controles do slide

19.9.16

[Resenha] Filha da Floresta :: Juliet Marillier

Filha da Floresta - Sevenwaters #1
Autora: Juliet Marillier
Editora: Butterfly
Páginas: 616
O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.
Se você é fã da famosa série Guerra dos Tronos, do George Martin, provavelmente vai se interessar pela série Sevenwaters. Com uma pegada um pouco mais jovem, Filha da Floresta - o primeiro livro da série - vem ajudar a ressaca literária pra quem já terminou Guerra dos Tronos.


O livro conta a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho. Ela mora com seus irmãos mais velhos e o pai no norte da Irlanda. Seu pai é o Lorde de Sevenwaters, um território fortemente influenciado pela cultura celta que cultiva poderes antigos e a relação com a natureza e os animais. Sua terra, porém, está em conflito com a Bretanha e ambos lutam para conseguir o domínio das ilhas que ficam entre os dois territórios.

Tudo isso aliado à nova mulher que seu pai resolveu tomar como esposa. Ela parece conseguir manipular a maioria das pessoas para fazerem suas vontades, inclusive o próprio Lorde não fica imune aos charmes da mulher. Preocupados com o futuro do país e de suas terras, os sete irmãos se juntam em um ritual para pedir ajuda aos seres da floresta.

Porém, é no meio desse ritual que a esposa do pai aparece e lança uma maldição em todos os irmãos homens: eles se tornam cisnes durante o ano inteiro e apenas durante os solstícios de verão e inverno poderão retornar à forma humana. Sorcha procura então a ajuda da Dama da Floresta, um ser místico que lhe explica que, para quebrar a maldição, Sorcha deve tecer seis blusas para seus irmãos a partir de uma planta d'água cheia de espinhos. Durante o processo, a menina fica proibida de falar qualquer coisa sequer, ou seus irmãos nunca mais se tornarão humanos por completo novamente.


A partir daí começa a jornada de Sorcha, uma menina novinha que sobrevivia debaixo das asas do irmão e do conforto da casa do Lorde de Sevenwaters, mas que precisa sair de toda a sua zona de conforto para salvar o que resta de sua família.
"Você tem uma longa jornada pela frente. Não há tempo para chorar."
Sorcha passa por um crescimento assustador, tanto por conta da fase da adolescência quanto por ter que se virar sozinha. Ela passa por testes e é forjada a ferro por todas as situações que lhe aparecem. Ela aprende em quem pode confiar e, por não falar e ser levada para terras inimigas em certo ponto do livro, ela vê como exatamente todos os humanos lidam uns com os outros em tempos de guerra.


É um livro que, assim como Guerra dos Tronos, mostra sem restrições as relações humanas, sejam elas atitudes de humanos sedentos por poder ou até como o amor também pode florescer em épocas difíceis. Eu, particularmente, sempre fico interessada em livros que tratem exatamente disso e que mostrem com sinceridade os pontos mais fortes e os mais fracos das pessoas.
"Honra, confiança, coragem, amor verdadeiro e também perversidade, falsidade, covardia e ódio. O que nos faz sentir bem e o que nos choca, o que nos faz rir e o que nos faz chorar. As verdades mostradas nos contos tocam o mais fundo de nosso ser e nos mostram como é sutil a diferença entre o mundo tangível em que vivemos e o eterno Outro Mundo."
Assim como a proposta já sugere, é um livro bem denso e um pouco mais devagar, o que não se torna uma coisa ruim. A complexidade das lendas, das histórias e das guerras antigas são explicadas e o leitor tem bastante acesso a descrições de paisagens, comidas e aromas, o que faz com que a leitura seja bem intensa.

Minha única crítica é que achei o começo do livro demorado demais. Apesar dele todo ser mais denso, o começo se torna até repetitivo por causa das atividades rotineiras de Sorcha. O próprio enredo da maldição em si, que está escrito no resumo do livro e é o foco da narrativa, só aparece lá pela página 200. Ou seja, até lá eu admito que demorei bastante, mas assim que a maldição é feita, o livro ganha ritmo e coisas diferentes começam a acontecer.

O livro possui algumas partes bem fortes e intensas, até mesmo sobre abuso sexual, por isso não recomendo para um público muito jovem ou para quem não se sinta confortável lendo esse tipo de conteúdo.


Porém, pra quem procura por uma fantasia com dramas políticos, romances e um cenário incrível, esse é o livro certo. Eu sou apaixonada por mitologia celta e adoro toda essa cultura que envolve a natureza e que ainda é presente em algumas partes do Reino Unido. Por isso, o livro me cativou com todas as lendas que trazia, isso sem contar com o próprio desfecho da história de Sorcha.

Eu tive a impressão de que o próprio primeiro volume já tinha uma conclusão pra história, por isso fico ainda mais curiosa pra saber o que pode se desenvolver nos próximos livros. De qualquer forma, os mitos e a natureza foram elementos que me encantaram e que com certeza permanecerão na continuação.


Toda a narrativa é baseada no conto Os Seis Cisnes, dos Irmãos Grimm, mas desenvolvido com base na cultura celta e fortes elementos históricos. Filha da Floresta é apenas o primeiro livro do que inicialmente era uma trilogia, mas já se expandiu para seis livros. O quarto volume acabou de ser publicado aqui no Brasil pela Editora Butterfly e eu estou muito curiosa para descobrir como a autora vai continuar a série!



comentários pelo facebook:

31 comentários

  1. Olá
    Eu ainda quero muito ler esse livro, em contar que ja li muitos comentarios positivos.. Adorei poder conferir suas impressões e com certeza me deixou mais intrigada para fazer essa leitura logo.
    E claro, nao posso deixar de afirmar que adorei sua resenha, muito bem elaborada.. Boas leituras!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o conto dos irmãos Grimm, que inspiraram este livro, acho que por isso, talvez a leitura seja singular pra mim. Quer muito ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom? Acho que nunca li nada de mitologia celta, então fiquei bem curiosa pela temática e em conferir o crescimento da personagem após a maldição ser lançada. Confesso que a única coisa que me desanimou um pouco foi esse início agarrado e se tratar de uma série, mas, ainda assim vou dar uma chance. Ótima resenha e fotos lindas!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Gosto muito da mitologia celta e a cultura também.
    Ainda não li a obra e também não me aventurei através do conto que serviu como base para esse livro.
    A premissa é bem interessante e gosto quando há o crescimento de um personagem no decorrer da trama.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Interessante saber da relação com os irmãos Grimm. Não tinha noção da quantidade de temas abordados na história e confesso que julguei ser outra coisa. Adorei ler a sua resenha, tão rica em detalhes que aguçou a minha curiosidade. Só fiquei meio triste por ser série, mas acho que vou encarar.
    Dica anotada!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Confesso que não tinha gostado da capa do livro, mas a história - que é o que importa - parece incrível..!
    Ótima resenha, me deixou muito curiosa sobre como a jornada de Sorcha vai terminar :D
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna,
    Sério que você indica esse livro para quem gosta de GoT? Não li GoT e esse livro é um dos meus favoritos, então, acho que posso gostar de GoT.
    Toda a história de Filha da Floresta foi, em minha opinião, bem construída e desenvolvida, mas senti a mesma ressalva que você em relação ao começo. As coisas demoram bastante para acontecer e acho que muitas pessoas podem abandonar o livro por causa disso.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu nunca li nenhum livro da Guerra dos Tronos e nem assisto a série, não tenho muita curiosidade.
    Mas esse já me despertou mais vontade de ler. Gosto desse lance de fantasia para jovens e essa relação entre as pessoas em busca de poder e tudo o mais.
    E adorei saber que é baseado no conto dos irmãos Grimm.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Não é exatamente o tipo de leitura que faz parte do meu gosto. A premissa é bem interessante! Se a autora expandiu para seis livros, certamente o enredo é muito bom. Não li o conto, "Os seis cisnes" dos irmãos Grimm.
    Bjs,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna, sou apaixonada pela série, estou com o quarto livro aqui mas adiando a leitura. Cada uma das protagonistas é mais maravilhosa do que a anterior, mas ouso dizer que a Sorcha é a minha preferida, muito amor envolvido por ela. Você vai adorar o livro dois também, é outro que eu amei demais, fico dividida entre esses dois primeiros, não sei de qual eu gosto mais.
    beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostei muito das comparações que você fez com Got, que sou apaixonada. Estou morrendo de vontade de ler esse livro e tenho certeza que, com base na sua resenha, vou amar muito a leitura.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Não tenho muita vontade de ler a obra, mas me chamou atenção saber que é baseada no conto Os Seis Cisnes. A história parece ser original e certamente para quem gosta de mitologia celta como você, o livro deve ser indispensável.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  13. oie, que delícia de livro. Confesso que não sou muito fã de livros com fantasia mas esse me chama muita atenção e sorcha parece uma personagem cativante. que pena que as coisas demoram um pouco para acontecer, mas se no fim vale a pena podemos esperar.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Estou louca para ler esse livro, adoro fantasias então imagine só, essa história é um prato cheio. Achei a diagramação maravilhosa e menina, que fotos mais lindas são essas? Uma pena a história demorar evoluir, mas ainda assim mantenho o meu interesse.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna, tudo bem? Eu não gosto de GOT, mas confesso que estou bem interessada nessa série. Ela parece incrível e sempre vejo muitos elogios a ela :)
    As capas são maravilhosas também. O que me deixa receosa, é o começo devagar do livro. Mas não vou perder a oportunidade de conhecer uma obra incrível só por causa disso ahhahah
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Bruna, tudo bem?

    Eu tenho muito interesse em começar essa série. Confesso que só não fiz isso ainda por causa da quantidade de páginas dos livros, pois como ando tendo pouco tempo para ler, seria uma leitura muito pesada e longa.
    Mas a história em si, o enredo e os personagens chamam muito minha atenção. E já amei o fato do livro ter um mapa, amo ficar consultando toda hora! hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, Bruna! Não sou fã de livros do gênero, mas dá pra perceber que é um livro que certamente agradará aos leitores que são. Os dramas e cenários que encantam, a narrativa... Desejo sucesso e torço para que os próximos possam te ganhar também!


    Bjs
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? Menina, quantas páginas hein. Já tinha visto de maneira superficial sobre o livro, com sua resenha pude aprofundar mais meu conhecimento sobre. Adoro o gênero, esse livro pelo jeito tem bastante conteúdo significativo e fiquei curiosa a respeito de várias coisas como a mitologia celta. Quero muito poder ler esse livro, mas provavelmente essa leitura mais densa ficará para o ano que vem. Adorei ler sobre suas impressões e as fotos estão lindas, beijos.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li GOT, mas o fato dessa série conseguir tirar alguém de uma ressaca literária me interessa, já que estou passando por uma. Também adoro livros que lidam com o ponto fraco do ser humano, mostrando nossa realidade e as diferentes relações que podemos exercer. Vou ler mesmo o livro sendo cansativo, espero gostar do universo e lendas criadas.

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante da premissa e da capa.
    Ainda não li GOT, mas por receio do que por desinteresse. Mesmo assim gostei bastante do enredo.
    Assim como você,gosto quando os livros são mais realísticos e mostram o lado mais fraco do ser humano.
    Quem sabe eu não leio?
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Não conhecia a obra, mas achei legal a proposta. Tem uma boa trama pelo que entendi, mas, ainda assim não o leria nesse momento, pois tenho corrido de livros grandes, por ter muitos outros pendentes. Mas, está anotada a dica.
    Abs
    Ni
    Cia doLeitor

    ResponderExcluir
  22. Já li os quatro livros publicados por aqui, e adoro todos, sou apaixonada por Sevenwaters, mas o primeiro ainda é o meu preferido. Não tive esse problema que você teve no início não, de achar repetitivo por causa das atividades rotineiras de Sorcha, pelo contrário, até isso me encantou. O enredo mexeu demais comigo. Isso dela ter que tecer as camisas e nem poder falar durante o processo me tocou muito, nem sei como dizer o quanto amei essa leitura.

    ResponderExcluir
  23. Olá, amei sua resenha e as fotos estão maravilhosas,cada detalhe que colocou das flores deram um ar maravilhoso , ficou tudo a ver com o livro.
    mas mesmo ele tendo vários comentários ótimos pela blogsfera não é um livro que me chama atenção, esse tipo de fantasia não faz muito meu gosto, então irei passar a dica, bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu sou louca para ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade de comprar. As capas são bem elaboradas e a história me cativa a cada resenha que leio. Gosto da cultura celta e amo ler livros que citem eles.
    Adorei a sua resenha e espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Estou louca para ler esta série, mas como não comprei ainda, não comecei a ler. Fora o fato da série ter crescido o que acabou me deixando com um pé atrás, pois não gosto desta sensação de esticamento. Mas como minha curiosidade e grande, vai ser difícil resistir. Uma pena que você achou o início repetitivo, espero que não aconteça comigo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Olá.

    Eu li esse livro e achei a mesma coisa que você. No começo eu demorei para engatar na leitura, mas depois das 200 páginas eu engoli a leitura. Sorcha se mostrou uma menina muito forte e decidida, apesar de tudo que ela passou. A cena do abuso me matou :/ Enfim, o livro é muito bem escrito e também estou ansiosa para os próximos volumes. Amei suas impressões e suas fotos!

    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi.

    Nunca li GOT e não tenho muito interesse. Mas gosto de livros de fantasia e essa série parece ser uma das boas. É muito legal quando podemos acompanhar o crescimento dos personagens com o decorrer do livro, que bom que isso acontece com a Sorcha. Acredito que ela cresça ainda mais nos outros da série. Esse é o primeiro livro da editora Butterfly que tenho vontade de ler, a capa está mesmo linda.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá, como vai? Apesar da capa não ser essas maravilhas, a resenha me instigou para conhecer a leitura. Gosto muito de fantasia e tudo que engloba o gênero, gostei muito do que contou sobre a personagem, deu vontade de conhecê-la logo. Amei sua resenha, preciso urgentemente fazer um orçamento porque minha listinha não para de crescer kkkk.
    Beijos.


    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  29. Olá...
    Sempre esbarro com alguma resenha dessa obra por aí, e sempre são resenhas elogiosas... Confesso que fiquei atraída pela premissa e juntamente com suas impressões fiquei com vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Olá Bruna,
    Livros de fantasia me fascinam, mas estou lendo A Saga do Império que já é bem grande, então vou deixar anotado para o futuro.
    Gostei bastante da sua resenha, livros com mitologias bem escritas são incríveis e a cultura celta é bem rica, espero que os outros livros sejam tão bons quanto esse.

    PS: bem que percebi algo nessa ideia dos cisnes rsrsrs adoro os contos dos Irmãos Grimm.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  31. Oi, eu acho as capas dessa serie maravilhosas, serie essa aliás que me foi recomendadíssima ano passado pelas amigas que já leram, mas infelizmente me vi empacada nas primeiras páginas desse primeiro livro, exatamente pelo que você citou, é muito, mas muito lento o começo,aí desanimei geral e acabei sorteando o livro. Não sei se retomarei a leitura em algum momento, mas me sinto atraída ainda pela história, só não sei como irei lidar com essa coisa do abuso aí.

    bjs

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas