãe e do pai ficar desfigurado por conta da varíola que quase o matou, ele não tinha feito muito. Morrendo aos poucos, ainda vivo.

Contudo as coisas mudam quando seu pai, quase falido e sendo cobrado pelos credores do pouco dinheiro que parava em suas mãos, recebe uma proposta: case Li Lan com nosso filho e tudo será perdoado, além dela ter acesso a uma vida bela e prazerosa, mas havia um detalhe: o noivo estava morto.

Horrorizada com a ideia, seu pai passa a tentar encontrar uma saída, mas o fantasma de Lim Tiam Ching não vai aceitar um não tão fácil assim, e então ele começa uma verdadeira cruzada para que Li Lan seja dele, entrando em seus sonhos, apavorando as pessoas queridas por ela, negociando com os Juízes do Inferno e prometendo se vingar de seu primo, Tian Bai, o amado e originalmente noivo de Li Lan.

Assim ela se vê entre a cruz e a espada, como lutar com forças que nem mesmo são do mesmo mundo que você? Há um jeito, mas para isso ela terá que arriscar tudo e correr o risco de ganhar nada em troca.



Desde o primeiro momento em que pus os olhos neste livro soube que tinha que tê-lo, pois convenhamos, essa capa é sensacional, a Darkside arrasando como sempre, mas depois de ler a sinopse eu pirei. Entendam: eu amo a cultura oriental, e o livro não só foi escrito por uma chinesa como também retrata um pouco de sua cultura, que inclusive tem influências portuguesas e inglesas na região da Malaia.

Com uma protagonista encantadora e inteligente a leitura flui fácil, quando você menos ver já terá lido várias páginas, e aprendido inúmeras coisas sobre costumes, superstições e tradições Malaios. Eu li este romance histórico como uma leitura única, pois é isso que esse livro é, único.

Mas com certeza o que me fez amá-lo com todas as forças foi o quanto eu consegui identificar A viagem de Chihiro nesse livro e o tempo todo me perguntava se ela havia se inspirado nele, caso não saibam, este é um filme do Studio Ghibli, indicado ao Oscar na mesma época de Senhor dos Anéis, mais ou menos. Esse filme marcou minha infância e não só isso, ele tem uma pegada totalmente madura para protagonistas crianças e ele consegue ser "sinistro" sem o ser, é mais ou menos como Coraline, com seus botões medonhos, mas situações que te ensinam muito.
Mais uma duzia de questões saltaram de meus lábios, mas naquele momento ouvi um som muito alto e acelerado. Um vento forte me golpeou, erguendo folhas e galhos em um turbilhão. Fechei meus olhos, protegendo-me dessa fúria, mas quando os abri de novo, Er Lang tinha partido. istante, no céu noturno, pude ver um traço de luz, ondulante como uma enguia no oceano, mas foi tão rápido que eu não sabia se tinha imaginado.
Na verdade, há tantas referências que podem ser identificadas em outros livros e filmes de outras culturas que me fez pensar que meu professor até que tem razão, nossa cultura é sim predominantemente portuguesa católica, mas ao longo dos anos, a China foi uma grande massa, que por um tempo forneceu muitas pessoas ao Brasil e ao mundo, nossa cultura também se mescla com seu costumes e ideais, é que eles estão tão entranhados nos nosso que pode passar despercebido como algo que já estava ali, ao ler A noiva fantasma, mais de uma vez eu notei costumes asiáticos em meu dia-a-dia.


E para finalizar e te convencer de vez a ler esse livro, sem que eu tenha que dar nenhum spoiler; quem gosta de mitologia levanta a mão! o/

Eu sempre me perguntei como de fato é o Inferno, e sempre me questionei como podemos ter tantas religiões e crenças e dar mil nomes diferentes para um mesmo conceito... pensando nisso eu já cheguei a me perguntar se na verdade tudo existe ao mesmo tempo que nada existe, e aqui Choo fez algo sensacional ao retratar a passagem para o outro mundo, me lembra um que de Percy Jackson atravessando o Tártaro para fechar as portas de Hades e de Lyra, da língua mágica, nas planícies dos mortos tentando fechar as fendas entre dimensões, amo isso, amo essa complexidade e esse envolvimento de crenças. Conhecer novas tradições é mágico e não é todo dia que temos um livro bom sobre cultura oriental. Se quer diversificar e conhecer um pouco mais... A noiva fantasma é uma pedida espetacular.
Nada era o que parecia no fim das contas.



20 comentários:

  1. esse livro tem tudo para ser muito bom. Preciso aprender mais sobre a cultura oriental.
    Darkside sempre nos surpreendendo com seus títulos.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Helana.
      Que nome diferente moça, gostei. Siiim, eu esperava uma pegada diferente desse livro, mas me surpreendi para o melhor viu? E explica muita coisa, pois ela também está aprendendo sobre isso, é uma aula sem que seja uma aula... sabe?
      Espero que possa ler e gostar, bjokas

      Excluir
  2. Eu não comprei esse livro por falta de dinheiro mesmo, mas curti bastante a resenha e me apaixonei pelo livro só pela sinopse. Mas tem como não se apaixonar com a capa?
    Só uma pergunta: você citou que tem mitologia no livro, mas é grega ou chinesa?
    http://blogpausageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá moço, não esqueça de deixar seu nome da próxima vez.
      Olha, eu comprei ele na Amazon, numa promo, e se não me engano eu nem paguei caro, foi 20 e pouco, olha lá. Kkkk, impossível não se apaixonar por essa capa e sinopse, e te respondendo, é mitologia chinesa.
      Bjs

      Excluir
  3. Olá,

    adorei sua resenha, ficou muito boa. Eu quero muito ler essa obra, gosto um pouco de cultura oriental, a capa desse livro é muito maneira e a DarkSide sempre surpreendendo! www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, não esquece o nome da próxima vez!
      Fico contente que tenha gostado da resenha, de verdade, e vou te falar me surpreendi muito com esse livro. Uma bela e riquíssima aquisição.
      Bjokas

      Excluir
  4. Olá!

    Eu estou maluca por este livro desde que decobri que ele trata de cultura asiática e a estoria se passa na Ásia! Me encantei pela estoria de Li Lan equeromuito descobrir como ela vai resolver esse problema em que esta envolvida. Espero que ela não tenha que se casar com o morto coitada ;-;

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pamella.
      Menina a Li Lan é sensacional, adoro ela, de verdade, e a solução dela... nossa, amei, quero mais livros dessa escritora, quero um spin-off kkkkk.
      Leia e se encante.
      Bjinhooos

      Excluir
  5. Já li incontáveis resenhas sobre esse livro, mas nunca me interessei realmente por ele :/ A premissa até me agrada, mas não tem tantos atrativos assim para mim. Gostei muito da sua resenha!! Conseguiu me deixar curiosa com alguns pontos do enredo. Quem sabe coloco esse na lista de leituras!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gabrielly.
      Menina eu espero que coloque, nem tanto por o livro ser bom, mas para poder sair um pouco da zona de conforto, é algo bem diferente e acredito que único para muitos brasileiros e isso, diversidade, é incrível, eu tenho tentado viver com base nisso, me abrir para coisas novas e esse livro foi um acerto.
      Fico contente que tenha te despertado pelo menos o interesse, às vezes tudo o que precisamos é do empurrão correto.
      Bjokas moça

      Excluir
  6. Olá, já faz tempo que eu quero ler essa obra, mas ainda preciso adquirir meu exemplar...a DarkSide arrebenta com suas edições, impossível não se apaixonar por essas capas. Adorei sua resenha!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, não esquece o nome o/
      Siiim, em livros deles que quero só pela capa, mas aí eu penso que depois eu ficarei chateada se comprar e não ler... até porque é caro né?
      Espero que consiga em alguma promo, bjokas e obrigada

      Excluir
  7. Oie
    eu sou louca para ler o livro desde que lançou, lias, a capa dele ´muito bonita e a história chama minha atenção desde sempre, sua resenha só me deixou mais curiosa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Catharina.
      Que bom menina, ou não, odeio ficar curiosa por um livro e não poder ler, então torcendo para você conseguir seu exemplar logo e vir me contar o que achou sim?
      Bjokas

      Excluir
  8. Oii
    Adorei a sua resenha... eu tenho muita curiosidade em ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade.
    Sua resenha de fato conseguiu aguçar ainda mais a minha curiosidade hahaha

    O que fazer, me diz?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mayara.
      Eu te falo sim moça, suborne alguém para comprar para você, roube de um amigo que tenha (brinks), ou o mais garantido, compre numa promo e se divirta com a leitura!
      Bjinhos e fico feliz que tenha gostado da resenha

      Excluir
  9. Gentemmmm... que resenha deliciosa! Ganhei este livro e estava com medo de ler e me assustar, pois sou muito suscetível e sofro com algumas tramas, além de ser medrosa demais. Hahaha. Mas, lendo sua resenha penso que vou gostar demais da leitura.
    Agora, sou uma apaixonada pelas capas dos livros da Darkside que as produz lindamente e muito com esmero.

    Bjs
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tânia.
      Eu tive esse mesmo receio moça, pois a Darkside é mais terror que qualquer outra editora, mas eu me surpreendi com esse livro leve e fofo e maravilhoso, apesar de ter fantasmas, e tudo mais que não vou contar kkkkk.
      Bjokas e espero que leia logo e venha me contar se gostou.

      Excluir
  10. Oiii
    Eu também adorei esse livro. Principalmente, as referencias a cultura chinesa.
    A edição é de morrer de linda mesmo. Consegui fazer o passarinho da capa e fiquei muito feliz!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lê.
      Muito amor né? Quero mais livros dela, só digo isso.
      Bjokas

      Excluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo