21.5.16

[Resenha] Tudo e todas as coisas :: Nicola Yoon

Tudo e todas as coisas
Autora: Nicola Yoon
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Skoob  | Goodreads | Compare e Compre
Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.
Madeline não conhece o mundo, bom, não como todos nós o conhecemos o experimentando, ela não sabe o que é a brisa passando entre seus cabelos, ela não sabe como são os grãos de areia sob seus pés, ela não sabe como é o nervoso de estar pela primeira vez numa sala de aula, ela não sabe nem mesmo como é sentir a luz direta do sol tocando sua pele e tudo isso porque ela é doente: Madeline é alérgica ao mundo.

É uma doença muito rara, poucos a conhecem, mas há pessoas por aí que não podem sair para enfrentar ao mundo sem se colocar em mil situações de risco de morte diferente, uma flor pode atacar seus pulmões, uma comida pode fechar sua garganta, resumindo, ela pode morrer facilmente, e com isso sua mãe criou uma mundo particular para ela, entretanto ela não pode sair dele e nem nunca quis, sua mãe e Carla lhe dão todo o amor necessário e os livros compensam o resto.

Mas isso muda quando a casa ao lado é ocupada por uma nova família, principalmente com a visão do jovem descabelado todo vestido de preto que ama escalar paredes e se despendurar nas vigas, seu nome é Oliver e seus olhos são azuis como o mar, contudo o mais surpreendente nessa situação é que ele parece querer conhecê-la e depois de uma tentativa de ir a casa dela para se apresentar fracassada, dias brincando de teatro com um bolo incomível e um endereço de e-mail escrito com caneta no vidro da janela, eles finalmente começam a conversar e então Maddy, que nunca teve um amigo, que nunca conheceu o mundo, que nunca lamentou sua condição, passou a desejar mais que tudo que sua doença tivesse uma cura.
MEU BALÃO BRANCO
Naquela noite, sonho que a casa respira comigo. Eu exalo e as paredes se contraem como um balão furado, me esmagando quando desinfla. Eu inspiro e as paredes se expandem. Mais uma única respiração e minha vida por fim, finalmente, irá pelos ares.

Galerinha que livro fofinho demais!!! Sério, sem igual. E tudo começa com a maneira com que ele foi escrito, os capítulos são dinâmicos e especiais, construídos por uma menina que nunca viu o mundo, mas que parece conhecer muito dele, sem falar que são muito engraçados, porém outros são completamente tristes e de apertar o coração.

Nicola Yoon nos apresenta uma protagonista que nunca saiu da bolha familiar, que nunca teve amigos ou qualquer outra coisa normal em sua vida e que de repente se vê encantada com um menino e passa a desejar um pouco de normalidade, entretanto como fazer isso se qualquer coisa considerada por muitos normal pode lhe ser fatal?
Olly: eu ia responder o seu e-mail, mas vi que você estava on-line. a sua receita me fez rachar de rir. por acaso já houve algum espião na história da espionagem que admitiu ser um espião? acho que não. eu sou olly e é um prazer conhecê-la.
Olly: o que significa esse "f"?
Madeline: Furukawa. Minha mãe é a terceira geração de imigrantes japoneses. Sou metade japonesa.
Olly: e a outra metade?
E ainda sim, mesmo sabendo que ela pode morrer será que não vale a pena? Aqui temos muitas questões sendo avaliadas e vemos Maddy correr riscos, se descobrir e se entender, é duro, mas é a verdade, depois de um tempo os pais não podem mais tentar nos proteger de tudo e todos... a vida nos foi dada para ser vivida e assim cada um tem que estar pronto para tomar sua decisões sejam elas boas ou ruins.

O livro é lindo, delicado e tem um desenvolvimento encantador, não consigo desvincilhar tal obra da palavra amorzinho, pois ele se tornou um dos meus amorzinhos, principalmente pela força da Maddy, pelo seu jeito de ver o mundo e por Olly e seu amor sincero, que não se importa com dificuldades desde que seja verdadeiro. Leiam, eu super recomendo. 



28 comentários:

  1. Oi Agatha, eu sou apaixonada por essa capa e tenho muita vontade de conhecer essa história que tem tudo para ser emocionante demais. Depois de ler suas considerações, fiquei ainda mais motivada para conferir. Deve ser lindo mesmo e quero muito conhecer esse desenvolvimento. Pelo visto, também podemos tirar boas lições desse enredo heim?!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fer.
      Sim menina, podemos tirar boas lições desse livro e passamos por muitas emoções, ele nos joga muitas perguntas e surpresas e nos faz questionar as inconsequências que podemos ou não cometer em nome de nossos sonhos a ponto de nos fazer pensar "É mesmo um exagero?".
      A capa é linda e dentro o livro também é lindo, a NC caprichou nesse sentido viu?
      Bjokas e desejo uma boa leitura.

      Excluir
  2. Oi, Agatha! Tudo bem?
    O livro me deixou interessada logo pelo título. Ainda não o conhecia, mas já fiquei encantada com a história. Fiquei muito curiosa para saber a idade da Madeline e como a mãe dela conseguiu mantê-la tanto tempo isolada do mundo. A história toda me pareceu ser muito fofa, inclusive o envolvimento dela com o Olly, e olha que eu geralmente não gosto de romances. Espero poder ler este livro em breve, pois tenho certeza que irei gostar. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jéssica.
      Kkkkkk, bom, leia que você irá descobrir a resposta para suas perguntas, contudo acho que a Maddy ficou tanto tempo presa por ela ser uma boa pessoa mesmo e amar muito a mãe, entretanto sempre há aquele momento de se arriscar e correr com nossas próprias pernas né?
      Espero que goste, de verdade, até porque o romance é muito fofo.
      BJokas

      Excluir
  3. Eu terminei esse livro há pouco tempo e ele também me conquistou muito! A Maddy é mesmo uma garota forte que me surpreendeu por não ter medo de enfrentar o mundo do lado de fora e as conversas dela com o Olly me tiraram boas risadas, os personagens foram muito bem construídos! A única coisa que senti falta nos últimos capítulos quando as coisas começam a serem desenroladas foi de mais detalhes sobre algumas explicações. "Tudo e todas as coisas" é mesmo um amorzinho que conquista o leitor em cada página.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Isa.
      Menina eu ri demais com essa menina, ela tem um pensamento muito singular! Os dois juntos são sensacionais, tem química demais e o Olly é um palhaço kkkkkk.
      Olha, eu senti que no fim poderia ter mais uns três capítulos sabe? Queria mais, queria sentir essa dorzinha de todas as coisas sendo reveladas mais profundamente, contudo gostei do fim, não reclamo.
      Bjokaaas e claro, espero mais livros da autora kkkk, adorei ela!

      Excluir
  4. Olá!!
    Amei sua resenha! Vi esse livro na livraria e confesso que não me atraiu, mas agora lendo a sinopse e a sua resenha, senti na pele que não se pode julgar um livro pela capa. A história é linda, o tipo de livro que amo ler! Já está na minha lista!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sophia!
      Ai que linda! Que bom que mudei a sua opinião de um livro que você pode amar, mas que não tinha chamado a sua atenção pela capa, uma mentira dizerem que capa não influência leitor. Porém confesso que eu gostei justamente pela capa, adoro esse trabalho de cores e desenhos e estilo de pintura kkkkk, se pudesse faria minha vida ter esse tipo de arte espalhada pela minha visão, tipo aqueles programas de edição sabe?
      Loucura né? Espero que ame o livro, é bem fofo e tocante.
      Bjokas e boa leitura!

      Excluir
  5. Já tinha lido críticas boas sobre esse livro e sua resenha me fez ficar com mais vontade de ler! Parece ser um livro ótimo e bem divertido, apesar do drama vivido pela personagem. Deve ser uma vida bem complicada, mas concordo, não podemos ser protegidos de tudo o tempo todo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Priscila.
      Moça a vida é complexa demais para aprendermos apenas a fazer somas de adição, multiplicação, divisão e subtração, então sim, não podemos viver numa redoma ou corremos o risco de quando sairmos não darmos conta do recado.
      Entretanto o livro tem todo um toque divertido apesar da grande carga dramática e dos apertos no peito que você sente de vez em quando por ela, mais que recomendo.
      Bjokas

      Excluir
  6. Oi, flor.

    Eu já tinha lido várias resenhas positivas sobre essa obra e agora lendo sua resenha fiquei com super vontade de ler. Fico feliz que você tenha gostado da obra e gostei bastante a protagonista é forte e decidida. Espero ler o livro em breve!

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Marina!
      Espero que consiga ler ele ainda esse ano, é uma leitura tão rapidinha! E como é gostosa viu? Super recomendo ele como leitura de feriado rsrsrsrs.
      Bjokas

      Excluir
  7. Que resenha mais fota!
    Eu já tinha visto alguns comentários positivos sobre o livro mas gostei muito de ver a sua resenha (muito bem escrita) e de saber sua opinião sobre a obra. Parece mesmo ser um livro que eu vou gostar e adorei ver os detalhes dele aqui na sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Beatriz.
      Que bom que gostou, fico muito feliz! De verdade, amo quando consigo dar uma visão positiva de um livro que eu li e gostei, nada mais sensacional do que sentir que estou fazendo meu trabalho bem feito rsrsrs.
      Bjokas e espero que goste bastante da leitura!

      Excluir
  8. Oie agatha, que bom ver que você gostou desse livro estou bem curiosa em relação a ele e que bom que os capítulos são com humor e drama, isso dá uma equilibrada na trama. Adorei saber que a maddie é uma fã de livros, acho que nos identificaremos com ela em várias partes da trama. E quero saber como será todo esse desfecho e como será ela se arriscando nessa nova situação com o olly.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Miga.
      Kkkkk Ta, você vai adorar ela, a menina resenha! Super sua cara, mas quando você ler vai acabar entendendo, juro. Espero que consiga colocar ele na sua agenda de leituras ainda esse ano viu e espero que ame!
      Bjokas e o Olly é só amor.

      Excluir
  9. Olá

    Tenho visto maravilhas sobre esse livro o que faz com que eu queira muito o ler. Acho essa capa maravilhosa e muito atrativa. A estória me chama bastante atenção pois adoro estórias com uma pegada mais séria sabe e por ter uma pitada de humor torna ainda melhor. Enfim, já quero ler. Também tinha visto o marcador desse livro a cara que maravilhoso precisava falar isso, a novo conceito arrebenta.

    Everton Equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Everton.
      Essa capa tá de matar mesmo né, de fofura claro, kkkkk. Espero que goste bastante da leitura, pois os comentários positivos tem um motivo justificado ao longo da obra, te juro.
      BJokas moço.

      Excluir
  10. Oi linda,

    Esse foi um dos poucos lançamento da NC que gostei muitoooo.
    Capa bem chamativa e charmosa aliada à personagens cativantes e bem intensos que despertam um sentimento de singularidade e amor com os leitores.
    Nicola é um amor e não foge de viver a vida do modo que deseja mesmo tendo problemas com sua saúde.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jo.
      Menina eu também! Esse a o desfecha da trilogia da Alice kkk, e a capa é maravilhosa, não curto muito capas brancas, mas essa é uma das que eu adoro!
      Não sabia que ela tinha problemas de saúde, mas faz sentido, e isso só me faz respeitá-la ainda mais, pois adorei sua escrita.
      Bjokas e boa leitura ;)

      Excluir
  11. Olá Agatha,
    Fico muito feliz que você tenha gostado da obra. Eu curti bastante, mas senti alguns pontos soltos, sabe? Por exemplo, o final, senti falta de explicações maiores.
    Claro que é inegável a força da Maddy e a forma mágica como o Olly vê o mundo. Sua resenha está incrível e consigo entender porque você o amou tanto.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Bruna.
      Ai moça concordo contigo, até comentei ali em cima, o final poderia ter sido mais estendido sabe? Mas gostei bastante do livro como um todo., porque é como você citou, a Maddy é muito forte e o Olly é extremamente diferente.
      Bjokas

      Excluir
  12. Ooie
    Quero muito ler esse livro, desde a primeira resenha que vi ele já entrou para os desejados!
    A premissa essa maravilhosa, muito convidativa para os amantes do gênero, como eu haha.
    sua resenha só me motivou a ler o mais breve possivel. Os fofinhos e os amorzinhos são sempre perfeitos!
    Espero ler o mais breve.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Catrine.
      Kkkkkk, menina estou tendo uma overdose com esses casais fofos e isso está estragando meus possíveis relacionamentos amorosos, quero um cara fofo assim, mas olha não é fácil encontrar alguém que complemente sua loucura tão bem quanto vemos nos livros, eles te tornam romântica demais né?
      Aiaia, espero que consiga ler logo moça e que adore esses dois e sua estória.
      Bjokas

      Excluir
  13. Já li diversas resenhas e todas falam em como a história é fofa. Isso só me deixa mais curiosa ainda para ler, adoro leituras cativantes. A capa não nos diz muito, mas só em ler sua resenha percebi que essa leitura vai ser maravilhosa quando eu fizer.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Dessa.
      A capa não revela nadaaaaa, só é muito linda, contudo ao longo da leitura e vendo as ilustrações que vão aparecendo você vai compreendendo tudo e falando "Que fofo!", espero que ame.
      Bjokas

      Excluir
  14. Olá, tudo bom?
    Essa premissa é, no mínimo, diferente de tudo que já li e que tenho na estante. Fiquei com vontade de conferir como Maddy vai conhecer o mundo e sair da "bolha" que se encontra por causa dessa doença tão rara! Esse livro parece ser de uma sensibilidade ímpar e após ler todos os seus elogios, só pude colocar esse livro na minha lista de desejados! Parabéns pela resenha ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  15. Oi Agatha, menina desde o lançamento desse livro eu estava curiosa com ele, e olha que a sua resenha me deixou mais animada ainda! fico super feliz em ver que você amou o livro e que ele virou um dos seus queridinhos, isso me anima mais ainda para correr ler o quanto antes!

    Beijos

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo