controles do slide

3.7.20

[Resenha] Coração de Tinta :: Cornelia Funke


Coração de Tinta

Autora: Cornelia Funke
Editora: Seguinte 
Páginas: 456
Skoob | Editora Seguinte | Amazon
Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.
Coração de tinta é o primeiro livro da trilogia Mundo de Tinta; nele acompanhamos a história de Meggie, uma garota de doze anos que vive com o pai Mortimer, qual ela carinhosamente chama de Mo.

Maggie e Mo nunca ficam muito tempo em um mesmo lugar, pois Mo é restaurador de livros, o que acaba fazendo com que a maior parte de seus trabalhos exijam viagens constantes, coisa qual não agrada Meggie.

Tanto ela, quanto o pai, compartilham enorme paixão por histórias, especialmente as impressas em papel com tinta preta.

Em uma noite fria, Meggie percebe a inusitada visita de um homem estranho que seu pai parece conhecer muito bem; já na manhã seguinte ela acorda com a notícia de que eles precisam viajar novamente, dessa vez para casa da tia de sua mãe, uma voraz colecionadora de livros.

O estranho visitante qual ela descobre se chamar Dedo Empoeirado os acompanha; em meio a tudo, Meggie fica sabendo que um homem mal chamado Capricórnio e seus capangas perseguem Mo a anos, atrás de um livro que somente ele tem posse, qual Mo nunca deixou a filha sequer relar, o que acaba despertando certa curiosidade nela.

Não muito tempo depois de chegarem a casa de tia Elinor, capangas de Capricórnio levam Mo, deixando a garota desolada. Meggie, Elinor e Dedo Empoeirado então partem para a aldeia do vilão com a missão de resgatar Mo dê uma vez por todas das garras de Capricórnio, e finalmente entenderem porquê o livro que o pai da garota carrega é tão valioso para ele.

Este maravilhoso livro também ganhou uma adaptação para o cinema, em 2008 com o título Coração de Tinta - O Livro Mágico. No elenco temos ninguém menos que Brendan Fraser interpretando o querido Mo. 

A adaptação cinematográfica de fato me surpreendeu, e apesar de faltarem certos detalhes do primeiro livro, ficou incrível, mantendo sempre firme a essência de Coração de Tinta; é importante lembrarmos que filmes baseados em livros carregam sim distinções, portanto devemos manter a nossa mente aberta, porque mesmo baseado em uma obra, ainda assim aquele novo filme carregara suas diferenças, que no caso dessa em especial, contribuiu de forma positiva a obra. 

Infelizmente, a trilogia não ganhou mais adaptações, contudo, vale muito assistir esse primeiro e único filme. 

Coração de Tinta foi um lindo presente, a anos esperei pela oportunidade de finalmente tê-lo em mãos, e, honestamente não poderia estar mais grata por essa história.

É fato que este livro é destinado à literatura infantil, mas acreditem quando digo que ele é definitivamente maravilhoso para qualquer idade.

Em Coração de Tinta, vemos uma história completamente rica nos mínimos detalhes, que consegue se aprofundar e te fazer criar laços até mesmo com personagens que praticamente não aparecem, pois, todos são incrivelmente bem construídos e aprofundados; o mesmo se aplica ao cenário que a história se passa e a todas as criaturas que aparecem nele.

Coração de Tinta é um tesouro que merece ser compartilhado com todos.

Espero que se divirtam e encantem com esse extraordinário mundo de tinta, tanto quanto eu.

Um beijo no coração e até a próxima resenha.  

comentários pelo facebook:

3 comentários

  1. Oi, Priscila tudo bem? Não li este livro, mas presumo ser um excelente livro. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie Pri!
    Amei sua resenha, já havia visto o filme a muito tempo mas o livro nunca li. Lerei em breve... e que capa linda!

    ResponderExcluir
  3. Amei essa resenha e a escritora ela falou tudo o livro é maravilhoso indicado pra todas as idades :)

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas