30.5.16

[Resenha] Almanova :: Jodi Meadows

Almanova - Incarnate #1
Autora: Jodi Meadows
Editora: Valentina
Páginas: 288
Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê. SEM-ALMA A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre... HEART Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz? Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos? 
Almanova é um daqueles livros que você compra sem saber muito o que esperar, mas que a autora cria um mundo novo na sua frente que te faz questionar valores sociais e como a nossa sociedade se comportaria em uma outra dimensão.

O livro se passa no mundo de Range, onde existem dragões, trolls, humanos e outros seres místicos. Os humanos se concentram em uma cidade protegida por muros brancos que pulsam, chamada de Heart. Tudo parece como uma distopia normal, porém, a grande diferença é que os humanos deste livro reencarnam e sempre se lembram de todas as suas encarnações passadas. Ou seja, durante os cinco mil anos que Heart existe, as mesmas almas sempre reencarnam em corpos diferentes e se lembram de tudo, fazendo com que a sociedade como um todo seja extremamente desenvolvida por lembrar de erros passados.

O livro começa, porém, quando uma dessas almas, Ciana, morre e não reencarna. Quem nasce pela primeira vez em cinco mil anos em seu lugar é Ana, uma alma nova. Por ser o símbolo de uma quebra de padrões dentro de sua sociedade, Ana não é bem aceita por ninguém, incluindo por seu pai que abandona a família e nunca mais volta e por sua mãe, que resolve criar a menina fora de Heart e a maltrata diariamente.

Em seu aniversário de 18 anos, Ana decide finalmente sair de casa e ir à procura de Heart, onde pretende encontrar as respostas de sua vida: Por que ela nasceu? Por que Ciana não reencarnou? Isso pode acontecer novamente? Ela própria deve reencarnar assim que morrer ou nunca mais vai voltar?
"As coisas simples são geralmente as mais desafiadoras."
No meio do caminho, porém, Ana tem que lidar com sílfides, seres feitos de sombras e fumaças que queimam humanos ao encostar neles. É fugindo de seres assim que Ana é resgatada por Sam. Ele compreende quem Ana é e decide ajudar ela nesta missão de chegar em Heart e descobrir tudo o que precisa.
"Você faz com que eu sinta dor em lugares que nem são físicos."
É uma narrativa fluida e rápida, sendo que o romance desenvolvido entre Sam e Ana me cativou imensamente. Toda essa história de uma pessoa ter cinco mil anos, com corpo de 18, e a outra ter apenas 18 tornou tudo mais mágico, ainda mais quando Sam passa a ensinar Ana sobre os costumes da sociedade.

O romance entre Sam e Ana é uma das minhas partes favoritas. Ao mesmo tempo em que Sam aprende muito sobre as perspectivas de Ana, ele também a ensina valores novos e principalmente a não ouvir tudo o que sua mãe lhe dizia sobre ela ser inútil para o mundo e uma "sem-alma". 
"Graças a Sam, eu era Imortal."
Além disso, é uma história que acaba analisando padrões sociais e como chegamos a eles em um primeiro momento. Toda a narrativa questiona o modo que nós temos de viver e se ele é afinal o melhor apenas por ter sido o mesmo por milhares de anos, ou se uma nova perspectiva pode agregar novos valores e propostas para a sociedade.

Admito que achei os primeiros capítulos exageradamente rápidos, mas achei que lá pela página 70 a autora consegue encontrar um ritmo mais agradável sem apressar muito as coisas. Como se trata de um mundo diferente do nosso, teria gostado do começo ter sido um pouco mais lento para poder entender como funciona. Mas mesmo assim, toda a narrativa possui um mistério no fundo para entender por que tudo aquilo está acontecendo que me fez devorar o livro.



Antes de terminar a resenha, podemos parar por apenas um momento e analisar o quão perfeitas essas capas são? A história me intrigou bastante, mas tenho que dizer que a beleza e as cores das capas me chamaram muito a atenção e eu fiquei maravilhada, pois não via nada assim há algum tempo. <3

Por ser o primeiro livro da trilogia Incarnate, a autora acaba não respondendo todas as perguntas e deixa algumas pontas soltas para os próximos volumes, o que me deixou muito mais curiosa ainda para ler os próximos. A trilogia inteira já foi lançada aqui no Brasil pela editora Valentina e eu mal posso esperar para ler o próximo!

26 comentários:

  1. Eu adoro essa série, especialmente por conta do desenvolvimento fantástico elaborado pela autora. As capas são um destaque a parte eu sempre recomendo muito os livros.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, confesso, desde que esta série foi lançada, eu não tenho interesse em lê-la, mas ouço boas críticas acerca dela, e isso até me dá uma coceirinha, mas ainda assim, a trama não me convence... ando meio saturada das coisas fantasiosas e decidi dar um tempo nesse tipo de leitura. A editora Valentina super seleciona seus títulos e sempre acerta em cheio, mas pra mim, não rola. Eu não gostei das capas... achei enfadonhas... sorry, minha opinião! O que me deixa feliz é de saber que vc devorou o livro e que está ansiosa pela continuação. Vai com tudo! beijo

    ResponderExcluir
  3. Oie! A princípio o livro não me chamou atenção, por causa de todo esse novo mundo, mas depois conforme fui lendo sua resenha foi impossível não me interessar por essa personagem que vem com uma alma nova, quebrando os padrões de anos e anos, e que bom saber que não temos só distopia, que oromance também está presente. Acho que vou gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  4. As capas da série merecem uma exposição de arte, porque são lindas demais e claro, despertam a maior curiosidade pra saber se o conteúdo é digno de capa tão perfeita. Não sou muito de ler este gênero e confesso que este inicio acelerado me deixa apreensiva, mas com certeza, é uma serie que quero conferir!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas achei a premissa dessa história muito interessante.
    Deve ser uma barra para Ana crescer sendo diferente dos outros e ser rejeitada pela própria família.
    Fiquei curiosa para saber o motivo da Ana ser uma alma nova e não uma reencarnação.
    As capas são realmente lindas! Essas cores estão maravilhosas.

    Beijos :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu só conhecia esse livro por alto e fico feliz que meu primeiro contato com essa obra tenha sido através da sua resenha. Você me deixou bem curiosa em relação ao livro! Eu gostei bastante da premissa, achei diferente e interessante. Acho que vou gostar dos personagens, principalmente do romance entre Sam e Ana.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    A editora Valentina vem arrasando em seu catálogo não é? Eu não conhecia o livro mas fiquei mega interessada na história e achei muito bacana esse lance de reencarnação e sempre ser às mesmas almas com lembranças de vidas passadas. Acho que essa história nos faz refletir até mesmo em pensar como seria a humanidade se isso realmente fosse possível. Será que aprenderiamos com nossos erros ou nos tirnariamos ainda mais gananciosos?
    Com certeza vou adicionar essa trilogia na minha lista de desejados.
    Adorei a resenha.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna!
    Não conhecia o livro e não me chamou a atenção. A temática não faz parte do meu cotidiano de leitura. Sua resenha ficou muito bem escrita e deu pra perceber que o livro não é ruim, para quem aprecia o gênero, tenho certeza que vai gostar.
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Livros com seres fantásticos normalmente não me interessam muuito, mas sempre tive curiosidade de ler essa trilogia, primeiro porque as capas são lindas (não dá para negar ♥), e segundo porque só vi resenhas positivas para eles, então imagino que a história deva ser incrível mesmo! Espero que você goste ainda mais do segundo livro :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bru eu amei sua resenha e me arrisco a dizer que que a meia história do livro, mas, não me cativou pra ler, eu ficaria feliz de você me contar todos os SPOILERs e detalhes, mas, não leria. É confuso eu sei hahahahaha. Parabéns mesmo pela resenha. Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá Xará,
    Tenho muita vontade de ler Almanova, acho a premissa desse livro muito legal e as capas são divas - momento delírio!
    Adorei saber que o romance é uma de suas partes favoritas, acho que seria minha parte preferida também! Fiquei um pouco com o pé atrás com essa questão de um começo muito rápido, sabe? Mas me agradou o fato de a autora ter encontrado um ritmo.
    Com toda a certeza, farei a leitura do livro.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar do livro, mas a sua resenha esclareceu muitas coisas que estavam me deixando em dúvida. Adorei a premissa do livro, é uma ideia genial a autora usar uma sociedade que está acostumada com almas ressuscitadas e colocar como protagonista aquela pessoa que não se encaixa aos padrões propostos, no caso, uma alma nova. Amo livros que tenham personagens "imperfeitos" como principais, que buscam respostas para os seus problemas e no meio de tudo, a autora inserir uma pitada de romance. Espero ler o livro em breve!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Confesso que nunca tive muito interesse pela série, principalmente por não saber muito do que ela se tratava, mas vendo sua resenha fiquei bem curiosa.
    Amo histórias onde alguém é imortal e tals, acho que essas pessoas nos livros sempre tem muita coisa a acrescentar, muito conhecimento, e como vc disse muitas criticas sociais, que nos fazem refletir.
    Espero ter a chance de ler um dia

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Realmente, essas capas são lindas. Além do mais, a sinopse totalmente me chamou a atenção!
    Eu amo fantasia com trolls e outros seres, então Almanova me conquistou já de cara. Sua resenha super positiva também me instigou e fico feliz que no final das contas a autora conseguiu encontrar o ritmo perfeito sem pecar na falta ou no excesso. Adorei a resenha!

    beijo!

    ResponderExcluir
  15. Oi linda,

    Confesso que esses livros e mais três são os livros mais desejados da Valentina.
    Eu sou aficionada nessas capas e na profundidade do olhar das modelos e mais feliz ainda pelos livros tem magia e críticas sociais em um único universo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá Bruna!
    Eu não acredito em reencarnação, mas gostei da premissa do livro. Fiquei curiosa para saber por que o padrão de alma se perder e queria descobrir como Ana nasceu. Também me deixou curiosa para saber como é o relacionamento de Sam e Ana. Já tinha vontade de ler esse livro e agora tenho mais certeza que vou lê-lo.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Não gosto muito de distopia, apesar de ter achado a história interessante. É ótimo quando o autor não nos revela todos nossos questionamentos pois ficamos ainda com mais vontade de ler a continuação. As capas são mesmo lindas, mas não leria mesmo por conta do gênero. Muito boa sua resenha!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  18. Sim, essas capas são mesmo maravilhosas! *-* Achei o máximo a premissa desse livro, com todas essas almas reencarnando numa mesma sociedade por tanto tempo e mantendo suas memórias, e a situação da Ana me tocou muito, afinal, ela não tinha nenhuma culpa de estar lá "no lugar de outra pessoa". Amei a leitura, mas infelizmente ainda não pude ler os outros volumes, espero fazer isso logo e entender os motivos por trás do aparecimento da alma nova! Acho o Sam um fofo e gostei muito do desenvolvimento do romance também.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Eu fiquei bem curiosa sobre a história logo que esse primeiro livro foi lançado, mas com tantos lançamentos acabei esquecendo desse... Sua resenha fez minha curiosidade voltar, a rama parece ótima e o romance provavelmente também vai me encantar, já que ela deve ser muito diferente dos outros por não ser uma reencarnação...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Bruna, tudo bem?
    Antes de mais nada, digo que sua resenha está muito cativante, muito gostosa e ler.
    Sobre o livro: quando eu comecei a ler sua resenha eu achei que era a primeira vez que estava vendo essa trilogia, mas depois me lembrei que já havia ouvido falar dela num evento literário que participei ano passado.

    Eu amo ler distopia, é um dos meu gêneros literários favoritos depois da fantasia. Eu achei essa história muito muito interessante mesmo, quero muito ler. Ainda mais agora que você afirmou ser muito boa.

    Tenho que concordar com você, essas capas são muito lindas e chamativas mesmo. Amei!

    Bem, parabéns pelo trabalho.
    Um grande abraço.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  21. Oie!!!!
    É ótimo quando nos lançamos a uma nova leitura sem ter o que esperar e amamos o livro!
    Minha primeira impressão realmente foi a linda capa! Aliás a trilogia toda tem capas bem colorida e belíssimas!
    Para dizer a verdade a sinopse não me chamou muita a atenção, mas sua resenha me deixou curiosa, pois eu jurava se tratar de uma fantasia e não uma distopia!
    Então é claro que me interessei por saber mais sobre a interação de Ana e Sam e também agradeço seu comentário sincero sobre o início ter um ritmo confuso e depois se ajeitar, pois às vezes isso causa nossa desistência!
    Agradeço a dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oiii!!!

    Eu ainda não pude ler esse livro, mas morro de vontade por causa principalmente por essas capas.
    São lindinhas!!!
    A história é maravilhosa pela resenha pude perceber bem escrita, mesmo com esse início rápido, eu gostei de saber sobre ele.
    Como vc mesmo disse, é uma trilogia e por isso normal ter essas questões.
    Mas espero ler em.breve


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu também acho essas capas incríveis, tanto que foi a primeira coisa que chamou minha atenção na série kkkk Bom, achei bem curioso isso de reencarnar e lembrar de tudo, um tanto diferente, imagino o quanto deve ser interessante acompanhar tudo isso. E fiquei bem feliz em saber que o romance é cativante. Enfim, adorei sua resenha, espero ter oportunidade de ler esse livro em breve.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Oi Bruna, fico super feliz em ver que você gostou do livro, eu sempre vi ele por aí mas nunca me interessei de fato, e ver que você curtiu bastante me anima. Vou ver se consigo adquirir meu exemplar em breve para conferir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Essas capas são mesmo incriveis, ficaram lindas! Embora eu tenha gostado da premissa do livro e ter gostado também da sua resenha, vou deixar sua dica passar, pois não vou conseguir ler serie, estou estudando muito, fica dificil me comprometer com uma leitura mais longa! Mas achei positivo o fato de todos os livros já terem sido lançados aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  26. Oi *--*

    Já conhecia esse livro e lembro que quando lançou eu fiquei bem curiosa pra ler mas ai o tempo foi passando e deixei de lado. Vendo sua resenha percebi que a estória é muito boa e fiquei doida pra ler novamente. Essas capas são realmente maravilhosas e chamam muita atenção.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo