controles do slide

6.7.20

[Resenha] Uma ilha no oceano :: Annika Thor

Uma ilha no oceano 
Autora: Annika Thor
Editora: Galera
Páginas: 240

Americanas | Amazon | Submarino | Skoob
É verão de 1939. Duas irmãs judias, vindas de Viena, são enviadas à Suécia para escapar do terror nazista. Elas acreditam que ficarão com as famílias adotivas apenas por seis meses, até que seus pais possam fugir da Áustria e levá-las para a América. Mas, como a guerra se torna cada vez mais cruel, as meninas permanecem esperando, numa afastada ilha de pescadores na costa oeste da Suécia. A mais nova, Nelli, rapidamente absorve os costumes de sua nova casa. Contente com a família que a acolheu, logo prefere usar o sueco à sua língua materna, o alemão. A irmã mais velha, porém, tem dificuldades para se adaptar. 

Esse é um daqueles livros dos quais ficam gravados na memória para sempre. Faz anos que o li mas até hoje me pego pensando nessa história e o quanto ela me marcou na época. 

O contexto da história se passa em uma época amarga que foi o tempo nazista na Alemanha, e duas meninas para poderem escapar dos castigos físicos, experimentos, maus tratos e até da própria morte são enviadas secretamente para outro país no caso a Suécia. Mas, tem um detalhe: elas iriam sozinhas, seus pais não poderiam acompanhá-las. Imagina então que você está no lugar de uma das personagens e inevitavelmente tem que fugir de seu país para outro completamente diferente, língua, cultura, temperatura... Mas, o pior é que você é apenas uma criança e nessa jornada os seus pais não podem te acompanhar. Vamos piorar um pouco o único meio de comunicação é o postal/carta... situação complicada não? 


E foi exatamente isso que aconteceu com as irmãs Nelli e Steffi sozinhas em um mundo novo, com uma cultura diferente e lidando com os 'olhares exteriores' pelo fato de serem diferentes. Não bastasse isso elas vão parar em uma casa de uma família de pescadores com uma nova 'mãe' um tanto quanto rígida e cheia de porquês antigos. Mesmo com todas as adversidades Nelli se adapta e escolhe fazer daquele lugar o seu novo lar, mas, sua irmã Steffi não se conforma com essa nova situação que elas estavam vivendo. Ela queria seu lar, um lugar para chamar de seu. Ela queria seus pais, sua terra, sua língua. Ela queria o passado. 


Uma ilha no oceano é um livro leve e tecnicamente escrito para o público infanto juvenil mas sinceramente acredito que todos os adultos deviam ler essa obra para compreender como os traumas se fazem na mente das crianças e o quão difícil é para elas se adaptarem. Quando eu li tinha mais ou menos 15 anos e lembro que essa obra me fez chorar, por vezes de alegria e outras de tristeza mesmo. Pensar na questão de guerras e os estragos que elas trazem mudam completamente nossa visão de mundo. Passaram-se 6 anos mas essa obra continua marcada na minha mente e sendo uma das minhas preferidas mesmo em um contexto tão trágico.
"Os milhões de quilômetros de estradas de ferro atrás delas eram como um elo que as ligava a Viena; a mamãe e papai. Agora ele fora cortado. Agora estavam sozinhas."

Alguém já leu? 

comentários pelo facebook:

4 comentários

  1. Oi, Jennifer como vai? Que bom que gostou do livro. Eu não li esta obra, mas certamente é um tipo de leitura que me agrada. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano!
      Obrigada, tenho certeza de que você irá amar a história.
      Abraços!

      Excluir
  2. Eu gosto muito de livros que se passam na segunda guerra mundial,especialmente os infanto-juvenis, nunca tinha ouvido falar desse, mas me interessei com sua resenha.
    Tem um livro que eu amo,narrado por um menino de 8 anos se não me engano se chama: Fique Onde está e então corra!. Se você também gosta dessa temática vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique,
      Também gosto bastante dessa temática, já li vários livros que se passam nesse período, como O Pianista, mas esse que você está falando eu não conhecia. Obrigada pela indicação irei procurá-lo.
      Abraços.

      Excluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

últimas resenhas