13.3.17

[Resenha] Os Bons Segredos :: Sarah Dessen

Os Bons Segredos
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 408
Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos. Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 
A história é narrada em primeira pessoa pela protagonista. Conforme a sinopse explica, Sydney é uma adolescente que é ofuscada em casa por conta do seu irmão mais velho. Apesar de ser uma boa aluna e não causar problemas, seus pais são integralmente devotados à Peyton.
"A primeira coisa que se via ao entrar na nossa casa era um retrato do meu irmão. Estava pendurado bem na frente da grande porta de vidro, logo acima do aparador de madeira e do vaso chinês onde meu pai deixava os guarda-chuvas. Mas seria compreensível se um visitante jamais notasse esses outros objetos. Assim que visse Peyton, não conseguiria tirar os olhos dele." (p. 11)
Viver sob a sombra de alguém é intimidador e a protagonista demonstra isso com sua timidez. Vemos uma jovem que sofre calada a rejeição da família, tem problemas de auto-estima e que se torna emocionalmente retraída.
Peyton por sua vez é sinônimo de problemas. Ele está constantemente metido em confusões, mas nada se compara a última, que acaba resultando na sua prisão.
"Quanto mais Peyton arranja confusão, mais minha mãe parecia desesperada para culpar toda e qualquer pessoa." (p. 17)
Com a prisão de Peyton, Sydney decide se matricular na Jackson, pois sabe que os pais estão com problemas financeiros por conta dos gastos com advogados e indenizações. A mudança de escola permite que Sydney seja pela primeira vez, apenas a Sydney e não a irmã mais nova do Peyton. E nesse momento, a protagonista acaba dando o pontapé inicial na sua jornada de autoconhecimento, pois começa a se enxergar através dos olhos das pessoas que estão ao seu redor.

A situação em casa se deteriora. Os pais de Sydney veem a prisão do filho querido como uma "grande injustiça", como se o fato dele dirigir bêbado e deixar um garoto paraplégico de 15 anos não fosse responsabilidade dele.

Durante a leitura percebemos uma jovem que guarda tudo o que sente para si. O ressentimento por ser colocada em segundo lugar, a raiva por seus pais não admitirem que Peyton é problemático e culpa, pois se acha responsável pelo destino do irmão.

Os bons segredos é um romance leve, de leitura fácil e com uma protagonista que está começando a se descobrir como pessoa. Sarah Dessen criou um enredo bem definido e sua escrita fluida permite ao leitor mergulhar no universo de Sydney.

O interessante é realizar a leitura sem muitas expectativas pois a trama não é mirabolante e nem tem inúmeras reviravoltas. É o tipo de história que fornece uma jornada agradável ao leitor.

"Mais tarde, ao lembrar dessas palavras, eu perceberia como eram significativas. Seu irmão machucou alguém. Era como uma metáfora, com um sentido literal e vários outros. David Ibarra tinha sido a vítima em questão. Mas não foi o único ferido." (p. 24)



1 comentários:

  1. Eu já li outro livro da autora e gostei demais da forma dela de escrever e construir a história... Esse livro desde então está na minha lista interminável de leitura e a sua resenha só me fez ter mais vontade de Lê-lo.

    Beijão!

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo