1.4.16

[Resenha] Se Eu Ficar :: Gayle Forman


Se Eu Ficar #1
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Se você está precisando de um romance bem fácil de ler e que te deixe curiosa para um segundo livro, Se Eu Ficar é perfeito para isso. 

O livro conta a história de Mia, uma menina que de 17 anos que sonha em entrar para a Julliard ser uma violoncelista famosa. Ela convive com o namorado, Adam, os pais e um irmãozinho mais novo, Teddy. Apesar de todos à sua volta serem adeptos ao rock, Mia se identifica mais com Beethoven e Mozart e passa os dias tentando entender como é que todos ao seu redor podem ser tão diferentes dela. 

Tudo isso muda já no começo do livro quando, em uma tarde de nevasca forte, Mia e sua família sofrem um acidente de carro. Logo após ele, Mia se levanta e vê que seus pais estão mortos e sai a procura de seu irmãozinho caçula. É quando Mia vê um corpo em péssimo estado na estrada que fica assustada: ela vê o próprio corpo. O corpo de Mia é levado então para o hospital mais próximo, no qual ela entra em estado de coma e passa a observar toda a situação de fora. 



O livro todo gira em torno da decisão de Mia de desistir de lutar para viver, já que sabe que quando acordar sua vida toda estará diferente e sem os pais, ou se continua batalhando para viver e decidir ficar. 

Mia narra o livro enquanto observa o namorado, a melhor amiga e os avós reagindo ao acidente e esperando ansiosamente por sua decisão. Isso tudo enquanto Mia relembra de cenas no passado que a moldaram para ser a pessoa que é hoje e a influência que o namorado e a família tiveram em sua vida.


  
É um livro lindo que trata de muitos temas importantes. A morte e sobre como é a batalha de uma pessoa para continuar vivendo, o senso familiar e sobre perceber como uma vida sem família pode ser uma perspectiva horrível e sobre coisas sobre as quais valem a pena viver. 

Um momento que me marcou muito é quando determinada pessoa vai conversar com o corpo de Mia e explica que é uma decisão difícil, mas ele entende se Mia resolver ir. Nem sempre é fácil voltar para encarar uma vida completamente diferente. Ele se torna a primeira pessoa que liberta Mia da responsabilidade de ficar e para que ela tome a decisão que realmente quer. 
“Está tudo bem,’ ele me diz. ‘Se você quiser ir. Todo mundo quer que você fique. Eu quero que você fique mais do que eu já quis qualquer coisa na minha vida.’ A voz dele quebra pela emoção. Ele para, limpa a garganta, respira, e continua. ‘Mas isso é o que eu quero e eu posso ver por que possa não ser o que você quer. Então eu só queria te dizer que eu entendo se você quiser ir. Está tudo bem se você quiser nos deixar. Está tudo bem se você quiser parar de lutar.” 
Além disso, por Mia ser violoncelista e Adam, seu namorado, ser guitarrista em uma banda de sucesso, o livro inteiro traz muitas referências a música de uma forma geral. É um livro que mistura quase com perfeição romance, morte e música. 




Além de ser um livro emocionante, foi feito também um filme que também me surpreendeu muito positivamente. Acho difícil eu gostar tanto de uma adaptação, mas tenho que dizer que o filme de Se Eu Ficar não mudou quase nada do enredo original, deixando tudo muito mais fiel. Pontos extras também por ter conseguido fazer uma mesclagem tão boa das músicas clássicas de Mia com o rock um pouco mais pesado das pessoas em volta dela.




2 comentários:

  1. E se eu ficar é uma das melhores histórias que já vi <3 dá até nó no coração de lembrar!

    ❣ Blog ❣ www.amigadelicada.com ❥

    ResponderExcluir
  2. Já tinha assistido ao filme e gostei muito. Não fazia ideia que tinha um livro. =O Vou querer ler esse livro um dia, deve trazer ainda mais emoção que o filme. ^^

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo