14.10.16

[Resenha] Uma carta para o paraíso :: Shirley Murphy

Uma carta para o paraíso
Autora: Shirley Murphy 
Editora: Publicado independente
Páginas: 450

Uma misteriosa jovem lança ao vento uma carta endereçada a Deus, mas momentos depois ela sofre um grave acidente e o vento leva sua carta até as mãos do médico que salvará sua vida. Frágil e desmemoriada, ela apaixona-se por seu salvador que sente-se tocado pelo aparente abandono da moça. Contudo, a partir do momento que ela começa a ter terríveis visões de anjos e demônios, o raciocínio lógico do médico começa a cair em xeque.Quem será ela? O que será ela?Em que devemos acreditar quando estamos diante do impossível?Ele terá que ver além do que os olhos são capazes para viver esse amor selado pelo destino.

Era o dia perfeito, sem chuva e com uma ventania forte no Rio de Janeiro, Linda resolve lançar então sua carta, com o objetivo de que ela chegue até o céu. A carta irá parar no carro de Tiago, que pensa se tratar de mais uma multa. 
Penso em como um dia tive felicidade, eu era feliz com poucas coisas porque tinha uma família. Como tudo isso foi acontecer? Deus é o único a saber. Meu Deus, pra mim já basta. Não consigo sequer pensar em como será meu futuro. Devo confiar em ti eu sei. Mas como é dura a vida e as perdas são definitivas. É com elas que se aprende? Sinto como se tivesse despencado do céu em uma terrível realidade que não é minha. Todos ao meu redor parecem ter um motivo, um sentido, uma razão. Mas para mim não resta nenhum sentido, não tenho motivos para permanecer. Peço que me leve o quanto antes. Eu não pertenço a este lugar. Eu não sei viver, tudo que faço é sofrer. Seria mais fácil morrer? 
Tiago é médico renomado de um hospital público, perdeu sua esposa há 8 meses e tem uma filha pequena, que esta sendo criada pela tia depois da morte da mãe. Ele é chamado para um novo caso no hospital, uma jovem que foi atropelada graças a um motorista que ultrapassou o sinal vermelho. 

A jovem é Linda, que sofreu traumatismo craniano e pode não voltar a se lembrar de seu passado. Em suas noites no hospital ela começa a ter visões de anjos e demônios, é titulada como louca, demora muito para lembrar do próprio nome e está apaixonada pelo Tiago, achando que ele foi um anjo enviado por Deus. Ao receber alta, o médico leva a menina para sua casa, falando a ela que deve mentir e dizer que já tem 18 anos, mesmo sem documentos, eles passam a morar juntos: Tiago, Linda e a filha do médico, que voltou para casa após o pai tomar coragem de enfrentar a morte da esposa e contar o que aconteceu para sua filha. Seria uma família linda, se Linda fosse maior de idade e tivesse um passado diferente.
"O amor em sua essência , é puro, divino, celestial e eterno ... "
Também iremos acompanhar Ana, enfermeira do hospital onde Tiago trabalha, grande amiga do médico que irá ajudar bastante. A personagem está em uma batalha com o que sente, depois de contratar Peter, um garoto de programa, para os serviços. Após a noite os dois sentem algo pelo outro, mas tem muitas barreiras no relacionamento, como o fato de Peter precisar continuar fazendo seu trabalho para ganhar dinheiro e Ana ter ciúmes disso. O livro não tem cenas explícitas mas nessa parte pode ser assemelhado ao A garota no calendáriosó que no caso é o garoto de programa que se apaixonou mas precisa manter o serviço para conseguir se manter financeiramente. 


E Marina, irmã do Tiago, que foi quem cuidou de sua filha enquanto ele tomava coragem de encará-la. Essa personagem está passando por uma situação complicada, é casada com Juca, que já estava se perguntando quando ela iria parar de cuidar da sobrinha para ter mais tempo para ele, e Marina contrata uma babá para fazer seu papel com a menina, só que Juca cai nos encantos da contratada e estraga seu casamento. 
''Aquela carta já tinha pontas rasgadas de tanto que Tiago a manuseava, seu questionamento final em relação a ela agora era: contar ou não a Linda? Ela nem mesmo sabia da existência da mesma, ou, na verdade, não se lembrava, já que ele tinha certeza que ela era quem a tinha escrito.''
E é assim que segue o enredo de Uma carta para o Paraísoum livro que me conquistou, pela maneira que as 3 histórias se desenrolam e se relacionam. O único problema foi quanto a mim mesma, que durante o início do livro ficava bem preocupada em a autora não conseguir fechar as histórias e tirar todas minhas dúvidas, engano meu, que livro completo! 

Linda é uma personagem que possui uma religiosidade grande, sempre colocando Deus como causador de coisas boas em sua vida e deixando a Ele as decisões que precisa tomar. Ao mesmo tempo que é calma, consegue ser madura e faz de tudo para conseguir o que deseja: Tiago; mesmo que se sinta insegura quanto a esse relacionamento, que ele esteja sendo acusado de pedofilia, mas trata qualquer barreira como um sinal de que esse amor não deve seguir em frente. 

Tiago está machucado pela morte de sua esposa, tanto que demorou para conseguir explicar para a filha o que aconteceu, fica bem dividido quanto a Linda, principalmente pela diferença de idade. É um bom pai, mas também é ser humano e acaba não sabendo como agir. Sente dúvidas quanto as visões da protagonista de anjos e demônios, e em alguns momentos tenta convencer a si mesmo que ela não é louca.

Ana e Marina foram personagens secundárias que foram bem exploradas, cada uma com seus problemas,  mas ambas conhecem e interagem com Tiago e Linda, consegui ficar tocada pela história das duas e em alguns momentos quis até ajuda-las tanto com as dúvidas quanto a seus relacionamentos.


''A mão no lado esquerdo do peito não parecia suficiente para conter a dor que devastava seu coração, sentia-se partida em tantos pedaços, tal qual uma estrela que morre em uma explosão, restando apenas um buraco negro''
 Um livro cheio de mensagens, mostrando a fé, a família, o estupro, a pedofilia, a amizade, o trabalho, o ciúme, a vergonha, a traição, a superação, a paixão pela namorada de um amigo e diferentes maneiras de amar.

Shirley Murphy conseguiu criar um livro com romance e religião, na medida certa, até quem não curte livros que envolvam esses temas irão se apaixonar e devem arriscar nessa obra. A autora soube amadurecer seus personagens e criar bons conflitos, com personagens marcantes e frases motivadoras. Um livro capaz de despertar em alguém o interesse pela leitura, assim como pode tirar o leitor de uma ressaca literária. O enredo é inteligente e soube criar um bom conceito de família e sua reconstrução após a perda. Fluida e envolvente, a escrita da autora irá inserir o leitor na trama e fazê-lo devorar o livro.

A capa está linda, infelizmente encontrei muitos erros de revisão, mas que não atrapalham tanto, apesar de serem óbvios. Não sei se a autora publicou o livro independente para maior lucro ou por falta de convite no mercado editorial, mas as editoras não sabem o que estão perdendo, um dos favoritos do ano e da vida.
''As sombras a pressionavam, empurrando-a para aquela direção, ela sabia o que queriam, talvez fosse para ela a única solução, cessaria toda a dor. Subia no parapeito. Fechou os olhos, estava a um segundo de um pulo e da eterna paz. ''

2 comentários:

  1. Olá Maria Fernanda!
    Como posso agradecer por essa resenha linda e tão cuidadosa? Dizer muito obrigada seria pouco.
    Quero que saiba que fiquei eufórica por ter gostado do livro e por ter tido uma impressão tão boa, por ter notado as mensagens.É um livro no qual depositei todo meu coração e meus melhores sentimentos.
    Agradeço pelo tempo empenhado em ler e também em elaborar a resenha.
    Um beijo cheio de carinho e muitos sorrisos para você !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário
      Foi um prazer ler e resenhar o livro.
      Sucesso
      bjs

      Excluir

A sua opinião é muto importante para nós. Obrigada!
Os comentários do blog passam por moderação antes de serem publicados.

O StarBooks é onde trocamos figurinhas sobre livros, lançamentos literários e suas adaptações, entre outras coisas; sempre com o objetivo de incentivar a leitura independente de gênero. (Mais?)

 
StarBooks © Todos os direitos reservados :: voltar para o topo