25.8.14

[Eventos] #Bienal2014 :: Parte 1


   Pensei em mil maneiras de iniciar este post e por fim decidi falar do quão surpresa e orgulhosa fiquei! Está é minha terceira bienal e posso dizer, com certeza, que o número de pessoas aumenta a cada uma que passa, fiquei chocada com a quantidade de pessoas em pleno fim de semana, as sete da manhã, lá paradas, numa fila quilométrica para ver seus escritores favoritos.


   E  o que me deixou extremamente orgulhosa foi ouvir da boca de uma menina essa frase "E não é melhor, uma fila desta para algo que trás cultura, como os livros, do que uma muvuca para um show de música?", não desmerecendo os shows, pelo amor de Deus, amo música e ela também é cultura, mas ver aquelas pessoas, ali tão empenhadas pelo simples prazer da leitura me comoveu, me fez pensar que nosso país está evoluindo, que a cada dia que passa mais pessoas aprendem que os livros são mágicos.


Sábado 23/08/2014
   O dia começou cedo, e quando eu digo cedo, falo que levantei as seis para tentar pegar uma das senhas para ver a Cassandra e o transporte público, primeira vez que vou desta forma, estava muito bem sinalizado e para quem não estava com pressa havia ônibus gratuitos saindo do metro Portuguesa-Tietê, o que não era meu caso, paguei uma lotação, cinco reais cada pessoa, sinceramente? Eu achei caro, mas não estava com pique para esperar no sol.
   
Chegando lá a fila estava enorme e descobri que as oito as senhas para a Cassandra já tinham acabado, fiquei brava para ser sincera, pois não consegui a senha nem para vê-la e nem para ver a Kiera Cass, mas isso foi infundamentado, pois conversando na fila descobri que tinha gente ali deste a madrugada e olhando bem devia ter umas mil pessoas na minha frente! O.o

  Pontos altos desse dia, conheci pessoas super bacanas na fila, tanto que fiquei com elas durante a bienal, peguei muitos brindes em vários estandes, comprei livros com bons preços e vários descontos e o melhor de tudo, conheci autores brasileiros, havia vários deles pela feira promovendo seus livros, e tirei fotos com eles. Foram todos uns fofos gente, quanta simpatia, tiveram paciência para conversar, assinar, tirar fotos e mais fotos, todos muito receptivos, deu muita vontade de comprar o livro de todos! Rsrsrs.

  Afinal a Tammy Luciano não foi nada menos que amável, assinou vários marcadores para mim, tiramos fotos e ainda se propôs a falar comigo sobre seus livros, a Eddie Fan Feu é muito carismática, achei ela uma pessoa exótica, e o jeitinho que ela fala é meigo demais, quanto ao Renato Rodrigues, eu me diverti com ele, estes dois últimos trabalham juntos, tanto que possuem a mesma ilustradora, e por falar nela que desenhos lindos!!!

 Pontos negativos...acho que a única coisa de que posso reclamar foi a quantidade exorbitante de pessoas, o evento devia ter programado melhor os dias dos autores internacionais, pois isso com certeza fez o número de visitantes se elevar, o que fez o lugar ficar abafado e as filas para pagamentos darem voltas, pois o sistema de cartões, por estar sendo muito usado, estava lento.

   Mas mesmo com tudo isso, mesmo chegando em casa supeeer cansada, a ponto de comer, tomar banho, arrumar as coisas e dormir para o próximo round, no dia seguinte, eu posso dizer com todas as letras que amei cada minuto, dei risada, fiz amigos e principalmente, estava rodeada de livros e pessoas que amam livros tanto quanto eu ou mais, pois havia uma galerinha legal de Minas Gerais ontem, duas coisas que amo demais, assim valeu a pena, totalmente!

Domingo 24/08/2014
  Mais uma vez levantei ao raiar do dia e novamente encontrei muitas pessoas a minha frente, hoje bem mais organizada que ontem a fila e assim como ontem fiz amigos na fila, com quem fiquei durante todo o tempo que permaneci na bienal, as meninas vieram de longe, muito longe, Mato Grosso do Sul, o que só me fez constatar como sendo verdade, que o evento está cada vez mais divulgado e conhecido.
   
   Lá dentro não estava como no dia anterior, muito mais tranquilo e organizado do que no sábado consegui curtir bem tudo, e conheci pessoas que pegaram o autografo da Cassandra e estavam meio chateadas, pois era apenas um C e uma reta, eu dei risada e graças por não ter perdido minha vida na multidão de ontem, não estou exagerando...um pouco, mas pelo menos surda eu teria ficado!

   Os pontos altos foram, com certeza o mais alto de todos, foi conhecer essa galerinha da foto aqui ao lado, a Samanta Holtz é um amor de pessoa, muito fofa e atenciosa e ela também gosta de Sophie Kinsella, escritora dos Delírios de consumo de Becky Bloom, sem falar que escreve muito bem! O Rodrigo Mendes é o primeiro escritor que me convence a ler um livro policial, isso tem que ter algum valor, pois nem a minha renomada xará, Agatha Christie, conseguiu isso...e o pessoal superhipermega simpático que ficou comigo e conversou e até mesmo dividiu comida! Ah não posso esquecer dos brindes maravilhosos e dos livros, com destaque a editora Novo Conceito por distribuir tantos botons e marca páginas e poster!
   Agora o que posso dizer de ruim? Acho que nada, tudo estava tão tranquilinho ontem que não me lembro de nada que pudesse me fazer torcer a boca, só o caso do incidente do quase barraco que foi engraçado, tem gente que fica realmente alterada em filas para autografo.

   Agora um coisa muito importante, o Kit Sobrevivência Bienal, que você não pode sair de casa para enfrentar este evento épico sem, e não estou de brincadeira, apesar de parecer. Leve uma garrafinha de água, você vai ter muita cede, e lá é caro, protetor solar e sombrinha, está muito quente e se sua pele é delicada é aconselhável, dinheiro vivo, pelo menos uns cinquenta reais, para transporte e comida, mas o cartão também, alguns lugares dão desconto nessa forma de pagamento e algo para comer, leve, pois na fila você pode se sentir mal e algo no estomago, mesmo que pequeno, ajuda a esperar mais um pouquinho e nada de peso, lá dentro você anda muito e depois vai acabar dolorido.

   Acho que fico por aqui, não há muito mais o que falar sem que eu divague e conte cada mínimo detalhe, o que seria extenuante para você, leitor, assim não perca os próximos post sobre a bienal, ainda vou mais alguns dias! E claro que mais tarde, quando for resenhar os livros, falo mais sobre nossos autores nacionais, estou no pique de valorizar nossa cultura, rsrsrsrs.


4 comentários:

  1. Olha só que massa que voce foi *-*
    Tenho vontade de ir mas tenho medo dessa multidão sabe??
    Amei o post :)

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie fui sim, rsrs, pode ficar tranquila Camila que apesar do tumulto as pessoas foram todas muito educadas e receptivas, nenhuma confusão, devia aproveitar, muitos escritores!!! E obrigada :)

      Excluir
  2. Fui sábado também e foi uma loucura, estava muito cheio! Porém me diverti muito, foi ótimo conhecer os autores brasileiros!
    Passa no meu blog? http://www.gemeasescritoras.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava sim menina!!! Quando saia da multidão dava graças à Deus pelo ar fresco, kkkkkk. Me diverti também, muitos escritores brasileiros e bem carismáticos.
      Já dei uma passada, e que layout fofo!
      Bjs

      Excluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo