26.10.16

[Resenha] Muito Amor, Por Favor :: Arthur Aguiar, Frederico Elboni, Ique Carvalho e Matheus Rocha

Muito Amor, Por Favor
Autores: Arthur Aguiar, Frederico Elboni, Ique Carvalho e Matheus Rocha
Editora: Sextante
Páginas: 240
Este livro reúne textos que mostram o amor do ponto de vista de quatro jovens que escrevem sobre relacionamentos legítimos e atuais, que souberam se reinventar. Sem medo de expressar seus sentimentos, deixam para trás estereótipos já obsoletos – como o controlador machista ou o piegas choroso – e falam sobre viver a dois e sobre a natureza das relações em todos os seus aspectos. Assim, cada autor reflete sobre o amor representado por um elemento: Arthur Aguiar escreve que “O amor é água”, dizendo que ele é fluido, mas por vezes gelado; ora tempestade, ora profundo. Fred Elboni explica que “O amor é ar”, mostrando a leveza de se amar sem sofrer, da brisa que envolve os apaixonados, mas que por vezes torna-se furacão. Ique Carvalho se debruça sobre quando “O amor é fogo”, que arde, aquece a alma, mas que também pode incendiar até doer. E Matheus Rocha conta que “O amor é terra”, estável, tranquilo, mas que não escapa dos terremotos da vida, que tiram tudo do lugar para que a rotina não o extermine. Um livro apaixonante, para quem ama e para quem quer amar um dia... e sempre.
Esse livro é dedicado especialmente para os românticos incuráveis de plantão que estão sedentos por um livro que fale abertamente sobre um dos sentimentos mais lindos do mundo: o amor.



Muito Amor, Por Favor é uma coletânea de contos de quatro autores diferentes. Juntos, eles usam de experiências próprias em relacionamentos para mostrar o que sentem e o que pensam sobre o mundo. O livro é dividido em quatro partes, sendo que cada autor ficou responsável por representar o amor em um elemento. Arthur Aguiar representa a água, Frederico Elboni conta sobre o ar, Ique Carvalho nos mostra o fogo e Matheus Rocha fala sobre a terra.



A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a sinceridade que eu senti nos textos. Fui surpreendida com tamanha intensidade e também gostei muito de saber que o livro inteiro foi escrito por homens. Eu tinha na minha pequena cabecinha - e acho que muitas pessoas podem concordar comigo - que geralmente esses livros com o tema principal de amor eram escritos por mulheres. Mas não, para quebrar qualquer barreira de machismo e preconceito, o livro vem como uma lufada de ar fresco que mostra que todos somos humanos e desfrutamos, com a mesma intensidade, do amor.
"Então deixe pra lá as palavras. O olhar é a única linguagem que não pode ser mal interpretada." 
Não consigo nem colocar direito em palavras o quanto gostei desse livro! São situações com as quais qualquer pessoa pode se identificar, já que todos já gostamos de alguém. Não importa se o relacionamento deu certo, se não deu ou se nem chegou a ser relacionamento. A linguagem usada pelos autores conquista o leitor e faz com que ele se identifique com seus sentimentos mais profundos representados em uma simples página.
"Nunca me deixei acostumar com o charme dela. Pós-graduada em captar as sutilezas das coisas mais banais da vida, ela sempre me beijou como se me desse asas."

Eu admito que não é um livro que tinha me atraído de cara; apesar de eu ter achado a capa muito fofa, foi só quando eu li o primeiro conto que fiquei pasma com o quanto eu tinha gostado e comecei a me assustar à medida que eu devorava o livro em uma velocidade altíssima. Foi uma daquelas surpresas maravilhosas de um livro que você não tinha muito ideia do que pensar, mas que, ao atingir a página dez, já vi que não tinha saída: tinha me apaixonado pelo livro.
"Ela ficava eufórica com tudo o que o mundo poderia proporcionar. Era como um cata-vento que girava mais rápido conforme a velocidade do vento."
Meus dois autores preferidos do livro foram, com certeza, o Frederico Elboni e o Ique Carvalho. Gente, o Ique Carvalho! Eu não conseguia lidar com tudo o que lia, cada frase mais intensa e bonita que a anterior. Todos os autores me fizeram refletir muito sobre o que eu penso em relação ao amor, mas tenho um carinho especial por esses dois autores que me conquistaram já nos primeiros contos!



É um livro que eu já posso dizer que vou reler diversas vezes ainda. Recomendo muito essa coletânea como um livro de cabeceira, daqueles que a gente marca 300 mil frases que gostamos e que sempre deixamos do ladinho do coração pra reabrir, ler e se encantar a cada vez que nos sentirmos sozinhos ou precisarmos de um carinho pra esquentar a alma.


19 comentários:

  1. Olá
    Eu não conhecia esse título, mas já fiquei apaixonada pela edição e por todo esse cuidado com a obra em geral. Adorei poder conferir suas impressões a respeito, especialmente porque é um estilo que me agrada bastante e com certeza irei procurar mais informações para ler também. Eu, me conhecendo, irei ler várias vezes mesmo e marcar muitas frases.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Nossa,que paixão do iessa que você sentiu lendo a obra? Rsrs. Eu já a conhecia até pensei em solicitar a editora, mas acabei deixando de lado e agora eu me arrependo pois estou lendo muitas boas críticas sobre a obra. O fato de ser contos com os quatro elementos já tinha me ganhado a atenção bastante. E depois de ver como ela é por dentro só me deixou mais abaixo nado Rsrs. Espero conseguir ler a obra em breve, até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não gostar tanto de contos, fiquei muito curiosa pra ler depois que você disse que é escrito por homens, infelizmente ainda tenho esse machismo, e quero ler e conferir e colocar na minha cabeça que homens sentem na mesma intensidade esse sentimento.
    Adorei a edição pelas fotos que você postou, parece que tiveram todo um carinho com esse livro <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Diferente de você, me atrai logo de cara por esse livro, pois, além dessa fofura de capa, sou uma romântica de plantão, então, você já sabe: PRECISO LER!
    O mais atrativo pra mim é saber que o amor é o foco de tudo,isso, é simplesmente encantador! Gostei de saber também que é fácil de se identificar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro livros de contos, e essa capa é muito fofa, que bom que li sua resenha! Fiquei curiosa para saber como cada um tratou sobre o amor com um elemento, deve ter ficado maravilhoso! Que bom saber que você sentiu sinceridade nos textos.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Que bom quando um livro nos surpreende né? Gosto de livros de contos, mas confesso que não estava apontando muito neste livro. Mas estou mudando de ideia e se tiver chance vou dar uma lida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna,
    Eu também sempre pensei que essas histórias mais de amor e questão de sentimentos eram escritas apenas por mulheres, fiquei feliz por saber que esse livro não foi!
    Assim como você, de cara, não me senti atraída pela leitura, mas estou encantada com sua resenha e muito curiosa para saber se eu também devoraria o livro em pouco tempo como você.
    Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu não tinha reparado que esse livro foi escrito por escritores homens e confesso que antes tinha esse preconceito também de que o tema amor só poderia ser abordado exclusivamente pelas mulheres. Gostei da ideia deles mostrarem suas visões do amor em quatro elementos, me parecem ser contos incríveis já que retratam o amor em diversas formas, não somente em relacionamentos e isso é bem legal. Espero ler um dia, adorei sua resenha e suas fotos ficaram lindas.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Eu vi esse livro na livraria e achei muito fofo mesmo!
    Eu sou tão romântica assim, mas acredito muito no amor e em suas facetas, então com certeza seria um livro muito bom de ler. Além do mais, essa edição é maravilhosa né? Super vale a pena ter na estante. tenho certeza que o livro vai aquecer meu coração haha

    beijos =)

    ResponderExcluir
  10. Boo, que resenha mais linda! Fique bem curiosa para conhecer o trabalho desses autores através desses contos. Fiquei apaixonada pelo trabalho da editora, o resultado ficou muito lindo. Espero gostar do livro tanto quanto você ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adorei a sua resenha! Eu tinha a mesma opinião que você, que a maioria dos livros que tinham como tema amor era escrito por mulheres e ver essa seleção de contos me deixou morrendo de vontade de ler! Achei muito interessante também os autores basearem cada conto em um elemento. Adorei essa dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna, a edição desse livro parece encantadora. Não sou muito fã de livros sobre contos, dificilmente compro. Geralmente prefiro aqueles romances longos, de preferência com mais de um volume... Mas ele parece tão lindo, talvez eu dê uma chance! Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna
    Que resenha maravilhosa. Gostei muito das suas impressões acerca do obra.
    Gosto desse tom sincero de amor que você falou que existe e percebi que o livro todo é um convite a pensar e viver assim.
    Acho que amar é fundamental.
    Adorei ler sua resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Preciso dizer que de imediato esse livro não me atrairia, concordando com você é claro sobre a capa incrivelmente fofa.
    Não sou uma pessoa que gosta de ler livros de contos, mas fiquei muito curiosa com os contos por você dizer que são a mais pura essencia do amor e tenho curiosidade sobre como abordaram os quatro elementos falando sobre o amor

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Achei bem legal mesmo ser escrito só por homens, mesmo porque é sempre interessante entender um pouco como eles pensam. Mas o livro não me atrai muito, já que não curto ler contos. Mas o fato de você ter começado a ler sem saber bem o que esperar e ter acabado se apaixonando me deu uma pontinha de vontade de ler. Quem sabe um dia não acabo me arriscando.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Bruna.
    Achei interessante cada autor falar do amor por um elemento e além disso, falar com sinceridade, o que acaba fazendo com que o leitor se identifique mais facilmente com as situações porque certamente já passou por alguma parecida.
    Eu gostei muito do que foi apresentado do livro aqui, certamente darei uma chance.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá Bruna =)
    Eu já tinha visto este livro, realmente a capa é muito fofa e o nome então nem se fala. Mas eu não imaginava que o livro era tão bom. Achei legal cada autor representar o amor em um dos quatro elementos. Já anoite a dica desse livro. Suas fotos para a resenha ficaram show! O blog é encantador. Beijos'

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro recentemente e gostei bastante também, é um livro com contos bem sinceros mesmo e que o leitor vai se identificar. Assim como você um dos meus autores favoritos foi o Frederico e também marquei várias frases kkkk Enfim, fico feliz em ver que você também gostou da leitura.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oie
    Tudo bem?
    Então eu amo o Frederico Elboni ainda não tive chance de fazer a leitura desse livro de contos em especial mais sei da sensibilidade que ele tem para falar de sentimentos tenho certeza que vou amar assim como você quanto aos outros autores eu não conheço mais pela sua resenha fica bem claro que é perfeição pura.
    Enfim espero lê-lo em algum momento amei o post.
    Bju
    Mary Reis.

    ResponderExcluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo