controles do slide

3.6.20

[Carta Aberta SB] Racismo: Vamos conversar?


Olá Starleitor, como vai?

Atualmente estamos presenciando uma onda de revoltas por um problema antigo, (que pasmem! Em pleno século XXI ainda existe.) o racismo. E caro leitor, isso me fez pensar sobre o quão profundo é essa cicatriz e o quanto ela detona a nossa sociedade como um todo. Seja você negro, branco ou amarelo. O racismo não só destrói a vida, a família, os sonhos, os projetos, a esperança das pessoas... ele elimina a humanidade como um elemento essencial para se conviver; já que, ao praticar ou somente ignorar a sua existência estamos consciente ou inconscientemente dizendo que ele é algo aceitável e que sendo dessa forma faz parte (e pronto!) do nosso núcleo social, ou seja, que é uma prática comum. 

Mas, não! 

Não é bem assim. O ato racista não deve ser encarado como algo rotineiro e presente nas nossas vidas, por mais que ele esteja, o fato de somente ignorarmos faz com que aos olhos da sociedade o problema se torne minúsculo, mas sabemos que de pequeno ele não tem nada.

Vamos lembrar que o racismo não é somente um preconceito - ele é algo muito maior - é uma construção social. O 'ser' racista, é uma atitude que foi implantada por séculos em nossa sociedade, por conta da prática escravista. Ou seja, muitas pessoas não enxergam o seu próprio preconceito, porque isso foi implantado nelas desde a infância pela sociedade e toda sua estrutura desigual. O ato racista não está SOMENTE quando pessoas negras são assassinadas, humilhadas ou privadas por conta de sua cor, mas, está presente em atos pequenos do dia a dia, como subjugações, palavras de teor racista como "a coisa tá preta", "mulato", "neguinho". Afinal, ninguém chega em uma pessoa branca e diz "e aí branquinho...", não é?! Reforçar esses ditos só animaliza o ser humano, e o faz parecer diferente do outro. Não meu amigo(a), não estou te dizendo que você é uma pessoa ruim por sempre ter falado assim, já que você tecnicamente nasceu em uma estrutura deturpada, que trata chamamentos como esse, como algo normal, e, claro romper conceitos preconceituosos é algo que leva tempo, não é de um dia para o outro... é um processo que cabe somente a você começar. Quando rompemos com essas ideias retrógradas, estamos mesmo que a passos pequenos dizendo que o racismo não é aceitável e que talvez no futuro, com a nossa ajuda ele se torne uma doença social finalmente extinta. Ah, e sobre as subjugações? Você caro leitor, já pensou que uma pessoa, só porque era negra, iria te assaltar? Sinto muito em te dizer isso, mas, você a subjugou. E sim, isso é um ato racista, já que reforça esteriótipos racistas. 

O ser humano é um elemento único. Ele é dotado de inteligência, beleza, carisma, sonhos e acima de tudo sentimentos. Existem variados tipos físicos de seres humanos, mas, todos  - EU DIGO TODOS - tem esses atributos. Isso é algo natural nosso. Ninguém é melhor ou maior que ninguém por causa da cor... para a natureza somos uma espécie única. Por isso starleitor, não menospreze o outro pela cor, etnia, gênero ou qualquer outra coisa... somos feitos de pó e voltaremos a sê-lo por completo. 

"Ninguém é responsável pela cor da pele. Esse fato da natureza não revela o caráter ou a qualidade da pessoa." Marian Anderson
 Texto por: Jennifer Valverde.

comentários pelo facebook:

4 comentários

  1. Oi, Jenifer como vai? É muito triste saber que até hoje existem atos racistas por todo o mundo. Atitudes de alguns energúmenos e mentecaptos espalhados no Brasil e no planeta fazem a convivência entre as etnias se tornarem cada vez mais intolerável ao passar dos anos. Torcemos para que um dia esse mal cesse entre as pessoas. Parabéns pelo texto, ficou incrível.


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, vou bem e você? Realmente é deplorável observar que atos como esse ainda persistem em pleno século XXI! Mas, quem sabe um dia as pessoas mudem esses conceitos absurdos. Grata, por ter gostado do texto.

      Excluir
  2. Oi Jennifer,
    O racismo em si é um absurdo. Machuca e traz dor a muitas pessoas. Fico triste como muitas pessoas diminuem esse problema ou o restringem apenas em relação as pessoas negras. Há muitas formas de racismo, e ele deveria ser eliminado da nossa sociedade. É mais como uma mudança da forma das pessoas enxergarem umas as outras e eu sei que isso não é fácil. Sigamos na luta, uma hora venceremos.
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelen,
      Realmente o racismo é um problema que envolve a todos, obviamente uns mais que outros, porém, ele traz problemas a toda a sociedade. Vamos ter fé de dias melhores e pessoas mais conscientes de que a cor/etnia não define e nunca deve se definir caráter de ninguém.

      Excluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas