controles do slide

21.8.19

[Resenha] A Pequena Livraria dos Sonhos ... onde os finais são sempre felizes :: Jenny Colgan

A pequena livraria dos sonhos... onde os finais são sempre felizes - Scottish Bookshop #1
Autora: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer. Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar. Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar. Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.

"A pequena livraria dos sonhos" é narrado em terceira pessoa e gira ao redor de Nina Redmond, uma mulher de 29 anos de idade que trabalha em uma biblioteca na cidade de Birmingham. Nina ama livros e para ela não existe nada melhor do que mergulhar em uma história e se perder por horas. Porém, seu trabalho está entrando em extinção. A prefeitura resolveu fechar a biblioteca e abrir um centro multifuncional, onde teria um café, acesso à internet e tantas outras atividades modernas com as quais Nina tem dificuldades de se adaptar.

"Tentei te ajudar quando algo dava errado e você comprava um livro, e algo ia bem e você comprava um livro, e chovia e você trazia uns livros para casa, e quando fazia sol e ai você ia comprar mais livros..."

O sonho da protagonista é abrir uma pequena livraria e encontrar o livro certo para cada pessoa, mas sendo ela uma pessoa que não se arrisca, Nina tem certeza de que isso não irá passar de um sonho. Isso até que ela encontra um anúncio sobre uma van perfeita, um modelo antigo e que serviria perfeitamente para sua ideia de biblioteca móvel. Só que a van se encontra na Escócia, mais precisamente na cidadezinha de Kirrinfief.

“Ler é como estar lá de verdade. Você se conecta direto ao cérebro do escritor. Só você e ele. Você vivencia o que ele vivencia”

E é ao ver a van que Nina decide dar asas ao seu sonho, mas nem tudo sai como o planejado e a protagonista se vê em outro país, em uma cidade completamente desconhecida, mas com moradores amantes de livros!

“Ela, por sua vez, recorria aos livros sempre que perigava se confrontar com a realidade – ou melhor, com seus aspectos mais sombrios. Quando ficava triste, os livros eram seu consolo; quando se sentia só, eram eles seus amigos. Eram eles que cuidavam do seu coração partido e a encorajavam a manter a esperança quando estava na pior.”

Como se trata de uma cidade pequena, todo mundo se conhece e sabe cada detalhe da vida uns dos outros e esse senso de comunidade começa a conquistar a protagonista, que se vê cada vez mais envolvida pelo local tão pitoresco, a ponto de começar a se preocupar com os locais, como a jovem Ainslee e seu irmãozinho Ben.


A pequena livraria é apenas o início do crescimento pessoal de Nina, que demonstra que não é tão reclusa quanto aparenta e que ainda é capaz de sonhar com o seu próprio final feliz, fantasiando sobre viagens de trens noturnas, bilhetinhos românticos e muita poesia. E mais uma vez, a mocinha poderá se surpreender ao descobrir que sua alma gêmea não é exatamente o que ela sempre sonhou, mas que sabe exatamente o que fazer para desafiá-la e deixá-la feliz...

"Ajudar as pessoas a encontrar aquele livro que mudaria a vida delas, ou que as faria se apaixonar, ou superar uma decepção amorosa."

A escrita da Jenny Colgan é leve e divertida, tem muito humor mas também fala de inseguranças e receios, além de uma boa dose de fé no amor e nos recomeços.


Cada personagem traz uma característica marcante como a esperança, a resiliência, a determinação, a solidão e assim vai. Então, quando temos a junção deles, os sentimentos pulam das páginas.
O livro é um romance gostosinho, repleto de personagens pitorescos e uma ambientação belíssima, repleta de paisagens verdes e exuberantes. Ler sobre o amor de Nina pelos livros é contagiante, pois é palpável desde o início o quanto ela preza por cada tesouro que aparece em suas mãos, o que para nós leitores é muito fácil de se identificar.

"Mas às vezes Nina achava que o mundo não era feito para pessoas como ela. Pessoas confiantes e de personalidade forte nunca entenderiam. Se você não era uma pessoa extrovertida, se não passava o tempo inteiro se colocando sob os holofotes, postando selfies, exigindo atenção, falando sem parar...bem, então as pessoas simplesmente não viam você. E aí você era negligenciada. No geral, Nina não se incomodava em ser essa pessoa".

comentários pelo facebook:

21 comentários

  1. Oi, Carol!

    Esse livro parece ser um daqueles romances fofos de se ler numa tarde. Adoro quando os autores criam personagens que são tão apaixonados por livros quanto a gente!! Fico feliz que tenha gostado da obra, parece ser uma leitura daquelas que aquecem o coração e que nos faz imergir num universo novo e bom.
    Espero que a sequência seja uma leitura tão prazerosa quanto essa!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Andy, tudo bem? O livro é uma leitura deliciosa mesmo, do tipo que você finaliza com um sorriso no rosto. Já estou na expectativa para ler o próximo livro ;)
      Beijos

      Excluir
  2. Esse livro é tão incrível, né? <3 Amei tanto quando li e realmente... a escrita da Jenny é divertida, leve e ela aborda assuntos como a insegurança de forma leve também. Fico feliz que tenha gostado do livro :D

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o livro é fofo demais. Eu amei conhecer os personagens desse povoado.
      Beijos

      Excluir
  3. Esse livro é uma fofura!
    Livros que aquecem o coração e abrandam a alma. Não costumo ler com frequência, mas quando saio da rotina corro para livros assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karini, eu amo intercalar livros mais pesados com leituras assim.
      Beijos

      Excluir
  4. eu ainda não tive oportunidade de ler esse livro mas ele parece ser super fofinho, vi uma moça falando super bem dele, eu preciso ler!
    Adorei sua resenha, me deu muita vontade de ler! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, tudo bem com você?
      Sim, é um livro bem fofo e ainda tem como tema os livros. Como um leitor pode não amá-lo rs?
      Beijos

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Livros com personagens que gostam de livros são sempre sensacionais, hahaha. Estou vendo falarem super bem dessa obra ultimamente, então é claro que estou doida para ler. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bem?
      Realmente, eu sinto uma conexão imensa com os personagens quando eles declaram o seu amor pelos livros rs.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Eu amo histórias que falam de livros, mas esta não me chamou atenção, especialmente porque tô dando prioridade a outros tipos de leitura. Mas adorei a sua resenha, ficou muito bem explicada e adorei os quotes!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, tudo bem?
      Muito obrigada por ter vindo comentar na resenha. Fico feliz em saber que gostou ;)
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, esse livro me parece ser uma leitura deliciosa, sou super curiosa para ler ele e ver como será a jornada da personagem com sua livraria sobre rodas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marijleite, tudo bem?
      Se você ama livros fofos, com certeza esse não irá decepcioná-la.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá! Tudo bem?

    Eu estou apaixonada por essa história e por essa capa minimalista e linda. Sou uma romântica incurável e sei que essas são as leituras que me tiram total de uma ressaca. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Paula, tudo bem sim e com você?
      Eu também sou apaixonada por esse tipo de história. Tem algo especial quando o enredo passa sentimentos tão positivos durante a leitura, não é? São leituras que me deixam com um sorriso no rosto.
      Beijos

      Excluir
  9. sempre que via essa capa achava tão fofa, me dá sensação de história doce de um jeito bom de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história super doce sim, e para quem gosta do gênero literário, totalmente imperdível.
      Beijos

      Excluir
  10. Eu amo demais esse livro, até agora é o meu preferido da coleção! Adorei ver a sua resenha sobre ele, me bateu a maior saudade dessa leitura gostosa!

    ResponderExcluir
  11. Olá adorei a resenha, eu recebi o terceiro livro que compõe a história e fiquei na dúvida se da para ler de forma independente.

    ResponderExcluir
  12. Eu estou amando esse selo novo, só li o desencontros a beira mar e me apaixonei, quero muito ler esse também ainda mais com essa resenha linda ❤️

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas