29.6.16

[Resenha] O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias :: Douglas Adams


O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias - Vol. único (#1 ao #5)
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 672
Skoob  | Goodreads | Compare e Compre
Pela primeira vez, reunimos em um único volume os cinco livros da cultuada série O Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams. Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, a saga do britânico esquisitão Arthur Dent pela Galáxia conquistou leitores do mundo inteiro. O humor ácido e as tramas surreais de Douglas Adams se tornaram ícones de uma geração e seguem fascinando - e divertindo - leitores de todas as idades. Pegue sua toalha, embarque nessa aventura improvável e, é claro, não entre em pânico! 
Em maio de 2016 a editora Arqueiro lançou essa edição, juntando os cinco livros da série ‘'O guia do Mochileiro das galáxias’’ em apenas um livro, O guia definitivo do Mochileiro das Galáxias. A série é composta pelos seguintes livros: ‘'O guia do Mochileiro das Galáxias’’, ‘'O restaurante no Fim do Universo’’, ‘'A vida, o Universo e Tudo Mais’’, ‘'Até mais, e Obrigado pelos Peixes’’ e ‘’Praticamente inofensiva ‘’

No primeiro volume da série, conhecemos Arthur Dent, um terráqueo que está prestes a ter sua casa desmoronada, para que o governo construa um desvio, e por isso fica revoltado e se deita na frente de sua moradia para impedir que os tratares cumpram seu serviço.



Enquanto isso, seu amigo Ford Perfect, um E.T, que ficou preso na Terra por 15 anos ao vir fazer uma pesquisa de campo e atualizar ‘'O guia do Mochileiro das Galáxias’’, admite que mora em um planeta perto de BetelGeuse e diz que o planeta Terra sera destruído, eis que ninguém acredita no que ele esta falando, até que o céu se enche de naves amarelas, e todos evaporam... o planeta Terra também.

Ford conseguiu salvar seu amigo Arthur, e os dois juntos estão a bordo da nave dos Vogons, uma raça completamente burocrática, metida e insensível, que logo os expulsam. Por mera coincidência/sorte, os dois aterrissaram na nave Coração de ouro, que contem um gerador de improbabilidade infinita, roubada por Zaphod e conta com sua ‘'assistente’’ Trillian.
“Um dos maiores problemas encontrados em viajar no tempo não é vir a se tornar acidentalmente seu próprio pai ou mãe. Não há nenhum problema em tornar-se seu próprio pai ou mãe com que uma família de mente aberta e bem ajustada não possa lidar.''
Partindo dessa premissa, todos os volumes da série são construídos, os personagens se metem em muitas encrencas, mas sempre com o objetivo de salvar o universo e desvendar o seu maior mistério: porque o computador Pensador Profundo deu para a pergunta  ‘'A vida, o universo e tudo mais’’ a resposta 42.

É um livro que usa e cria várias referências geeks, como a toalha, o chá, o número 42, a frase ‘'Não entre em pânico’’, entre outras, que se tornam brincadeiras internas entre os leitores (confesso que fiquei feliz ao terminar de ler e descobrir o sentido do Dia da Toalha).

O livro que Ford foi para a Terra atualizar, O guia do Mochileiro das Galáxias, é um livro que explica os principais termos e costumes usados pelos Mochileiros, mas está completamente desatualizado, mesmo assim é nele que os personagens irão procurar explicações dos costumes dos Mochileiros e de objetos usados pelos mesmos, no livro aparecem vários trechos dele, como:


‘’ Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar’’


O que falar desse livro? Uma excelente ficção cientifica, com uma linguagem inteligente, admito que, em algumas explicações a leitura acabou ficando arrastada, mas nada que atrapalhe, os diálogos são muito bem construídos e todos os termos explicados e personagens secundários (que aparecem a toda hora) são importantes para a trama. Não encontrei nenhum erro de revisão.

Sobre os personagens, Arthur Dent foi o que mais me representou, tudo que está acontecendo é muito novo para ele, muitas vezes ele fica completamente perdido. Ford Perfect fica bem bipolar ao longo da série, no inicio somos apresentados a ele como um E.T que bebe demais, completamente paciente, logo depois ele fica orgulhoso e enjoado, depois volta a ser compreensivo... digamos que sua personalidade é bem variada. Zaphod é o presidente do universo, isso não tem a menor importância, mesmo assim ele é bem orgulhoso, destemido e interesseiro, as vezes se confunde todo, esquece seu próprio objetivo e discute com si mesmo. Não consegui captar a personalidade de Trillian, ela é uma personagem secundária que apenas no 3° livro em diante começa a aderir um papel mais importante, posso dizer que ela também é bastante bipolar, em um momento está completamente tranquila e até confusa e em outro está completamente independente e decidida


O livro consegue ser divertido, irônico e crítico. O personagem que mais gostei foi Marvin, um robô super mal humorado, depressivo e que busca um sentido para a vida, ninguém gosta de conversar com ele, e isso até salva os personagens de algumas enrascadas. A obra também carrega uma grande crítica de como estamos vivendo. No decorrer da leitura são expostas várias teorias que conseguem convencer o leitor pela maneira argumentativa em que são mostradas. O autor conseguiu explorar muito bem o universo, nos trazendo a vários mistérios ao longo do livro

Amei a obra, indico para todos, um ponto baixo é que muitos não gostaram da narrativa do livro, que contêm algumas palavras desconhecidas, mas eu simplesmente me apaixonei, o narrador (3° pessoa) conversa com o leitor, assim a leitura flui muito melhor. Agradeço imensamente a editora por essa edição, que além de ser bem prática, pois assim que você terminar o 1° livro vai querer saber muito mais, está impecável, vale a pena comprar ela ao invés dos livros separados, a capa é dura, as folhas são de boa qualidade e a separação dos capítulos segue um padrão. Super indicado!


26 comentários:

  1. A série do Mochileiro das Galáxias é muito inteligente e critico, acho que isso faz com que muitos leitores o leiam, tenho um box da obra e ainda não li, sim nãio li :(
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca ri tanto lendo um livro igual eu ri lendo esses livros. A leitura deles deixava meus dias mais leves. E essa edição de capa dura está linda, já quero para a coleção. Arthur Dent é o meu preferido, mas o Marvin é mto bom tb

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Essa edição esta linda e eu quero ela para mim, a Carol tem todos eles separadanente e foi assim que li a série, acho que muita gente sente problemas ao ler essa serie é porque ainda pensa muito 'dentro da caixa'se você se dolta um pouquinho dentro daquelas explicaçãoes que parecem não fazer sentido nenhum tem muita critica social, a propria terra sendo destruida para a construção de uma 'estrada' espacial, remete a algo muito comum 'a tal especulação imobiliaria'
    O Marvin também é meu amozinho ♥

    ResponderExcluir
  4. Sou fã do Guia, quero muito esse livro, esse humor ácido que encanta todos. Vai na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Maria, tudo bem?
    Eu ainda não tive oportunidade de realizar a leitura dessa série, tu acredita? Eu vi essa edição e estou namorando ela, mas vou esperar e comprar tudo junto.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  6. Oi linda,

    Gosto muito dos livros de Douglas e sou apaixonada pelo Mochileiro das Galáxias pela forma criativa da narrativa e o linguajar diferente que se assemelha muito com Laranja Mecânica e é o diferencial de ambas as obras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu sou apaixonado por essa série! São livros MUITO engraçados, críticos e bastante inteligentes! Muita gente que fala que não gostou as vezes é pq não conseguiu acompanhar a linha de raciocínio, o humor e o senso crítico do autor. Quando eu entendi tudo o que ele quis passar foi uma explosão na minha mente! Muito bom! Ah, meu personagem favorito sem dúvida alguma é o Robô hahahahaha Marvin <3 É muito engraçado tudo o que ele fala!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oioi! Tudo bem?
    Eu nao sou mto fã de ficcção e nunca li nada do Douglas Adams.
    Eu já vi o filme e nao entendi mta coisa haha...achei uma confusao na verdade.
    Mas achei a ideia do O Guia Definitivo do Mochileiro das Galáxias mto legal para os fãs!
    A edição está linda demais e que bom que gostou.
    Achei legal o livro ser divertido, irônico e crítico.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Não tenho vontade de ler essa série porque não me identifico com o personagem nem com a premissa. Mas pra quem gosta, com certeza será uma leitura maravilhosa!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Sou louca para ler esta série, até vi na submarino a coleção completa por R$ 9,90 mas o frete acabou com a minha animação, vou tentar comprar essa edição ainda esse ano. Adorei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ooi! Eu fiquei sabendo sobre os livros e sobre o autor recentemente, e mesmo muita gente elogiando e tal, não é uma leitura que me agrade ou que eu esteja procurando, sabe? Mas, parabéns pela resenha e boas leituras!

    ResponderExcluir
  12. Oiii!!!

    Eu não li esse livro ainda, tenho vontade de ler algo do autor. Infelizmente eu tentei ler uma obra e não consegui, então fiquei meio receiksa.
    Achei a resenha bem escrita! Parabéns !!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Nunca li O guia do Mochileiro das galáxias e para falar a verdade nunca me interessei em ler, uma vez até quase comprei a série apenas pq estava por 9,99 kkkkk, mas acabei deixando para comprar no outro dia e perdi a promo.
    Enfim, achei bacana a editora ter juntado todos os livros em um único. Gostei de saber das diversas qualidades do livro, principalmente que este contém diálogos inteligentes, amoo isso. Espero um dia ler o livro.
    ótima resenha, Parabéns.,

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Acredita que nunca li nada sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias? Inclusive pouco sei da história. Eu nem tenho nenhum exemplar para iniciar a leitura, e como estou com uma pilha enorme aqui, vou deixar para outro momento.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. gente do céu... só eu nunca li??? e pela sua resenha tão entusiasmada, vejo que to perdendo tempo né????

    vou dar uma chance logo!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi, eu conheço essa série através do filme que tem muitos anos! Desde aquela época já era meio geek e gostei da temática, mas muito nova, não li nenhum deles. Adorei saber que existe esse guia definitivo, e gostei da maneira que você fez a sua resenha, condensar 5 livros não é fácil! Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho muita vontade de ler os livros da série e quando vi esse volume nos lançamentos da editora eu fiquei louca por ele. Ainda não li, mas pretendo realizar essa leitura até o final do ano. Achei bem bacana a sua resenha e sua sinceridade.

    ResponderExcluir
  18. Olá
    faz tempo que li a série, mas quero muito poder ter esse exemplar em mãos. Deve ser uma edição linda e gostaria muito de poder reler. Sua resenha ficou maravilhosa e me deixou muito motivada para adquirir <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Maria Fernanda.
    Ainda não li essa série e isso se deu por falta de tempo, viu?
    Acho muito bacana a forma como esses livros foram escritos e como o autor consegue abordar temas diferentes numa única história, o livro ser divertido, irônico e crítico é incrível.
    Os personagens parecem ser incríveis e isso me fascina.
    Preciso arrumar um tempo para ler logo esse livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  20. Oi Maria Fernanda!
    Eu sempre vejo os livros da série na loja Americanas aqui da minha cidade, mas nunca parei para ver do que se tratava.
    Bem, eu não estou acostumada a ler ficção científica e confesso que acredito que ficaria boiando em vários aspectos, como as referências ao universo geek.
    Mas gostei de algo que você mencionou: sobre o livro fazer uma crítica a como nós estamos vivendo. Isso é ótimo e extremamente necessário!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  21. Oiiii

    Nunca li nada dessa série mas é tanta gente elogiando a escrita do autor que morro de vontade de ler. Fico feliz que tenha gostado e fiquei bem curiosa em ver essa mistura de diversão e ironia na narrativa. Mesmo não sendo meu genero preferido eu adoraria le-lo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Eu tinha aquela coleção dos livros separados com capa mole, mas achei trocando no skoob e deixei a série abandonada no terceiro livro.
    Mas pela sua resenha deu pra perceber que preciso voltar pra ela logo, principalmente por essa versão toda foda com capa dura

    ResponderExcluir
  23. Oi, flor.

    Eu dei uma olhada nesse livro quando estava dando uma passeada na livraria e a obra é realmente muito bonita. Amei a capa dura e a diagramação do livro. Eu descobri esses dias que gosto de ler ficção cientifica, então tenho certeza que vou dá uma conferida na obra. Apesar de algumas explicações terem ficados arrastadas, creio q vc gostou da leitura. Espero ler em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. A cada resenha que leio, minha curiosidade aumenta a respeito da obra. Amo esse tipo de fantasia, como uma sátira à sociedade. Além de nos fazer rir com um humor particular.
    A questão do personagem principal viajar pelo espaço também é bem emocionante, presenciando coisas impossíveis para nossa realidade. Devo lhe parabenizar pela resenha e pela organização da publicação. Pude tirar algumas dúvidas que tinha a respeito da série e agora tenha certeza que devo adquiri-la.
    Grande abraço e sucesso para você!
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  25. Achei linda demais essa edição. A Arqueiro caprichou demais, porém ele é de um gênero que não leio absolutamente nada: ficção científica. A sua resenha me deixou bem curiosa e me instigou a pensar em lê-lo. Você escreve muito bem!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Fernanda,
    Eu tenho bastante curiosidade em relação à essa série porque é bem falada no meio nerd, ao mesmo tempo tenho medo de me deparar com uma obra hiper estimada e por isso não crio tantas expectativas. Eu vi uns videos dessa edição definitiva com os livros em um e espero poder adiquiri-la em breve, ficou muito bonita.
    Beijos

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo