11.5.16

[Resenha] Temporada de Acidentes :: Moïra Fowley-Doyle

Temporada de Acidentes
Autora: Moïra Fowley-Doyle
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.
Se você gostou de As Vantagens de Ser Invisível e do Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, você provavelmente vai gostar de Temporada de Acidentes.



Todo mês de outubro, a família de Cara passa por uma temporada na qual todos se machucam. Podem ser acidentes simples, do tipo cortar a mão com papel, bater o joelho na quina da mesa ou tropeçar e cair no chão, mas as vezes os acidentes são mais violentos e já até causaram a morte do pai e do tio de Cara.

A menina mora na Irlanda com a mãe, a irmã mais velha, Alice, e o ex irmão postiço, Sam. Já com a casa forrada de plástico bolha para quem ninguém se machuque e com três camadas de roupas e botas, as crianças estão preparadas para encarar a escola na temporada de acidentes.




Logo no começo do livro, Cara mostra para sua melhor amiga, Bea, que reparou recentemente que uma menina da escola, Elsie, aparece em todas as fotos no celular de Cara. Seja só o braço, um cotovelo, pedaço de cabelo ou ela inteira, isso deixou Cara intrigada e ela decide falar pessoalmente com Elsie. O único problema é que a menina nunca mais apareceu na escola e ninguém parece saber quem ela é ou onde ela mora. Tudo isso aliado à visão de Bea, depois de ler as cartas, de que esta seria uma das piores temporadas de acidentes.

Cara vai tentar descobrir por que, afinal, sua família parece estar amaldiçoada a viver com esta temporada e por que sua irmã Alice parece tão convicta de que os acidentes são todos coisas da cabeça da mãe delas. O que ela vai descobrir, entretanto, é que muito além dos motivos, ela vai encontrar muitos, muitos segredos que essa família guarda bem pertinho de si e não ameaça revelar a ninguém.
"Tenho a impressão de que muita coisa não está sendo dita. Acho que minha família toda é assim: evitamos falar das coisas sobre as quais não podemos falar e cobrimos cada superfície para nos proteger do momento inevitável em que tudo virá à tona."
O livro é simplesmente apaixonante. A narrativa é toda escrita com um toque de suspense e mistério por conta dos segredos da família e um pouco de bizarrice por causa dos acidentes. No fundo, é possível perceber também um toque do drama psicológico que paira na narrativa inteira e se explica no final.

Parece inicialmente uma história um pouco bizarra e meio confusa, mas a autora fez um ótimo trabalho amarrando todas as pontas no final e explicando cada pedacinho da história. É um daqueles livros que você entra imaginando uma coisa e sai com uma visão completamente diferente da narrativa.



Um livro que mistura as estranhices do Orfanato da Srta. Peregrine e o drama psicológico de As Vantagens de Ser Invisível, Temporada de Acidentes é lançamento da Editora Intrínseca e veio pra te mostrar que todas as famílias tem segredos.


17 comentários:

  1. Oi Bruna, tudo bem? Em primeiro lugar, devo dizer que essa capa é linda, você não acha? Sempre tive curiosidade em ler algo a respeito desse livro, mas essa é a primeira resenha que leio dele e gostei bastante. Essa mistura de elementos de certos enredos foi o que mais me intrigou. Realmente, todas as famílias tem segredos mesmo.
    obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oie. Eu não gosto de as vantagens de ser invisível, por isso fico com um pé atrás, por outro lado acho que vou gostar muito do orfanato da srta. pelegrine, então fico dividida sobre ler esse livro, mas fiquei animada porque sua opinião foi tão positiva e diferente das que tenho encontrado por aí, e se tem um pouquinho da temática psicológica no livro já me anima mais um pouco. Fiquei intrigada com o porque a menina aparece em todas as fotos, e por que essa seria a pior temporada de acidentes.

    ResponderExcluir
  3. Já li alguns elogios sobre o o livro e estou curiosa. Achei muito pertinente a sua comparação do o Orfanato da Srta Peregrine e com o As Vantagens de ser invisível. Só isto me deixou anda mais interessada na leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna
    Estou no comecinho desse livro e confesso que a curiosidade em saber como vai terminar essa história.
    Gostei muito das suas impressões e o fato de você ter mencionado o Orfanto da Srta Peregrine já me ganhou! <3
    Parabéns pelas fotos também =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bruna! Tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, mas só pelo fato de você ter mencionado as semelhanças com "As Vantagens de Ser Invisível" (o qual apenas vi o filme, mas me apaixonei), já me interessei na mesma hora. O contexto todo parece bizarro, como se tivesse algo de sobrenatural por trás dos acidentes, mas com a leitura da sua resenha também fiquei pensando na possibilidade de tudo isso ser fruto de algum problema psicológico de alguém. Terei mesmo que ler para saber, pois fiquei bastante curiosa. Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Fico feliz quando os autores conseguem construir uma trama e explorar os pontos certos, saber o que está fazendo, amarrando tudo etc e tal. Achei bem original a premissa desse livro e confesso ter ficado bem intrigada. Quero saber as explicações acerca disso. Parabéns pela resenha!

    beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bruna.
    Essa é a primeira resenha que leio desde livro e fiquei curiosa.
    Parece ser um daqueles livros que você não dá nada e de repente te fisga.
    Acho que irei gostar. ,vai para a lista.
    Bjs
    Luana.
    http:// blogmundodetinta. blogspot. com

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna,
    não conhecia o livro, e admito que estava achando tudo muito bizarro no incio de sua resenha, mas quando cheguei ao final, estava com um leve desejo de desvendar esse mistério todo que envolve essa família, mais ainda por saber que a autora soube amarrar as pontas e não deixou nada a margem da imaginação, vou dar uma pesquisada na amazon pra ver se encontro ele por lá, estou comprando uns livros e já aproveito pra colocar ele no carrinho.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  9. Antes de mais nada. Eu amei suas fotos, se fosse pra eu comprar um livro pelas fotos, compraria esse. Parabéns pela criatividade. Eu não nem As Vantagens e nem o Orfanato. OMG. Fiquei sem chão... Mas entendi do que você está falando, e mesmo sem ter lido os livros acredito que fará meu gênero, eu gosto de estranhices e dramas psicológicos. Mas tentarei ler primeiro os outros.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li "Orfanato da Srta. Peregrine..." mas já li "As vantagens de ser invisível" e gostei muito, por isso fiquei bem animada logo na primeira frase da sua resenha. Eu achei a premissa bem curiosa e fiquei imaginando aqui qual motivo para a família dela se machucar todo mês de outubro, que coisa bizarra kkkk Enfim, acredito que essa história me envolveria logo de cara e me conquistaria também, por isso fiquei animada com a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não li o Orfanato da Srta. Peregrineu e nem As vantagem de ser invisível, mas o livro despertou meu interesse. Essa mistura de suspense e mistério sempre me agradam. Ainda não conhecida o livro, mas essa capa está lindíssima e a história me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  12. Achei a proposta do livro bem bizarra, mas o que me deixou bem curiosa foram os elementos de fusão que dão para serem comparados com Orfanato da Srta Peregrine (que quero ler) e As Vantagens de ser Invisível (que é meu xodózinho), não dava nada pelo livro, mas essa proposta meio doida está me deixando bem curiosa.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna, sabe que nunca li As Vantagens de Ser Invisível e Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, mas sempre senti muita vontade, então suas referências foram muito boas. Esse novo lançamento sempre me deixou bem intrigada, e sua resenha me cativou bastante, eu estou bem curiosa para conferir ele. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna estou com esse livro em e-book para ler e agora que sei melhor do que se trata acho que até vou pular a fila de leitura kk! Fiquei bem intrigada para saber mais sobre os mistérios que rondam a família e o porquê da temporada de acidentes.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Oi *--*

    Sabe que quero muito ler esse livro. A premissa é muito boa mas esperava algo diferente. Lendo sua resenha percebi que estava com uma ideia meio equivocada sobre o enredo. Essa mistura que você temo não me agradar pois não curti nenhum dos dois livros. Vou ler com toda certeza só que agora com bem menos expectativas.

    Bjos
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/series-04-scream.html

    ResponderExcluir
  16. Olá!!

    Eu nem imaginava que era isso que tratava esse livro!
    Achei bemmm diferente e interessante!
    Pelo que pude entender, tem uma coisa psicológica por trás de tudo né!? Mas tem tb alguma toque sobrenatural? Pq afinal parece mesmo uma maldição!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  17. Eita Bruna! Vendo a capa eu jamais pensaria em uma história tão empolgante! Fiquei curiosissima com a trama, em saber quem é a garota que apareceu nas fotos e como é essa maldição de se acidentarem no mês de outubro (justo o mês das bruxas, hm? Haha). Muito legal sua resenha!
    Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo